Robert Trujillo: "Sinto uma conexão com Cliff Burton; sinto como se o conhecesse"
Por André Garcia
Postado em 03 de março de 2023
Cliff Burton, Jason Newsted e Robert Trujillo compartilham o fato de terem ocupado o posto de baixista do Metallica, mas cada um viveu na banda algo totalmente diferente: o primeiro conquistou os fãs no período que marcou sua era de ouro; o segundo sempre foi tratado como o patinho feio (principalmente por seus colegas); e o terceiro se encaixou tão bem que é considerado o Ron Wood da banda.
Trujillo, que este ano completa 20 anos com Hetfield e companhia, conforme publicado pela Bass Player, relembrou como Cliff Burton influenciou seu teste para o Metallica.
"Cliff foi absolutamente incrível para o Metallica: suas ideias, sua presença de palco, e o lugar para onde ele estava levando o baixo e o metal eram tão especiais… Em sua presença de palco, ele era um músico tão físico. Ele tocava o que sentia, e isso era só o que importava. Sua abordagem era: 'Vou tocar o que sinto, e se você não gostar… f*da-se!'"
Segundo o baixista, na época de seu teste para o Metallica, em 2002, ele estava hospedado na casa de Mike Bordin, baterista do Faith No More e um dos melhores amigos de Cliff. Enquanto ensaiava as músicas da banda, ele ficava no quarto de hóspedes, que possuía uma grande foto de Cliff. Certa vez, às duas da manhã, ele relembrou que "olhei para a foto e realmente me comuniquei com ela. Eu disse: 'Cliff, não vou te decepcionar, prometo. Darei o meu melhor!' Por isso, de certa forma, sinto uma conexão com Cliff. Sinto como se o conhecesse."
"Quando tirei 'The Call of Ktulu', realmente dominei as partes de baixo do Cliff, e senti muito orgulho. Eu queria realmente conhecê-lo, sentir aquilo, levar aquilo para minha alma, então dediquei bastante tempo. Sem querer desrespeitar a meus irmãos de Metallica, mas Cliff era mais velho do que os outros caras e, em muitos aspectos, um músico superior. Ele tinha um conjunto de habilidades criativas muito amplo — era o músico dos músicos, de muitas maneiras."
"Ele sabia tocar piano, conhecia música clássica, além de ser fã de Lynyrd Skynyrd. Ele costumava pedir a Kirk para mostrar a ele os solos de guitarra do Lynyrd Skynyrd, para ele tirar no baixo — não tinha muito baixista que fazia isso na época. Eu achei isso muito legal! Cliff era uma força em muitos níveis diferentes", concluiu.
Atualmente, o Metallica conta os dias para lançar seu décimo primeiro álbum (quarto com Trujillo) "72 Seasons". Previsto para 14 de abril, sucederá Hardwired... to Self-Destruct (2016), e já três faixas lançadas como singles: "Lux Æterna", "Screaming Suicide" e "If Darkness Had a Son".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps