Membro do Faith No More relembra turnê com Guns N' Roses e sua música racista
Por Emanuel Seagal
Postado em 13 de março de 2023
A música tem um forte efeito nas pessoas, sendo responsável pela liberação de dopamina e aliviando dores e stress. Seu poder pode ir muito além, conforme retratado em Heavy Metal Saved My Life, um documentário alemão produzido por Mariska Lief e Andreas Krieger. No segundo episódio da série, que fala sobre a comunidade LGBTQIA+, um dos entrevistados foi Roddy Bottum, tecladista do Faith No More, que relembrou a turnê que o grupo fez com o Guns N' Roses no início dos anos 90, e citou a música mais polêmica do grupo.
Faith No More - Mais Novidades

"Nos tornamos populares entre as bandas de hard rock e uma delas foi o Guns N' Roses. Eu não me importava muito com eles, não os achava tão interessantes, mas eram muito populares e nos convidaram para uma turnê com eles. Para uma banda como a nossa, aquilo era uma oportunidade única, 'Essa é a maior banda do mundo', e eles estavam fazendo turnês, tocando em estádios, 'É claro. Faremos essa turnê', apesar de não ser bem o som que gostávamos ou com quem nos identificávamos, parecia uma oportunidade ótima", afirmou.
O tecladista relembrou a turnê de 1992, que considerou bastante entediante e repetitiva. "Muitas mulheres no backstage, não parecia um ambiente seguro para uma mulher estar. Era tudo sobre mulheres, transar, um retorno aos anos 70, e era o que eles curtiam. Foi algo de mau gosto, certamente não era nada que o Faith No More apoiava, mas algo que veríamos todas as noites. Íamos nos shows, tinha mulheres sempre, não parecia um ambiente seguro, parecia bem anti-mulher, para ser franco", pontuou.
Roddy, que se assumiu publicamente homossexual em 1993, abordou também a música "One In a Million", que o Guns N' Roses lançou em 1988. "Definitivamente me incomodou. Do nada estávamos em turnê com o Guns N' Roses e eu não queria ser a banda associada com eles. Não éramos aquele tipo de banda e eu não queria que fôssemos. Nosso propósito desde o início da banda era provocar, e nos mantermos firmes com o que acreditamos, e pareceu uma boa oportunidade naquele momento, reconhecendo o que o Guns N' Roses fez, fazer uma entrevista e revelar que sou gay, para separar a banda e nós mesmos do tipo de banda que o Guns N' Roses era. Pareceu importante dizer, 'Não somos essa banda misógina, que abusa mulheres. Não temos essas tendências masculinas agressivas, na verdade, somos muito diferentes'", explicou.
A polêmica música do Guns N' Roses contém termos homofóbicos, racistas, além de tratar policiais e imigrantes pejorativamente, em uma tentativa de chocar e ofender o maior número de pessoas possível em uma mesma música. Slash, filho de mãe negra, se opôs na época, mas no final cedeu aos desejos de Axl Rose.
O documentário Heavy Metal Saved My Life pode ser assistido online através do site da ARD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso



Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Manowar, Joan Jett e outros: gravando Rap antes do New Metal?


