Malcolm Young sobre o AC/DC na Inglaterra em 1976: "Éramos cinco f*didos"
Por André Garcia
Postado em 25 de março de 2023
Em 1976, o AC/DC se mudou da Austrália para a Inglaterra, com a missão de conquistar seu espaço na primeira prateleira do rock mundial. Musicalmente, eles se sentiram em casa, pois coincidiram com o surgimento das primeiras bandas punks, com as quais tinham muito em comum. Culturalmente, por outro lado, eles entraram em choque com a cena local.
AC/DC - Mais Novidades
Em entrevista para a Classic Rock, Malcolm Young lembrou a barra pesada que foi para eles a chegada em Londres:
"Não passávamos de cinco f*didos carregando nosso próprio equipamento em uma van, sempre era difícil. Mas sempre batíamos de frente com qualquer um. Quando você tem cinco caras se virando e dizendo, 'Ah é? O que você vai fazer a respeito?', isso fazia as pessoas pensarem 'Peraí, eles podem ter uma arma ou algo assim'. Tivemos que lutar muito. Sempre havia encrenqueiros nos esperando depois dos shows; recebíamos pedradas na janela; ameaças com escopetas apontadas para nós…"
Angus relembrou certa vez: "Teve um lugar que um moleque cuspiu em mim quando subimos no palco. Eu falei 'Para com isso!' e dei um chute na cara dele. Ele não fez de novo."
Por conta de seu som alto, barulhento, frenético, inspirado em rock n roll clássico e girando em torno de poucos acordes e muita anarquia… o AC/DC acabou considerado por alguns como uma das mais promissoras bandas punk. Malcolm não ficou nada feliz em receber aquele rótulo:
"Nunca nos dissemos punks! Em toda entrevista a gente dizia 'Nós não somos punks, p*rra, somos uma banda de rock n roll'."
Em 1977, quando o punk chegou a seu auge, o AC/DC parecia querer se desvencilhar daquilo. O álbum "Let There Be Rock", embora mais feroz que nunca, apresentou uma ênfase maior nos solos, estruturas musicais e melodias. E em "Powerage" (1978) iria ainda mais além nesse rumo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026


A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
A melhor faixa do pior disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
As duas últimas grandes músicas de rock, segundo Angus Young do AC/DC em 1977
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
David Coverdale, ex-Deep Purple, conta como eles expulsaram o AC/DC do palco em 1974
A incrível banda onde Brian May gostaria de tocar, mas ele não tem tamanho pra isso


