Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2023
Enquanto George Harrison fez sucesso em carreira solo com "All Things Must Pass" (1970) e John Lennon atingiu a estratosfera com Yoko em "Imagine" (1972), Paul McCartney parecia ficar para trás amargando consecutivos fracassos comerciais.
Beatles - Mais Novidades
Que caminho seguir aos 28 anos após deixar de fazer parte da maior banda de rock do planeta? Esse foi o dilema vivido por ele ao formar o The Wings, buscando um novo começo. Conforme publicado pela Cheat Sheet, no livro The Lyrics: 1956 to the Present, Paul definiu The Wings como um experimento para ver se "havia vida após os Beatles", e se aquele "sucesso poderia ser continuado".
"[The Wings] foi resultado de eu me perguntando, 'Vou parar agora?' Afinal, os Beatles foram tão maravilhosos e abrangentes, tão bem-sucedidos… Agora eu devo parar e procurar outra coisa para fazer? Mas pensei: 'Não. Eu gosto demais de música, então o que quer que eu faça tem que ser relacionado a música'."
Foi assistindo ao programa de Johnny Cash na TV em 1971 que o baixista tomou sua decisão: "Pode ser que não sejamos tão bons quanto os Beatles, mas podemos ser uma outra coisa." Ele decidiu "começar fazendo o que parecesse bom, e tentar crescer a partir daquilo, como os Beatles fizeram."
Após tomar coragem para dar um salto de fé com o The Wings, Paul logo descobriu que aquela empreitada "era um saco no começo". Ele não queria tocar as músicas dos Beatles, mas sua banda ainda não tinha suas próprias músicas… o que tocar, então?
Quando os produtores exigiam que McCartney tocasse músicas como "Yesterday", ele batia o pé: "Foi contra aquilo que tivemos que lutar. É simplesmente quem eu sou; detesto duplicar qualquer coisa ou pessoa, então eu queria que o Wings fizesse sucesso por conta própria. Desde o início, ficou óbvio que teríamos que estar cientes do fato de que levaria tempo."
De fato, levou alguns anos (e álbuns), mas eventualmente ele chegou lá. Com "Band on the Run" (1973) e "Venus and Mars" (1975) ele voltou a chegar ao topo das paradas no não só no Reino Unido como nos Estados Unidos, recuperando o respeito da crítica e interesse dos fãs.Se reconciliando com seu passado como ex-beatle, no álbum ao vivo "Wings Over America" (1976) ele tocou clássicos do Fab Four como "The Long and Winding Road", "Yesterday" e "Blackbird".
A carreira de Paul McCartney com o The Wings foi uma jornada marcada por altos e baixos. Se por um lado houve pontos (muito) altos, também tiveram trabalhos dispensáveis, tensões internas e constantes mudanças de formação. A banda finalmente acabou em 1981, após o baixista ser preso no Japão por porte de maconha. Dali em diante, ele partiu em busca de um novo recomeço, dessa vez por conta própria, como artista solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss


Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
A cantora que Paul McCartney chamou de "a maior" em um estilo vocal
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
John Lennon e a canção dos Beatles que teria sido o começo do Heavy Metal
A música que os Beatles rejeitaram e que fez Lennon se afastar mais da banda


