O denominador comum entre letras do Iron Maiden e Moonspell, segundo Fernando Ribeiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2023
A banda portuguesa Moonspell é uma das que obtiveram maior sucesso dentro do subgênero do doom metal. Já o Iron Maiden é um dos grandes fenômenos do metal de todos os tempos. Mas o que será que as letras desses dois grupos apresentam em comum?
Moonspell - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Fernando Ribeiro, vocalista do Moonspell, explicou que tanto ele quanto Bruce Dickinson fazem as letras sempre com base em estudos, o que acaba enriquecendo o resultado.
"Estudar Filosofia na faculdade teve um grande impacto para mim. Eu acredito que a cultura estimula a criatividade e que é o aproveitamento do estudo e da pesquisa, que pode fazer a diferença entre uma boa letra e uma letra vulgar. No caso do Iron Maiden, muitas letras do Bruce são perfeitas, porque demonstram o seu estudo e talento. No caso do Moonspell, estudar Filosofia trouxe-me outra abertura de espírito e mais solidez no que escrevia, evitando repetir os disparates recorrentes nas letras de Metal ou a sua previsibilidade. Também me trouxe outros temas e perspectivas, já que nos dois primeiros discos eu falo quase sempre de fantasia, e no 'Sin', tem outro enquadramento mais humanista. Tenho muitos filósofos prediletos, mas é a escola alemã que mais me fascina: Kant, Hegel, Feuerbach e Nietzsche. Também devo referir Voltaire e dos contemporâneos Deleuze ou Cioran", disse.
Em outro ponto, Fernando Ribeiro falou um pouco sobre os hits "Alma Mater" e "Opium".
"São temas incontornáveis, mas tem histórias bem diferentes. O tema ‘Opium’, nasceu de uma pequena jam session em que se juntaram os 3 elementos mais característicos da canção e foi muito espontâneo. Já ‘Alma Mater’ é uma espécie de hino oficioso da banda e levou mais tempo a ser composto, mas todos os elementos se foram conjugando para um tema que viria a se tornar clássico", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
A banda da Califórnia que poderia decolar, mas ficou pra trás, segundo fundador da Metal Blade

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Os escritores que ajudam a entender alma lusitana, segundo Fernando Ribeiro do Moonspell


