Como Fernanda Lira aprendeu a tocar baixo e cantar e como entrou na Nervosa?
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de março de 2023
Em entrevista ao canal Heavy Talk, Fernanda Lira (ex-Nervosa, Crypta) comentou sobre como aprendeu a cantar e tocar baixo e também como foi o início na Nervosa.
Nervosa - Mais Novidades
"Eu sou autodidata até certo ponto. Aprendi sozinha o baixo. Meu pai tinha um violão com as cordas moles e graves. Eu estava viciada em Kiss e Iron Maiden e ficava tirando coisas de ouvido. Tentei fazer aula, mas não tive paciência. Tenho espaço para evolução, mas acho que aprendi o suficiente. Agora, sobre o vocal, sempre gostei de cantar limpo. Veio a febre metal melódico e Nightwish. Fiquei nessa por muito tempo. Curtia cantar Helloween, Shaman e Angra! A parte ruim é que desenvolvi dois nódulos nas cordas vocais por causa da Tarja Turunen! Não tinha internet direito. Eu fazia igual, só que do jeito errado. Tinha um cisto, mas sumiu. Tive que aprender pela dor."
"Eu estava na banda Hell Arise, que era pré-Nervosa. Eu fazia backing vocals e comecei nessa questão de gritar. Lembro que fazíamos uma versão thrash da ‘Breaking the Law’. Aí, a Prika e a Fernanda Terra estavam procurando uma baixista e uma vocalista. Eu estava procurando baterista e guitarrista. As coisas meio que juntaram. Eu fazia backing na outra banda e podia tentar cantar."
"Fui me descobrindo como vocalista na Nervosa. Fui autodidata também. Se doía ou eu ficava rouca, não fazia mais daquele jeito. Eu fazia o que ficava confortável. Depois, com o YouTube, descobri o nome da técnica que era confortável para mim, que é o vocal fry. Aprendi isso comigo mesma. Na Crypta, quero ser um pokemonzinho evoluído. Optei por continuar com meus gritos, que será a principal característica. Mas quero explorar mais o gutural do que o rasgado".
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
O disco que fez Derrick Green perder o interesse pelo Rush
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
Com câncer em estágio 4, fã raspa a cabeça de Randy Blythe (Lamb of God)
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
A música do Led Zeppelin que começa com um erro; "Vai assim mesmo"
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
Edu Falaschi lança "Mi'raj", novo single com participação de Veronica Bordacchini
Anthrax lança primeira música inédita em uma década e anuncia o disco "Cursum Perficio"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
Anthrax divulga trecho de sua música nova "It's for the Kids"
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê

"Slave Machine", o novo álbum de estúdio da Nervosa, é lançado
À véspera do próximo álbum, Nervosa revela "Impending Doom", seu novo single; veja o clipe.
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Fernanda Lira: quando ela foi do Detonator e as Musas do Metal por um dia
Sepultura é creditado por influência marcante na identidade da Nervosa


