Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
O Led Zeppelin é amplamente considerado um dos maiores nomes do rock inglês. Isso em muito se dá não só pelo primor técnico de seus integrantes, mas pelo fato de seu catálogo ser tão vasto, rico e eclético que mais parece se tratar de diversas bandas em uma só.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Como rotular algo que de uma faixa para outra vai de "Good Times Bad Times" a "Babe I'm Gonna Leave You"? De "Whole Lotta Love" a "What Is and What Should Never Be"? De "The Immigrant Song" a "Friends"? De "Rock and Roll" a "The Battle of Evermore"?
Por mais difícil que seja destacar uma música que sintetize o Led Zeppelin, conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista Robert Plant acredita que "Kashmir" dá conta do recado.
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.
Kashmir é a grafia britânica para a Caxemira: região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. Apesar de ser uma localização real e específica, certa vez Plant esclareceu em entrevista para Cameron Crowe que a música é mais sobre uma jornada do que uma localização geográfica:
"Era uma estrada de pista única que cortava perfeitamente o deserto. A dois quilômetros a leste e a oeste havia cristas de rochas arenosas. Parecia que você estava dirigindo por um canal, essa estrada mal cuidada, e aparentemente não havia fim para ela."
Como produtor, Jimmy Page ao falar sobre "Kashmir" relembra mais sua sonoridade do que seu significado: "Foi só eu e Bonzo [John Bonham]. Ele começou a tocar a bateria, e eu fiz o riff e os overdubs, duplicados por uma orquestra no final — o que trouxe ainda mais vida para a música. Parecia tão ameaçadora, e tinha uma qualidade peculiar. É bom conseguir criar uma atmosfera real, saber que você conseguiu fazer aquilo."
"Kashmir" é uma das músicas mais icônicas do Led Zeppelin, muito aclamada pela sonoridade influenciada por música indiana. Sexta faixa do "Physical Graffiti" (1975), mesmo sem ter sido lançada como single, é um dos maiores hits do álbum. A crítica elogiou sua complexidade e a habilidade da banda em combinar elementos musicais de diferentes culturas. Até hoje ela é tida como um dos pontos altos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham


