Membro do Faith No More relembra turnê com Guns N' Roses e sua música racista
Por Emanuel Seagal
Postado em 13 de março de 2023
A música tem um forte efeito nas pessoas, sendo responsável pela liberação de dopamina e aliviando dores e stress. Seu poder pode ir muito além, conforme retratado em Heavy Metal Saved My Life, um documentário alemão produzido por Mariska Lief e Andreas Krieger. No segundo episódio da série, que fala sobre a comunidade LGBTQIA+, um dos entrevistados foi Roddy Bottum, tecladista do Faith No More, que relembrou a turnê que o grupo fez com o Guns N' Roses no início dos anos 90, e citou a música mais polêmica do grupo.
Faith No More - Mais Novidades

"Nos tornamos populares entre as bandas de hard rock e uma delas foi o Guns N' Roses. Eu não me importava muito com eles, não os achava tão interessantes, mas eram muito populares e nos convidaram para uma turnê com eles. Para uma banda como a nossa, aquilo era uma oportunidade única, 'Essa é a maior banda do mundo', e eles estavam fazendo turnês, tocando em estádios, 'É claro. Faremos essa turnê', apesar de não ser bem o som que gostávamos ou com quem nos identificávamos, parecia uma oportunidade ótima", afirmou.
O tecladista relembrou a turnê de 1992, que considerou bastante entediante e repetitiva. "Muitas mulheres no backstage, não parecia um ambiente seguro para uma mulher estar. Era tudo sobre mulheres, transar, um retorno aos anos 70, e era o que eles curtiam. Foi algo de mau gosto, certamente não era nada que o Faith No More apoiava, mas algo que veríamos todas as noites. Íamos nos shows, tinha mulheres sempre, não parecia um ambiente seguro, parecia bem anti-mulher, para ser franco", pontuou.
Roddy, que se assumiu publicamente homossexual em 1993, abordou também a música "One In a Million", que o Guns N' Roses lançou em 1988. "Definitivamente me incomodou. Do nada estávamos em turnê com o Guns N' Roses e eu não queria ser a banda associada com eles. Não éramos aquele tipo de banda e eu não queria que fôssemos. Nosso propósito desde o início da banda era provocar, e nos mantermos firmes com o que acreditamos, e pareceu uma boa oportunidade naquele momento, reconhecendo o que o Guns N' Roses fez, fazer uma entrevista e revelar que sou gay, para separar a banda e nós mesmos do tipo de banda que o Guns N' Roses era. Pareceu importante dizer, 'Não somos essa banda misógina, que abusa mulheres. Não temos essas tendências masculinas agressivas, na verdade, somos muito diferentes'", explicou.
A polêmica música do Guns N' Roses contém termos homofóbicos, racistas, além de tratar policiais e imigrantes pejorativamente, em uma tentativa de chocar e ofender o maior número de pessoas possível em uma mesma música. Slash, filho de mãe negra, se opôs na época, mas no final cedeu aos desejos de Axl Rose.
O documentário Heavy Metal Saved My Life pode ser assistido online através do site da ARD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"

O curioso motivo que faz guitarrista do Korn ouvir Faith No More enquanto puxa um ferro
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns


