A pessoa que conduziu a saída de Renato Rocha da Legião Urbana
Por Bruce William
Postado em 23 de março de 2023
Um dos eventos mais controversos envolvendo a Legião Urbana foi a saída do baixista Renato Rocha em 1989, pouco antes da gravação de "As quatro estações". A partir dali, Renato Russo iria assumir o contrabaixo, assim como era no começo do grupo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em uma matéria aqui no Whiplash.Net, "O que levou a Legião Urbana a expulsar o baixista Renato Rocha em 1989?" há um bom resumo dos fatos que levaram a decisão a ser tomada, todos envolvendo o que seriam, ao que consta, incompatibilidades entre ele e a banda. "Há vários relatos não só de membros da banda de que havia problemas de comportamento e divergências entre o Renato Rocha e os outros integrantes. Renato Russo já estava pegando no pé do Negrete, porque ele tocava baixo também e queria que o cara tocasse do jeito que ele gostava. Ele acabava se recolhendo muito", relatou Chris Fuscaldo no livro "Discobiografia legionária".
Eis que, em um corte mostrando trecho da participação do produtor Mayrton Bahia no Corredor 5, podcast apresentado por Clemente Magalhães, ele revela que foi a pessoa que conduziu a saída do Renato Rocha da Legião Urbana, pois a situação estava insustentável.
"O que aconteceu. Eles ganhavam muito dinheiro, estavam bem de grana. Mas já estavam com muitos atritos, shows, aquelas coisas de banda, de estrada", conta Mayrton. "E tinha que juntar todo mundo no estúdio pra fazer as músicas do zero. Neste meio tempo o atrito com o Renato Rocha implode. Aí eu cheguei, a banda estava cheia de dedos. O Renato (Russo) falou 'se o Renato Rocha sair, acaba a banda'. Eu falei 'não, não acaba, não é assim'".
Mas tudo aquilo fez Mayrton perceber que ele precisava ajudar a tomar uma decisão, pois as coisas não podiam continuar daquele jeito, estava sendo um período muito complicado tanto para a banda quanto para ele. "Aí um dia eu falei assim, o Renato Rocha foi lá: 'cara, você quer sair da banda, tem que sair da banda! Ele falou meio assim 'ah, o que resolver, blá blá blá'. Aí eu chamei os três e falei assim: 'gente, tem que tirar o Renato!'"
Mayrton tem consigo que ele apenas ajudou a banda a agir conforme era preciso: "Eu dei um empurrão, e eles tomaram a decisão. Depois fiquei amigo do Renato Rocha nas coisas que ele fazia, dava suporte pra ele. Aí a banda seguiu. Foi um trauma! E o que eles combinaram: combinaram de continuar pagando tudo do disco como se o Renato Rocha estivesse lá. Então ele teve um Fundo de Garantia da banda, a banda fez isso!".
O vídeo completo da participação do produtor Mayrton Bahia no podcast Corredor 5 pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps