O clássico do Queen cujo riff Brian May compôs "no topo de um vulcão"
Por André Garcia
Postado em 25 de março de 2023
Você sabia que o lendário guitarrista e astrofísico britânico Dr. Sir Brian May compôs o emblemático riff de "Tie Yout Mother Down" no topo de um vulcão?
Todo fã do lado roqueiro do Queen certamente conhece essa faixa, que abre seu quinto álbum, "A Day at the Races" (1976), e foi seu segundo single. Em entrevista para a Guitar World, May relembrou que compôs aquele riff em circunstâncias no mínimo extraordinárias.
"Eu compus o riff no topo de um vulcão, em Tenerife. Sério mesmo. E eu pensei: o que vou fazer com isso? Tudo que eu conseguia ouvir na minha cabeça era 'Tie Your Mother Down' [amarre a sua mãe] — o que não me parecia um título de música muito razoável. Eu me lembro de voltar para os caras e dizer: 'Eu tenho esse riff', e todos eles gostaram."
"Quando perguntaram do que ela falava, eu respondi 'Tudo que tenho é esse título — Amarre a Sua Mãe — que obviamente não podemos usar'. E Freddie disse 'Como assim, não podemos usar? Claro que podemos!'"
"Aí comecei a pensar 'Beleza, essa música é sobre crescer e ficar frustrado com os pais'. E tem um senso de humor nela. Foi bem rápido escrever essa letra, que tenho bastante orgulho. Porque naquela época eu ainda era um garoto, não exatamente um homem. E essa música é o grito de frustração de um garoto."
Conhecida pelo riff poderoso e pelo vocal contagiante de Freddie Mercury, "Tie Your Mother Down" não fez um grande sucesso em seu lançamento: não passou da posição #31 no Reino Unido e #49 nos Estados Unidos. Mesmo assim, ganhou mais reconhecimento com o passar do tempo, e se tornou uma das favoritas dos fãs em seus shows.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps