Robert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2023
Robert Plant é um dos maiores personagens da história do rock. O cantor e compositor britânico, mais conhecido por ser o vocalista do Led Zeppelin, nasceu em 20 de agosto de 1948 em West Bromwich, Inglaterra. Plant começou sua carreira musical em meados da década de sessenta, se juntando ao Led em 1968, banda com quem gravou clássicos do rock como "Stairway to Heaven", "Whole Lotta Love" e "Kashmir", dentre inúmeras outras canções.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Além do Led Zeppelin, ele também teve uma bem-sucedida carreira solo, lançando mais de uma dúzia de álbuns desde o início dos anos 1980. Em 2007, Plant se juntou a Alison Krauss para lançar o álbum "Raising Sand", que ganhou seis prêmios Grammy.
Em 2005, Plant bateu um longo papo com a Rolling Stone. No meio da conversa, ao ser perguntado sobre o estilo de música que estaria ouvindo naquele momento, Robert respondeu: "Estou muito feliz ouvindo Black Keys. Eles são os filhos mais famosos de Akron, e devem muito a Skip James, assim como eu. Então eu ouço muita coisa do deserto, alguns blues antigos como Lemon Jefferson e Black Keys".
A Akron citada por Plant é uma cidade que fica em Ohio, onde surgiu o Black Keys, dupla formada por Dan Auerbach (vocal e guitarra) e Patrick Carney (bateria). O som do Black Keys consiste em uma mescla de blues, rock e garage rock, com influências de artistas como Junior Kimbrough, Howlin' Wolf e Captain Beefheart.
O sucesso comercial do Black Keys começou em 2010 com o lançamento do álbum "Brothers", que ganhou três prêmios Grammy. O álbum seguinte, "El Camino", lançado em 2011, foi um sucesso ainda maior, com singles como "Lonely Boy" e "Gold on the Ceiling" tocando nas rádios de todo o mundo. Desde então, a banda angariou uma excelente base de fãs e vêm lançando vários álbuns, todos com bastante respeito por parte da crítica.
Como o Black Keys não possui baixista, Plant disse na entrevista com a Rolling Stone que ele se ofereceria para tocar o instrumento com a dupla: "Eu adoraria tocar baixo com eles por um tempo. Na verdade, eu era um baixista ocasional. Está escrito (na capa) do Zeppelin I, ao lado do meu nome: vocais, harmônica e baixo ocasional", diz Plant. "Mas foi muito ocasional - uma vez somente, acho, desde 1968. Como diabos isso acabou na capa é muito engraçado. Tenho certeza de que Jonesy (John Paul Jones) não gostou (risos). Mas acho que toda vez que ele errava, ele podia dizer que era eu quem estava tocando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
A clássica música dos Rolling Stones que Keith achava que não tinha ficado legal
O lendário bootleg do Led Zeppelin que mostra por que a banda era outra coisa ao vivo
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer

5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
John Corabi expõe o que mais admira em Robert Plant
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
A música do Genesis que para Phil Collins lembra o Led Zeppelin
Os 20 maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo os leitores da Guitar Player


