Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
O Led Zeppelin é amplamente considerado um dos maiores nomes do rock inglês. Isso em muito se dá não só pelo primor técnico de seus integrantes, mas pelo fato de seu catálogo ser tão vasto, rico e eclético que mais parece se tratar de diversas bandas em uma só.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Como rotular algo que de uma faixa para outra vai de "Good Times Bad Times" a "Babe I'm Gonna Leave You"? De "Whole Lotta Love" a "What Is and What Should Never Be"? De "The Immigrant Song" a "Friends"? De "Rock and Roll" a "The Battle of Evermore"?
Por mais difícil que seja destacar uma música que sintetize o Led Zeppelin, conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista Robert Plant acredita que "Kashmir" dá conta do recado.
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.
Kashmir é a grafia britânica para a Caxemira: região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. Apesar de ser uma localização real e específica, certa vez Plant esclareceu em entrevista para Cameron Crowe que a música é mais sobre uma jornada do que uma localização geográfica:
"Era uma estrada de pista única que cortava perfeitamente o deserto. A dois quilômetros a leste e a oeste havia cristas de rochas arenosas. Parecia que você estava dirigindo por um canal, essa estrada mal cuidada, e aparentemente não havia fim para ela."
Como produtor, Jimmy Page ao falar sobre "Kashmir" relembra mais sua sonoridade do que seu significado: "Foi só eu e Bonzo [John Bonham]. Ele começou a tocar a bateria, e eu fiz o riff e os overdubs, duplicados por uma orquestra no final — o que trouxe ainda mais vida para a música. Parecia tão ameaçadora, e tinha uma qualidade peculiar. É bom conseguir criar uma atmosfera real, saber que você conseguiu fazer aquilo."
"Kashmir" é uma das músicas mais icônicas do Led Zeppelin, muito aclamada pela sonoridade influenciada por música indiana. Sexta faixa do "Physical Graffiti" (1975), mesmo sem ter sido lançada como single, é um dos maiores hits do álbum. A crítica elogiou sua complexidade e a habilidade da banda em combinar elementos musicais de diferentes culturas. Até hoje ela é tida como um dos pontos altos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Família atualiza status de saúde de Jello Biafra após AVC


Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio


