Charlie Brown Jr: 15 anos de "Nadando Com Os Tubarões"

Resenha - Nadando Com Os Tubarões - Charlie Brown Jr

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Javan Costa Paiva
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Sendo um grande apreciador do Charlie Brown Jr tive a audácia de tentar “eleger” o melhor disco da banda, tarefa nada fácil. Fiz isso levando em conta principalmente os primeiros álbuns da banda antes do “Acústico MTV”, porque aí na minha opinião, O CBJr fecha um ciclo de 6 excelentes discos muito bem sucedidos. Nos trabalhos posteriores o som da banda mudou bastante, perdeu integrantes, desfigurou-se totalmente e juntamente com outras mudanças que resultaram em álbuns abaixo do padrão Charlie Brown de qualidade. Assim sendo, escolhido foi o terceiro álbum “Nadando com os Tubarões”.

5000 acessosAvenged Sevenfold: 10 músicas que podem fazer você mudar de idéia5000 acessosFelipe Andreoli: "Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra..."

O álbum carrega um viés nostálgico pra mim. Lembra o tempo em que os vocábulos download, site, computador, internet eram praticamente inexistentes. Então a única forma de ouvir música era comprando o CD ou emprestando dos amigos que tinham, ou mesmo indo ouvir na casa dos caras – difícil era emprestarem o CD quando novo – e o Nadando Com Os Tubarões está inserido exatamente nesse contexto.

Pode-se dizer que este álbum não emplacou tantas músicas nas rádios como os outros, saíram como destaque “Rubão” e “Não é Sério”, entretanto, todo o álbum é muito bom. Mostra a banda numa pegada mais hardcore que os anteriores “Transpiração Continua Prolongada” (1998) e “Preço Curto Prazo Longo” (1999), porém a parceria com o Rap foi mantida com as participações de Sabotage, RZO, Negra li, Controlamente, Mikimba, Rajah.

“Rubão” abre o disco, hardcore bem ao estilo da banda na época, música muito pancada, com a guitarra no começo que dá a sensação de estar numa roda punk, “Ralé” um destaque do disco na minha visão, mostra como a banda é diferenciada e tinha liberdade pra fazer o que quisesse no estúdio, e aquele trompete no inicio da música é muito louco.

Se seguem o sucesso do disco “Não é Sério” com a participação da cantora Negra-Li, essa participação abriu as portas para a carreira dela, e “O Penetra” é uma das melhores músicas sempre ouço essa mais de uma vez enquanto escuto o CD. “A Banca” é a próxima, confesso não ser muito fã de rap, mais ficou muito legal a parceria CBjr e RZO, destaque para as linhas de baixo de Champignon, muito boas.

“Tudo Mudar” e “Ouviu-se Falar” seguem uma linha mais melódica, tanto na letra quanto no som, ambas muito boas, com muita energia os refrões grudam na cabeça fazendo repetir algumas vezes o play do computador.

“Fichado” e “Transar No Escuro” são mais duas com a pegada Hardcore no álbum, as guitarras distorcidas mostram a pegada que a banda foi perdendo no decorrer dos anos.

Outros destaques do álbum são: “Somos Extremes no Esporte e na Música”, “Pra mais tarde Fazermos a Cabeça” e "Essa é Por Quem Ficou pra Trás" que não ficam atrás de qualquer outro destaque do disco, que finaliza com as confusas "No Desafio, Ibiraboys/A União Prevalece" e “Trocando uma ideia com Deus” que acabou se tornando uma homenagem de Chorão ao seu Falecido Pai. Homenagem que também pode ser acompanhada em “Talvez a Metade do Caminho”.

Em 2015 o álbum completa 15 anos, e ao ouvir o disco percebe-se a diferença brutal dele para os últimos lançamentos da banda, é um disco muito bom (pra mim o melhor). É muito difícil bater o martelo sobre qual o melhor, isso pode ser uma discussão sem fim. Mas para quem começou a curtir Charlie Brown Jr a partir de baladinhas como “Só Os Loucos Sabem” ou “Meu Novo Mundo”, no “Nadando com os Tubarões” Chorão manda um recado “isso é Charlie Brown Mané”.

Charlie Brown Jr - Nadando Com Os Tubarões - 2000
Gravadora: Virgin Records

1.Rubão
2.Ralé
3.Não É Sério
4.O Penetra
5.A Banca
6.Tudo Mudar
7.Fichado
8.Ouviu-se Falar
9.Amor Pelas Rua
10.Essa é Por Quem Ficou pra Trás
11.Transar no Escuro
12.Fundão
13.Somos Extremes no Esporte e na Música
14.Talvez a Metade do Caminho
15.Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16.No Desafio, Ibiraboys/A União Prevalece
17.Trocando uma Idéia com Deus

Confira o álbum completo abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Charlie Brown Jr"

Top 30Top 30
Os clipes de rock nacionais mais acessados do YouTube

DeezerDeezer
As bandas de rock brasileiras mais ouvidas lá fora

NasiNasi
"Chorão foi o maior roqueiro de sua geração"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 06 de outubro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"

A7XA7X
Músicas que podem (ou não) fazer você mudar de idéia

Felipe AndreoliFelipe Andreoli
"Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra..."

Axl e BonoAxl e Bono
Entre artistas com egos do tamanho do Texas

5000 acessosThe Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George5000 acessosSlayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista5000 acessosIron Maiden: A Matter Of Life And Death é melhor da década?5000 acessosOs diários secretos de Roger Waters5000 acessosMetallica: baixista do Primus relembra teste em 19865000 acessosIron Maiden: Nicko McBrain assimila outro baterista em seu lugar

Sobre Javan Costa Paiva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online