Hoje são amigos, mas Dave Grohl já fez duras críticas a Lars Ulrich por causa de sua atitude
Por Bruce William
Postado em 14 de março de 2023
Um dos episódios mais controvertidos na história da música aconteceu em 2000 quando o Metallica processou o Napster por violação de direitos autorais. O programa servia para compartilhar músicas pela internet e foi acusado pela banda, sob a liderança do baterista Lars Ulrich, de facilitar a pirataria de suas músicas.
Na ação judicial, a banda exigia que os usuários que baixassem suas canções fossem banidos do serviço, dentre outras coisas, o que dividiu as opiniões tanto dentro da indústria musical quanto com os fãs, com alguns apoiando o Metallica por estarem defendendo seus direitos e sua arte, enquanto outros criticavam a banda por considerar que eles estavam sendo gananciosos e combatendo a liberdade na internet.
Uma das críticas mais ferozes que Lars recebeu na época foi de Dave Grohl, do Foo Fighters, conforme apontou o Far Out Magazine: "Eu sinto que a música deve estar disponível para qualquer um que queira ouvi-la. Eu não quero ter que ligar o rádio e colocar uma moeda para ouvir uma música do Metallica... Quando é alguém que vendeu 50 milhões de discos e tem 50 milhões de dólares e está reclamando de centavos, vá se foder, cara".
Mas o tempo passou e as coisas mudaram. No decorrer dos anos Lars reconsiderou alguns aspectos sobre o Napster e os dois músicos acabaram se tornando amigos, eventualmente se encontrando em alguma parceria ou coisa assim. E Dave assumiu seu amor pelo Metallica, como aconteceu em 2015 quando a banda relançou a sua primeira demo tape para a Record Store Day: "Eu comprei o primeiro álbum do Metallica em fita cassete por um catálogo de vendas por correspondência em 1983. Eu nunca tinha ouvido falar dos caras, não sabia nada sobre eles, só que eles tinham um nome legal e a descrição era 'thrash metal'".
Dave achou a expressão bonita, mas confessou que não fazia ideia do que significava: "Eu nem sabia o que aquilo queria dizer! Eu já havia escutado toneladas de música punk rock e amava Motorhead, mas thrash metal? Aquilo soava assustador e legal! Então enviei seis ou sete dólares e algumas semanas mais tarde recebi essa fita pelo correio! Era o 'Kill' Em All' e ele explodiu a minha cabeça! Por causa dessa experiência, serei fã radical do Metallica até o dia que eu morrer".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps