Bill Ward explica a diferença entre o seu jeito de tocar e o de John Bonham
Por André Garcia
Postado em 08 de março de 2023
Qualquer lista que se preze de bateristas mais influentes para o surgimento do heavy metal precisa incluir Bill Ward e John Bonham — e de preferência nas posições mais altas. Surgidos respectivamente no Black Sabbath e Led Zeppelin, ao longo dos anos 70 criaram o gabarito rítmico do metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os dois não só possuíam uma grande admiração mútua como ainda eram amigos de adolescência. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para DJ Nurse Annabella no programa Lava Lamps & 8-Track Theatre, o baterista original do Sabbath disse: "Eu nunca chamei ele de Bonzo, eu chamava ele de John. Eu tenho muitas, muitas boas recordações..."
"Eu estava aprendendo um pouco mais de jazz, estava aprendendo a bater mais forte e sempre tentando focar no contratempo no bumbo, fazer triplets no bumbo. Minha jornada foi muito mais lenta que a de Bonham, em termos de precisão e sofisticação."Entre outras coisas, Bill Ward explicou a diferença entre ele seu estilo de tocar e o de John Bonham:
"Eu percebi, assistindo a John tocar, que aquilo que ele fazia é que era tocar bateria — o que eu fazia era reagir à música, tem uma grande diferença aí. Eu tocava orquestração e John tocava bateria. Ele tocava bateria em termos de notas. Então havia uma diferença enorme em nossas habilidades. Nós nos tornamos amigos, fomos amigos por um tempo — um longo tempo, na verdade."
"Ele estava conduzindo muita gente a seguir aquele caminho [musical]. Ele não era apenas um inovador, mas brilhante em marcar o tempo. E ele deixou uma marca, e é alguém que todo mundo que quer tocar bateria deveria ouvir. Se você quer aprender a tocar bateria, então tem que ouvir John Bonham, principalmente o que ele fazia com os pés. O trabalho que ele fazia com os pés era decisivo, e era tão pura a forma como ele fazia."
"Quando ele tocava, eu pensava que estava fora do tempo, porque eu ouvia ele fazendo umas coisas esquisitas no bumbo. Eu não entendia o que a bateria dele estava me dizendo. Me levou pelo menos um ano para entender que ele estava falando outra língua completamente diferente. Até que de repente eu entendi e despertei para aquilo. Eu pensei: 'Meu Deus! Eu não acredito que ele está fazendo aquilo!'"
Ambos John Bonham e Bill Ward chegaram ao final da década de 70 como lendas em declínio, e descontando as frustrações na bebida. E em 1980 seus caminhos se separaram radicalmente: o primeiro morreu após uma bebedeira, enquanto o segundo se reinventou no Black Sabbath com a entrada de Ronnie James Dio em "Heaven and Hell".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027


Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
Geezer Butler não descarta chance de se reunir com Tony Iommi para escrever músicas inéditas
Black Sabbath foi rejeitado por seis gravadoras no início da carreira, segundo Geezer Butler
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne
O incrível músico que o Black Sabbath pensou em chamar, mas Ozzy Osbourne rejeitou a ideia
A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"


