Geddy Lee conta que "Tom Sawyer" matou o Rush de raiva no estúdio
Por André Garcia
Postado em 18 de março de 2023
Em 21 de fevereiro de 1981, o Rush lançou o seu oitavo e mais aclamado álbum, "Moving Pictures". Um soberbo meio termo entre seu lado progressivo e seu lado pop, já abre com quatro faixas que estão entre seus maiores hits: "Tom Sawyer", "Red Barchetta", "YYZ" e "Limelight".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o baixista Geddy Lee certa vez comentou as duas faixas mais populares entre os fãs: a radiofônica "Tom Sawyer" e o instrumental "YYZ".
Tom Sawyer
"Havia uma dúvida se essa música ia sequer entrar no disco ['Moving Pictures'] em algum momento, porque a gente penou com ela por um tempão. O [engenheiro de som] Paul [Northfield] inventou um jeito maluco de microfonar o amplificador [de Alex Lifeson] que criou aquele som ambiente muito interessante. Foi aí que a música decolou. Sempre tem uma faixa que te deixa louco de raiva, a do ['Moving Pictures'] foi essa. Eu nunca imaginei que acabaria sendo a música mais famosa que a gente já compôs!"
YYZ
"Neil [Peart] e eu começamos a improvisar e ele criou esse ritmo em código Morse. Acabei escrevendo a base da música no baixo e na bateria. Aí então o Al entrou e colocou as partes de guitarra dele, e aquela parada floresceu."
Segundo os próprios membros do Rush, um dos momentos mais incríveis da carreira da banda aconteceu justamente aqui no Brasil, em 2002. Na histórica apresentação do álbum "Rush in Rio"(2003), a plateia "cantou" o instrumental "YYZ" do começo ao fim!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps