Robert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2023
Robert Plant é um dos maiores personagens da história do rock. O cantor e compositor britânico, mais conhecido por ser o vocalista do Led Zeppelin, nasceu em 20 de agosto de 1948 em West Bromwich, Inglaterra. Plant começou sua carreira musical em meados da década de sessenta, se juntando ao Led em 1968, banda com quem gravou clássicos do rock como "Stairway to Heaven", "Whole Lotta Love" e "Kashmir", dentre inúmeras outras canções.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Além do Led Zeppelin, ele também teve uma bem-sucedida carreira solo, lançando mais de uma dúzia de álbuns desde o início dos anos 1980. Em 2007, Plant se juntou a Alison Krauss para lançar o álbum "Raising Sand", que ganhou seis prêmios Grammy.
Em 2005, Plant bateu um longo papo com a Rolling Stone. No meio da conversa, ao ser perguntado sobre o estilo de música que estaria ouvindo naquele momento, Robert respondeu: "Estou muito feliz ouvindo Black Keys. Eles são os filhos mais famosos de Akron, e devem muito a Skip James, assim como eu. Então eu ouço muita coisa do deserto, alguns blues antigos como Lemon Jefferson e Black Keys".
A Akron citada por Plant é uma cidade que fica em Ohio, onde surgiu o Black Keys, dupla formada por Dan Auerbach (vocal e guitarra) e Patrick Carney (bateria). O som do Black Keys consiste em uma mescla de blues, rock e garage rock, com influências de artistas como Junior Kimbrough, Howlin' Wolf e Captain Beefheart.
O sucesso comercial do Black Keys começou em 2010 com o lançamento do álbum "Brothers", que ganhou três prêmios Grammy. O álbum seguinte, "El Camino", lançado em 2011, foi um sucesso ainda maior, com singles como "Lonely Boy" e "Gold on the Ceiling" tocando nas rádios de todo o mundo. Desde então, a banda angariou uma excelente base de fãs e vêm lançando vários álbuns, todos com bastante respeito por parte da crítica.
Como o Black Keys não possui baixista, Plant disse na entrevista com a Rolling Stone que ele se ofereceria para tocar o instrumento com a dupla: "Eu adoraria tocar baixo com eles por um tempo. Na verdade, eu era um baixista ocasional. Está escrito (na capa) do Zeppelin I, ao lado do meu nome: vocais, harmônica e baixo ocasional", diz Plant. "Mas foi muito ocasional - uma vez somente, acho, desde 1968. Como diabos isso acabou na capa é muito engraçado. Tenho certeza de que Jonesy (John Paul Jones) não gostou (risos). Mas acho que toda vez que ele errava, ele podia dizer que era eu quem estava tocando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A música do Rush que Geddy Lee disse ter sido a gravação mais difícil da carreira
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors



Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A instrumental do Soulfly que foi inspirada pelo Led Zeppelin
O álbum dos anos sessenta que antecipou "Kashmir" do Led Zeppelin
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin


