Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
O Led Zeppelin é amplamente considerado um dos maiores nomes do rock inglês. Isso em muito se dá não só pelo primor técnico de seus integrantes, mas pelo fato de seu catálogo ser tão vasto, rico e eclético que mais parece se tratar de diversas bandas em uma só.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Como rotular algo que de uma faixa para outra vai de "Good Times Bad Times" a "Babe I'm Gonna Leave You"? De "Whole Lotta Love" a "What Is and What Should Never Be"? De "The Immigrant Song" a "Friends"? De "Rock and Roll" a "The Battle of Evermore"?
Por mais difícil que seja destacar uma música que sintetize o Led Zeppelin, conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista Robert Plant acredita que "Kashmir" dá conta do recado.
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.
Kashmir é a grafia britânica para a Caxemira: região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. Apesar de ser uma localização real e específica, certa vez Plant esclareceu em entrevista para Cameron Crowe que a música é mais sobre uma jornada do que uma localização geográfica:
"Era uma estrada de pista única que cortava perfeitamente o deserto. A dois quilômetros a leste e a oeste havia cristas de rochas arenosas. Parecia que você estava dirigindo por um canal, essa estrada mal cuidada, e aparentemente não havia fim para ela."
Como produtor, Jimmy Page ao falar sobre "Kashmir" relembra mais sua sonoridade do que seu significado: "Foi só eu e Bonzo [John Bonham]. Ele começou a tocar a bateria, e eu fiz o riff e os overdubs, duplicados por uma orquestra no final — o que trouxe ainda mais vida para a música. Parecia tão ameaçadora, e tinha uma qualidade peculiar. É bom conseguir criar uma atmosfera real, saber que você conseguiu fazer aquilo."
"Kashmir" é uma das músicas mais icônicas do Led Zeppelin, muito aclamada pela sonoridade influenciada por música indiana. Sexta faixa do "Physical Graffiti" (1975), mesmo sem ter sido lançada como single, é um dos maiores hits do álbum. A crítica elogiou sua complexidade e a habilidade da banda em combinar elementos musicais de diferentes culturas. Até hoje ela é tida como um dos pontos altos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
"Banqueiros são pessoas muitos ruins e sempre se safam", disse Lemmy em 2011
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos


O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
A dura que Robert Plant deu em Lenny Kravitz e gerou uma linda amizade
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso


