Oasis: o impacto da banda em seu álbum de estreia
Resenha - Definitely Maybe - Oasis
Por Helton Grunge
Postado em 11 de setembro de 2025
Com a morte de Kurt Cobain, o Grunge começava a perder força. Aquilo que havia dominado as paradas musicais no início dos anos 90 foi se perdendo e o posto começava a ficar sem um "dono". Foi nesse cenário que surgiu uma das maiores bandas inglesas de todos os tempos, o Oasis.
Sendo um dos maiores nomes do Britpop, a banda lançou seu primeiro álbum no ano de 1994, o Definitely Maybe (1994). Diferente de trabalhos posteriores da banda onde os músicos exploraram muito uma sonoridade mais voltada para as baladas e para o Pop Rock, no disco de estreia, o Oasis era mais voltado para o Rock and Roll.

O trabalho é bem visceral e intenso, trazendo ótimas linhas de guitarra e melodias marcantes. Seus refrãos são sempre marcantes, fáceis de cantar junto nos palcos.
Após a morte de Kurt Cobain, a cena do Rock havia ficado órfã. Foi nessa época que os irmãos Gallagher chegaram com seu primeiro trabalho. Músicas como Supersonic, Cigarrettes and Alcohol, Live Forever e Rock'n'Roll Star dominaram as rádios e os programas de TV na época.
Chegando com um estilo ácido e irreverente, cheios de arrogância e intensidade, o Oasis acabou dominando a cena do Rock e a cena Pop também a partir da metade dos anos 90.
Com um trabalho onde a guitarra e a voz chegam com mais destaque, as músicas desse disco de estreia seguem em alta até os dias de hoje. Então, diferente da sonoridade Pop que muitos acreditam que a banda sempre trouxe, o Definitely Maybe (1994) apresenta um estilo agressivo e intenso e merece destaque.
Seja por causa das letras e melodias de Noel Gallagher ou por causa da voz icônica de Liam Gallagher, esse trabalho dominou as paradas de sucesso e ajudou a banda a pavimentar um caminho de muito sucesso. As músicas ainda contam com arranjos de guitarra diferenciados, mostrando assim o talento do irmão mais velho.
FONTE: Rockstage Brasil
Outras resenhas de Definitely Maybe - Oasis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Whiplash divulga "Bullet Train", faixa de seu próximo disco de estúdio
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional
Morre aos 79 anos Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
Metal Hammer ranqueia todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer

Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
O clássico do Oasis que Noel Gallagher escreveu após sair de boate de strip-tease
O disco que vendeu uma barbaridade e ficou conhecido como o álbum que matou o Britpop
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Oasis x U2: Quem emplacou mais hits no topo das paradas de sucesso?
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


