Quando Humberto Gessinger surpreendeu ao explicar que o Engenheiros não fazia rock nem pop
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2023
Durante uma entrevista de Humberto Gessinger publicada aqui no Whiplash.net no começo dos anos 2000, o cantor, compositor escritor e multi-instrumentista explicou como o Engenheiros do Hawaii, banda que ele fundou ainda na década de oitenta, lidava com a fama de ser um grupo que as pessoas amam ou odeiam.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"É verdade, mas eu tenho por princípio não responder à crítica nem ninguém. Eu não escolho a música que estou fazendo, ela sai daquele jeito. O que eu acho muito escroto é esse papo velho de "odiados pela crítica, amados pelo público". Isso não é bem a verdade."
Em seguida, Humberto surpreende na resposta ao ser perguntado se o Engenheiros faz rock ou pop: "Eu acho que fazemos MPB. Não sei se somos pesados o suficiente para sermos rock, por outro lado a gente não é tão volúvel como é o pop. Se eu pudesse escolher entre o pop e o rock, eu escolheria o rock, por não ser tão baseado em fotografias, rostos e danças, e sim mais no som mesmo. Teve um ícone que guiou muito os Engenheiros, que é o rock progressivo dos anos 70, cuja influência se fez notar bastante na segunda formação da banda, essa coisa do trio."
Ao ser perguntado sobre o que o influenciava naqueles tempos, Humberto explica: "Bom, eu sempre serei influenciado pelo progressivo dos anos 70, Pink Floyd e Rush, etc., mas os outros caras da banda não tem muito essa cultura, de fazer músicas longas e tal. No início, quando eu nem era músico, assisti a um show dos Paralamas e me interessei pela idéia de fazer um trio, à la Police. Mas eu nunca botei discos dos outros pra tirar a linha de baixo, nem fiz cover. Antes de tirar uma música dos outros eu fiz a minha. Jamais teria uma banda cover, como é o que acontece com muita gente que está começando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
A banda que foi "esmigalhada" pelo Metallica em 1988; "o baixo está baixo demais?"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais

A banda que Humberto Gessinger tinha pena mas acabou fazendo mais sucesso que o Engenheiros

Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O erro que Humberto Gessinger admite ter cometido no disco "O Papa é Pop"
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


