Ganhar dinheiro no Spotify ficou ainda mais difícil para bandas independentes em 2022
Por André Garcia
Postado em 24 de março de 2023
Em 2022, se tornou ainda mais difícil para bandas independentes ganharem dinheiro em serviços de streaming: a competição aumentou e a grana caiu.
Conforme publicado pela Metal Injection, segundo Tim Ingham, fundador da Music Business Worldwide, apenas cerca de 14,7 mil artistas independentes tiveram um faturamento acima de 10 mil dólares de royalties de streaming em 2022. O número representa uma queda em relação ao do ano anterior: 15,14 mil. Para piorar, a competição se tornou mais acirrada, com o número de artistas independentes no Spotify aumentando de 8 milhões para 9 nesse período.
"Esses números são surpreendentes por várias razões", disse Ingham, "principalmente pelo fato de que o número geral de artistas independentes no Spotify continua a explodir. Na atualização anterior do Loud & Clear do Spotify [o portal de transparência da plataforma], descobrimos que havia aproximadamente 8 milhões de artistas com músicas no Spotify no final de 2021 (sem incluir podcasts)."
"Na atualização mais recente do Loud & Clear, descobrimos que havia aproximadamente 9 milhões de artistas com músicas no Spotify no final de 2022. Em outras palavras, o número total de artistas com músicas no Spotify agora está crescendo em cerca de um milhão de artistas anualmente."
"De acordo com a última edição do Loud & Clear, em 2022, havia 94 mil artistas independentes no Spotify que atraíam mais de 10 mil ouvintes mensais cada na plataforma. A média anual da soma real gerada por esses 94 mil artistas em 2022 foi de 12,2 mil dólares."
"Em 2021, de acordo com o Loud & Clear, havia menos artistas independentes no Spotify que contavam com mais de 10 mil ouvintes mensais na plataforma: 72,7 mil. No entanto, a média do valor de royalties que esses 72 mil artistas independentes geraram naquele ano foi de 15,1 mil dólares — maior do que em 2022."
Como dá para ver, a situação de uma banda independente é pós-apocalíptica. Se quiser apoiar as bandas que seguem em frente apesar dessa situação, acompanhe a coluna Vale a Pena Conhecer: lá você encontra recomendações de muitas bandas de estilos dos mais diversos do underground nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps