Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
O Led Zeppelin é amplamente considerado um dos maiores nomes do rock inglês. Isso em muito se dá não só pelo primor técnico de seus integrantes, mas pelo fato de seu catálogo ser tão vasto, rico e eclético que mais parece se tratar de diversas bandas em uma só.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Como rotular algo que de uma faixa para outra vai de "Good Times Bad Times" a "Babe I'm Gonna Leave You"? De "Whole Lotta Love" a "What Is and What Should Never Be"? De "The Immigrant Song" a "Friends"? De "Rock and Roll" a "The Battle of Evermore"?
Por mais difícil que seja destacar uma música que sintetize o Led Zeppelin, conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista Robert Plant acredita que "Kashmir" dá conta do recado.
"Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven' — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.
Kashmir é a grafia britânica para a Caxemira: região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. Apesar de ser uma localização real e específica, certa vez Plant esclareceu em entrevista para Cameron Crowe que a música é mais sobre uma jornada do que uma localização geográfica:
"Era uma estrada de pista única que cortava perfeitamente o deserto. A dois quilômetros a leste e a oeste havia cristas de rochas arenosas. Parecia que você estava dirigindo por um canal, essa estrada mal cuidada, e aparentemente não havia fim para ela."
Como produtor, Jimmy Page ao falar sobre "Kashmir" relembra mais sua sonoridade do que seu significado: "Foi só eu e Bonzo [John Bonham]. Ele começou a tocar a bateria, e eu fiz o riff e os overdubs, duplicados por uma orquestra no final — o que trouxe ainda mais vida para a música. Parecia tão ameaçadora, e tinha uma qualidade peculiar. É bom conseguir criar uma atmosfera real, saber que você conseguiu fazer aquilo."
"Kashmir" é uma das músicas mais icônicas do Led Zeppelin, muito aclamada pela sonoridade influenciada por música indiana. Sexta faixa do "Physical Graffiti" (1975), mesmo sem ter sido lançada como single, é um dos maiores hits do álbum. A crítica elogiou sua complexidade e a habilidade da banda em combinar elementos musicais de diferentes culturas. Até hoje ela é tida como um dos pontos altos da história do rock.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
Amy Lee diz que já falou com a equipe do filme de "The Legend of Zelda"
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott

O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos


