Bill Ward explica a diferença entre o seu jeito de tocar e o de John Bonham
Por André Garcia
Postado em 08 de março de 2023
Qualquer lista que se preze de bateristas mais influentes para o surgimento do heavy metal precisa incluir Bill Ward e John Bonham — e de preferência nas posições mais altas. Surgidos respectivamente no Black Sabbath e Led Zeppelin, ao longo dos anos 70 criaram o gabarito rítmico do metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os dois não só possuíam uma grande admiração mútua como ainda eram amigos de adolescência. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para DJ Nurse Annabella no programa Lava Lamps & 8-Track Theatre, o baterista original do Sabbath disse: "Eu nunca chamei ele de Bonzo, eu chamava ele de John. Eu tenho muitas, muitas boas recordações..."
"Eu estava aprendendo um pouco mais de jazz, estava aprendendo a bater mais forte e sempre tentando focar no contratempo no bumbo, fazer triplets no bumbo. Minha jornada foi muito mais lenta que a de Bonham, em termos de precisão e sofisticação."Entre outras coisas, Bill Ward explicou a diferença entre ele seu estilo de tocar e o de John Bonham:
"Eu percebi, assistindo a John tocar, que aquilo que ele fazia é que era tocar bateria — o que eu fazia era reagir à música, tem uma grande diferença aí. Eu tocava orquestração e John tocava bateria. Ele tocava bateria em termos de notas. Então havia uma diferença enorme em nossas habilidades. Nós nos tornamos amigos, fomos amigos por um tempo — um longo tempo, na verdade."
"Ele estava conduzindo muita gente a seguir aquele caminho [musical]. Ele não era apenas um inovador, mas brilhante em marcar o tempo. E ele deixou uma marca, e é alguém que todo mundo que quer tocar bateria deveria ouvir. Se você quer aprender a tocar bateria, então tem que ouvir John Bonham, principalmente o que ele fazia com os pés. O trabalho que ele fazia com os pés era decisivo, e era tão pura a forma como ele fazia."
"Quando ele tocava, eu pensava que estava fora do tempo, porque eu ouvia ele fazendo umas coisas esquisitas no bumbo. Eu não entendia o que a bateria dele estava me dizendo. Me levou pelo menos um ano para entender que ele estava falando outra língua completamente diferente. Até que de repente eu entendi e despertei para aquilo. Eu pensei: 'Meu Deus! Eu não acredito que ele está fazendo aquilo!'"
Ambos John Bonham e Bill Ward chegaram ao final da década de 70 como lendas em declínio, e descontando as frustrações na bebida. E em 1980 seus caminhos se separaram radicalmente: o primeiro morreu após uma bebedeira, enquanto o segundo se reinventou no Black Sabbath com a entrada de Ronnie James Dio em "Heaven and Hell".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
O álbum que fracassou no Brasil e virou hit na América Latina com outro nome
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
A importância do The Who na formação musical de Tom G. Warrior, ícone do metal extremo
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)

Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A única música do Black Sabbath a contar com vocais de Tony Iommi jamais foi tocada ao vivo
O dia que Tony Iommi expulsou Madonna de ensaio histórico do Black Sabbath


