Midgard: Heavy, Doom, experimentalismo e qualidade
Resenha - Verdugos - Midgard
Por Alexandre Veronesi
Postado em 02 de julho de 2025
Na mitologia nórdica, Midgard é o nome atribuído ao reino dos humanos. A despeito disso, a banda bauruense homônima, fundada no já distante final da década de 90 (1999, mais especificamente), pouco ou nada explicita as suas hipotéticas influências provenientes da terra dos vikings, ao menos não em seu mais recente trabalho, o qual abordaremos aqui.
"Verdugos", que significa 'carrascos' e/ou 'algozes', é o título do segundo full-lenght do grupo, lançado em Novembro de 2024, após um salto de quase 20 anos do antecessor, "From Ashes..." (2005), e agora contando com um line-up majoritariamente reformulado: o conjunto hoje consiste em Paula Jabur (vocal), Marco F.L.Y. (vocal e baixo), Omar Rezende (guitarra e vocal), Julio "Tio Chico" (bateria) e Miño Manzan (teclado).

A sonoridade do Midgard é interessante e um tanto quanto complexa de se rotular. Muito embora o mote central parta do Heavy / Doom Metal, o quinteto ostenta um leque de influências diversas, que vão do Rock Psicodélico, Stoner, até mesmo ao Hard Rock - aplicadas por vezes em doses homeopáticas nas composições - além de que, ter três vocalistas na formação aumenta exponencialmente a capacidade em desenvolver novas camadas e nuances, e provas cabais disso são temas como "Another Day", "Last Sanctuary", "Pearls To The Pigs", "Midnight Rainbow" e " Nocturnal Storm", que têm a capacidade de transportar o ouvinte à outra realidade, uma verdadeira viagem sônica, com peso e bom gosto. "Crying At The Party" é mais um grande destaque, e de certa forma, uma exceção dentro do repertório (e grata surpresa), pois trata-se de um tema Glam Metal praticamente aos moldes tradicionais, muito enérgico, que carrega porém uma temática lírica melancólica. Com os seus 50 minutos de duração, o disco encerra-se por meio de "Wild Walkers", uma faixa densa e arrastada, sem dúvidas uma das mais legais do registro.
"Verdugos" foi gravado no estúdio Mr. Rec Vintage Audios, em Bauru/SP, com produção assinada por Amauri Muniz, sendo que mixagem e masterização ficaram a cargo de Caio Constanzo. A arte da capa, enigmática e recheada de signos atrelados diretamente ao título do trabalho, foi desenvolvida por Jean Michel, artista gráfico que já trabalhou com grandes nomes como Queensryche, Metal Church, Vixen e Lynch Mob.
Para finalizar, recomendo a todos que escutem esta bolachinha com extrema atenção e carinho, e àqueles que aprovarem a experiência, deixo aqui uma dica valiosa: a banda está às vésperas do lançamento de um novo EP, intitulado "Echo Fractum", previsto para 11 de Julho próximo, então, fiquem ligados!
Midgard - Verdugos
Data de lançamento: 02/11/2024
Gravadora / Selo: Som do Darma
Tracklist:
01 - Another Day
02 - Last Sanctuary
03 - Pearls To The Pigs
04 - Midnight Rainbow
05 - Psy-Code-Hellika
06 - Nocturnal Storm
07 - Crying At The Party
08 - Silent Song
09 - Wild Walkers
Formação:
Paula Jabur - vocal
Marco F.L.Y. - baixo e vocal
Omar Rezende - guitarra e vocal
Julio "Tio Chico" - bateria
Miño Manzan - teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


