O funk carioca não seria o mesmo se não fosse por Herbert Vianna, do Paralamas
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2023
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Matéria do G1 mostra como a participação de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, na cena musical dos bailes funk cariocas nas décadas de oitenta e noventa mudou a história do gênero.
Acontece que Herbert é irmão de Hermano Vianna, antropólogo responsável por publicar um estudo pioneiro sobre o funk carioca em 1987. Naquela época, os bailes já eram bastante populares, porém o que se tocava era música norte-americana em vinil.
Eis que Herbert cedeu ao DJ Marlboro um equipamento que misturava bateria eletrônica e gravador. Os Paralamas, que estavam experimentando colagens eletrônicas, reggae, dub, soul e MPB, estavam terminando o álbum "Selvagem?" e tinham o equipamento em mãos. A chegada do MPC abriu caminho para um funk realmente brasileiro nos bailes e em gravações, teve um impacto significativo na música brasileira e ajudou a popularizar o estilo em todo o país.
"O Hermano estava descobrindo esse mundo que estava ali do lado, e a gente aqui na Zona Sul não tinha a mínima ideia do que acontecia" conta o baixista Bi Ribeiro, em um vídeo que está no artigo do G1.
Os Paralamas chegaram a ir a um baile funk onde gravaram boa parte do clipe de "Alagados", faixa de abertura de "Selvagem?", no baile da Estácio, que era estudado pelo irmão de Herbert. Se os funkeiros não se abalaram, a banda se impressionou. Os músicos dos Paralamas podiam se deslocar sem nenhum problema no meio da massa, sem que ninguém tentasse se aproximar deles. O primeiro LP do funk carioca, "Funk Brasil", lançado em 1989, tem um agradecimento de DJ Marlboro a Hermano Vianna.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps