Charlie Brown Jr: 15 anos de "Nadando Com Os Tubarões"

Resenha - Nadando Com Os Tubarões - Charlie Brown Jr

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Javan Costa Paiva
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Sendo um grande apreciador do Charlie Brown Jr tive a audácia de tentar “eleger” o melhor disco da banda, tarefa nada fácil. Fiz isso levando em conta principalmente os primeiros álbuns da banda antes do “Acústico MTV”, porque aí na minha opinião, O CBJr fecha um ciclo de 6 excelentes discos muito bem sucedidos. Nos trabalhos posteriores o som da banda mudou bastante, perdeu integrantes, desfigurou-se totalmente e juntamente com outras mudanças que resultaram em álbuns abaixo do padrão Charlie Brown de qualidade. Assim sendo, escolhido foi o terceiro álbum “Nadando com os Tubarões”.

1247 acessosCharlie Brown Jr: ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix5000 acessosGuns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

O álbum carrega um viés nostálgico pra mim. Lembra o tempo em que os vocábulos download, site, computador, internet eram praticamente inexistentes. Então a única forma de ouvir música era comprando o CD ou emprestando dos amigos que tinham, ou mesmo indo ouvir na casa dos caras – difícil era emprestarem o CD quando novo – e o Nadando Com Os Tubarões está inserido exatamente nesse contexto.

Pode-se dizer que este álbum não emplacou tantas músicas nas rádios como os outros, saíram como destaque “Rubão” e “Não é Sério”, entretanto, todo o álbum é muito bom. Mostra a banda numa pegada mais hardcore que os anteriores “Transpiração Continua Prolongada” (1998) e “Preço Curto Prazo Longo” (1999), porém a parceria com o Rap foi mantida com as participações de Sabotage, RZO, Negra li, Controlamente, Mikimba, Rajah.

“Rubão” abre o disco, hardcore bem ao estilo da banda na época, música muito pancada, com a guitarra no começo que dá a sensação de estar numa roda punk, “Ralé” um destaque do disco na minha visão, mostra como a banda é diferenciada e tinha liberdade pra fazer o que quisesse no estúdio, e aquele trompete no inicio da música é muito louco.

Se seguem o sucesso do disco “Não é Sério” com a participação da cantora Negra-Li, essa participação abriu as portas para a carreira dela, e “O Penetra” é uma das melhores músicas sempre ouço essa mais de uma vez enquanto escuto o CD. “A Banca” é a próxima, confesso não ser muito fã de rap, mais ficou muito legal a parceria CBjr e RZO, destaque para as linhas de baixo de Champignon, muito boas.

“Tudo Mudar” e “Ouviu-se Falar” seguem uma linha mais melódica, tanto na letra quanto no som, ambas muito boas, com muita energia os refrões grudam na cabeça fazendo repetir algumas vezes o play do computador.

“Fichado” e “Transar No Escuro” são mais duas com a pegada Hardcore no álbum, as guitarras distorcidas mostram a pegada que a banda foi perdendo no decorrer dos anos.

Outros destaques do álbum são: “Somos Extremes no Esporte e na Música”, “Pra mais tarde Fazermos a Cabeça” e "Essa é Por Quem Ficou pra Trás" que não ficam atrás de qualquer outro destaque do disco, que finaliza com as confusas "No Desafio, Ibiraboys/A União Prevalece" e “Trocando uma ideia com Deus” que acabou se tornando uma homenagem de Chorão ao seu Falecido Pai. Homenagem que também pode ser acompanhada em “Talvez a Metade do Caminho”.

Em 2015 o álbum completa 15 anos, e ao ouvir o disco percebe-se a diferença brutal dele para os últimos lançamentos da banda, é um disco muito bom (pra mim o melhor). É muito difícil bater o martelo sobre qual o melhor, isso pode ser uma discussão sem fim. Mas para quem começou a curtir Charlie Brown Jr a partir de baladinhas como “Só Os Loucos Sabem” ou “Meu Novo Mundo”, no “Nadando com os Tubarões” Chorão manda um recado “isso é Charlie Brown Mané”.

Charlie Brown Jr - Nadando Com Os Tubarões - 2000
Gravadora: Virgin Records

1.Rubão
2.Ralé
3.Não É Sério
4.O Penetra
5.A Banca
6.Tudo Mudar
7.Fichado
8.Ouviu-se Falar
9.Amor Pelas Rua
10.Essa é Por Quem Ficou pra Trás
11.Transar no Escuro
12.Fundão
13.Somos Extremes no Esporte e na Música
14.Talvez a Metade do Caminho
15.Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16.No Desafio, Ibiraboys/A União Prevalece
17.Trocando uma Idéia com Deus

Confira o álbum completo abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 06 de outubro de 2015

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Charlie Brown Jr"

Rock nacionalRock nacional
10 solos de guitarra essenciais

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Chorão cogitava tirar recesso da banda

DeezerDeezer
As bandas de rock brasileiras mais ouvidas lá fora

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"

Guns e SabbathGuns e Sabbath
Semelhanças entre faixas clássicas das bandas

Heavy MetalHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

TatuagensTatuagens
Homenagens a artistas e bandas na pele dos fãs - Parte 1

5000 acessosMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire5000 acessosAs regras do Death Metal5000 acessosCuriosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock4518 acessosRamones: quantas vezes eles usaram Wanna/Want nos títulos?5000 acessosJourney: o famoso erro geográfico em "Don't Stop Believin'"5000 acessosSteven Tyler: Ele alertou o Guns N' Roses sobre as drogas

Sobre Javan Costa Paiva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online