Para Steve Hackett, o tapping foi "equivalente à fissão nuclear" para a guitarra
Por André Garcia
Postado em 17 de março de 2023
Steve Hackett se tornou um dos mais respeitados guitarristas da Inglaterra por sua prolífica e bem-sucedida passagem pelo Genesis, entre 1970 e 77. Foi com ele que a banda gravou os principais álbuns de sua fase progressiva, na era Peter Gabriel.
Genesis - Mais Novidades
Além de influências de jazz, folk e música clássica, ele introduziu ao rock técnicas até então pouco difundidas, como o tapping — que anos depois se tornaria febre nas mãos de Eddie Van Halen. Em entrevista para a Guitar World, ele comparou a "descoberta" daquela técnica a uma das maiores descobertas da física:
"Eu era muito jovem quando descobri aquilo, e na época eu apenas achava incrível. Não, eu nunca poderia ter imaginado [o quanto aquilo se tornaria popular]. Eu estava só brincando, e um dia percebi que dava para martelar [as cordas] com a mão direita — o que se tornou uma técnica importante, porque permite que você toque incrivelmente rápido. Me lembro de ter pensado isso e ter me ocorrido a ideia de fazer algo em uma corda sem necessariamente ter que mover para outra. Quando apliquei aquilo em todo o braço do violão, descobri que poderia fazer coisas incríveis. É uma técnica extraordinária, que virou corriqueiro para muitos guitarristas de heavy metal. Eu acho que fico feliz de ser considerado o avô disso."
Steve disse não recordar o momento exato de sua descoberta, "mas lembro de como ela me fez sentir: foi provavelmente o equivalente da guitarra para a fissão nuclear. Senti que era possível fazer algo que, até então, só os tecladistas eram capazes — foi eletrizante! E agora, por mais de 50 anos, isso faz parte do vocabulário do rock 'n' roll."
"Pensando nisso, eu me lembro de ter feito [tapping] pela primeira vez em 1971, no 'Nursery Cryme'. Lembro que lutei para tocar no tempo certo, mas exercitei ao vivo durante alguns solos com o Genesis, e foi quando outras pessoas começaram a fazer. Na época, não percebi sua importância, no sentido universal. Na época, achei que era algo pessoal para mim, e que eu era a única pessoa fazendo aquilo", concluiu.
Steve Hackett não fez parte do show de despedida do Genesis, realizado em 2022. Em 2014, ele participou do documentário Genesis: Together and Apart, com Peter Gabriel, Tony Banks, Mike Rutherford e, claro, Phil Collins. Entretanto, o guitarrista criticou a produção por ter considerado sua edição tendenciosa na forma como o retratou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Wolf Hoffmann explica o que o faz considerar os anos 1990 o fundo do poço do Accept
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
Regis Tadeu explica como o linchamento virtual antecedeu a morte de Champignon
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"



O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
A música do Genesis que Steve Hackett prefere na versão ao vivo
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
O disco com o qual o Genesis diz ter antecipado o punk sem querer
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Conceituais: 7 álbuns que fizeram história contando uma história
O baterista que, sem querer, criou a sonoridade dos anos oitenta e mudou a história do Rock


