O funk carioca não seria o mesmo se não fosse por Herbert Vianna, do Paralamas
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2023
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Matéria do G1 mostra como a participação de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, na cena musical dos bailes funk cariocas nas décadas de oitenta e noventa mudou a história do gênero.
Acontece que Herbert é irmão de Hermano Vianna, antropólogo responsável por publicar um estudo pioneiro sobre o funk carioca em 1987. Naquela época, os bailes já eram bastante populares, porém o que se tocava era música norte-americana em vinil.
Eis que Herbert cedeu ao DJ Marlboro um equipamento que misturava bateria eletrônica e gravador. Os Paralamas, que estavam experimentando colagens eletrônicas, reggae, dub, soul e MPB, estavam terminando o álbum "Selvagem?" e tinham o equipamento em mãos. A chegada do MPC abriu caminho para um funk realmente brasileiro nos bailes e em gravações, teve um impacto significativo na música brasileira e ajudou a popularizar o estilo em todo o país.
"O Hermano estava descobrindo esse mundo que estava ali do lado, e a gente aqui na Zona Sul não tinha a mínima ideia do que acontecia" conta o baixista Bi Ribeiro, em um vídeo que está no artigo do G1.
Os Paralamas chegaram a ir a um baile funk onde gravaram boa parte do clipe de "Alagados", faixa de abertura de "Selvagem?", no baile da Estácio, que era estudado pelo irmão de Herbert. Se os funkeiros não se abalaram, a banda se impressionou. Os músicos dos Paralamas podiam se deslocar sem nenhum problema no meio da massa, sem que ninguém tentasse se aproximar deles. O primeiro LP do funk carioca, "Funk Brasil", lançado em 1989, tem um agradecimento de DJ Marlboro a Hermano Vianna.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metal Allegiance lança nova música com William DuVall (Alice in Chains) nos vocais
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John


A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit em que Paralamas do Sucesso deixou para trás som juvenil e fez música para adulto
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
Por que Raul Seixas odiava o punk e Gilberto Gil e adorava Mutantes e João Gilberto?


