O hit da Legião Urbana que Mamonas Assassinas foi argumento para ser vetado de disco
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de março de 2023
A música "Clarisse", da Legião Urbana, apresenta letra muito triste e acabou entrando no disco póstumo "Uma Outra Estação", lançado após a morte de Renato Russo. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou o motivo que levou a banda a vetar o hit do álbum "A Tempestade", último lançado ainda com o vocalista vivo.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Essa música é uma das mais tristes já escritas pelo Renato Russo. A letra passou por alterações e teve outros títulos. A Legião Urbana costumava ficar cozinhando as músicas até chegar no formato final. O Renato Russo escrevia versos e não completavam. Era tipo um Lego. Ele ia juntando, trocando e vendo se funcionava. "Clarisse" é um exemplo disso Essa letra é trágica e fala sobre uma garota que sofre violência e faz marcas no seu corpo com um pequeno canivete. Em outubro de 1995, já havia uma demo dessa música. Ela foi gravada em 1996 nas sessões do disco ‘A Tempestade’, mas acabou ficando de fora. O Dado Villa-Lobos disse que a voz do Renato estava bem frágil nessa época. Na gravação, o Renato estava quase chorando. Era um retrato do que ele passava naquele momento.
Na verdade, essa música fala sobre violência de uma forma geral contra meninas, mulheres e contra ele mesmo. Ele fala sobre todos que nutriam uma expectativa do personagem Renato Russo, mas que ele não estava disposto a entregar. O Renato estava sensível e deprimido, e se sentia sozinho. Outra curiosidade é por que a música ficou de fora. O Renato falou isso na última entrevista presencial dele. Ele disse que o país estava passando por um momento difícil e seria uma sacanagem lançar essa música, que aceleraria o desenvolvimento de certas emoções. O Renato disse que achava a canção explícita demais para que a mensagem fosse passada para os fãs. Ele cita os Mamonas Assassinas como exemplo de uma banda que tinha letras muito explícitas, que falavam de suruba, entre outras coisas. Ou seja, ele temia que a faixa pudesse estimular a depressão e o suicídio em adolescentes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A música mais difícil do Slipknot para Eloy Casagrande: "tive que meter a bota no bumbo"
Empolgado, John Bonham mostrou para Geezer Butler música que viraria sucesso do Led Zeppelin
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos


Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"



