A curiosa conexão entre John Lennon e o filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço
Por André Garcia
Postado em 24 de março de 2023
Sabe aquela icônica cena de 2001 - Uma Odisseia no Espaço onde um macaco, ao descobrir o uso da ferramenta, atira um osso no ar? Você sabia que o ator que fez aquele papel era amigo pessoal de John Lennon e Yoko Ono? Seu nome é Daniel Richter, e quando fez o papel do primata Moonwatcher ele já conhecia o casal.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Richter contou que conheceu Yoko antes mesmo dela se mudar para a Inglaterra.
"Ficamos amigos bem próximos. Ela traduziu alguns poemas meus para usar em suas performances. Depois, quando eu estava em Londres trabalhando para Stanley [Kubrick em 2001 Um Odisseia no Espaço], ela apareceu por lá para fazer uns shows. A gente se reencontrou, e moramos em apartamentos um ao lado do outro por uns dois anos. Aí, quando o John começou a aparecer, de repente eu fui envolvido na vida deles. Quando eles casaram, me pediram para ajudar nos projetos deles."
Como fotógrafo, ele não só fez a última sessão fotográfica dos Beatles como ainda é dele a foto da capa do álbum "Plastic Ono Band". Como se não bastasse, ainda era ele que descolava para Yoko heroína para John, então viciado.
"Era estranho estar sentado na cama conversando com Yoko enquanto os Beatles trabalhavam do outro lado do estúdio", relembrou. "Eu não pude deixar de pensar que aqueles caras estavam fazendo história no rock 'n' roll, enquanto eu estava sentado nesta cama no meio do estúdio Abbey Road, entregando a Yoko um saquinho [de pó] branco."
Em setembro de 1967, Stanley Kubrick finalizava as filmagens com atores de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Daniel Richter conseguiu o papel do primata alfa Moonwatcher — aquele que protagonizou uma das mais icônicas cenas da história do cinema.
Em entrevista para a Vulture ele relembrou como foi a experiência de fazer parte da história do cinema:
"Stanley [Kubrick] já tinha gravado a maior parte do filme. Eles estavam tentando decidir como fazer a cena de abertura: tinham tentado com dançarinos, atores… e até comediantes. Ele e Arthur C. Clarke, conversando sobre isso, disseram 'Sabe, a gente não conversou com um mímico'. Acontece que eu estava dando aulas particulares de mímica em Londres na época, aí me perguntaram se eu toparia deixar o Stanley explorar minhas ideias. Eu disse: 'Se me derem vinte minutos, um palco, collants e umas toalhas, eu posso mostrar como fazer.' Ele me contratou como coreografo e acabou me convencendo a fazer o papel de Moonwatcher também. Eu sempre me vi como coreografo nesse filme, mas o assisti de novo outro dia e percebi que sou o protagonista!"
Sobre a histórica cena ele disse:
"Stanley pensava tudo nos mínimos detalhes, mas ele também era o tipo de grande artista que sabia aproveitar as coisas quando aconteciam por acaso. Eu cheguei lá e meio que joguei um osso despretensiosamente, e ele acertou uma costela de um jeito que girou no ar. Na hora, eu disse 'Desculpa, Stanley', e ele respondeu 'Não, isso ficou ótimo!' Aí eu bati uma vez, um osso vira, e depois bati um pouco mais forte, e outro osso vira. E foi crescendo e crescendo, até que, no final, o Stanley gritou 'Joga o osso no ar!' Mas foi aquele primeiro giro acidental que nos deu a ideia."
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