Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
O Led Zeppelin é amplamente considerado um dos maiores nomes do rock inglês. Isso em muito se dá não só pelo primor técnico de seus integrantes, mas pelo fato de seu catálogo ser tão vasto, rico e eclético que mais parece se tratar de diversas bandas em uma só.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Como rotular algo que de uma faixa para outra vai de "Good Times Bad Times" a "Babe I'm Gonna Leave You"? De "Whole Lotta Love" a "What Is and What Should Never Be"? De "The Immigrant Song" a "Friends"? De "Rock and Roll" a "The Battle of Evermore"?
Por mais difícil que seja destacar uma música que sintetize o Led Zeppelin, conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista Robert Plant acredita que "Kashmir" dá conta do recado.
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.
Kashmir é a grafia britânica para a Caxemira: região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. Apesar de ser uma localização real e específica, certa vez Plant esclareceu em entrevista para Cameron Crowe que a música é mais sobre uma jornada do que uma localização geográfica:
"Era uma estrada de pista única que cortava perfeitamente o deserto. A dois quilômetros a leste e a oeste havia cristas de rochas arenosas. Parecia que você estava dirigindo por um canal, essa estrada mal cuidada, e aparentemente não havia fim para ela."
Como produtor, Jimmy Page ao falar sobre "Kashmir" relembra mais sua sonoridade do que seu significado: "Foi só eu e Bonzo [John Bonham]. Ele começou a tocar a bateria, e eu fiz o riff e os overdubs, duplicados por uma orquestra no final — o que trouxe ainda mais vida para a música. Parecia tão ameaçadora, e tinha uma qualidade peculiar. É bom conseguir criar uma atmosfera real, saber que você conseguiu fazer aquilo."
"Kashmir" é uma das músicas mais icônicas do Led Zeppelin, muito aclamada pela sonoridade influenciada por música indiana. Sexta faixa do "Physical Graffiti" (1975), mesmo sem ter sido lançada como single, é um dos maiores hits do álbum. A crítica elogiou sua complexidade e a habilidade da banda em combinar elementos musicais de diferentes culturas. Até hoje ela é tida como um dos pontos altos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
O verdadeiro motivo de por que Lemmy precisou expulsar ex-Thin Lizzy do Motörhead
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt



A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Os 20 maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo os leitores da Guitar Player


