Oasis: o impacto da banda em seu álbum de estreia
Resenha - Definitely Maybe - Oasis
Por Helton Grunge
Postado em 11 de setembro de 2025
Com a morte de Kurt Cobain, o Grunge começava a perder força. Aquilo que havia dominado as paradas musicais no início dos anos 90 foi se perdendo e o posto começava a ficar sem um "dono". Foi nesse cenário que surgiu uma das maiores bandas inglesas de todos os tempos, o Oasis.
Sendo um dos maiores nomes do Britpop, a banda lançou seu primeiro álbum no ano de 1994, o Definitely Maybe (1994). Diferente de trabalhos posteriores da banda onde os músicos exploraram muito uma sonoridade mais voltada para as baladas e para o Pop Rock, no disco de estreia, o Oasis era mais voltado para o Rock and Roll.


O trabalho é bem visceral e intenso, trazendo ótimas linhas de guitarra e melodias marcantes. Seus refrãos são sempre marcantes, fáceis de cantar junto nos palcos.
Após a morte de Kurt Cobain, a cena do Rock havia ficado órfã. Foi nessa época que os irmãos Gallagher chegaram com seu primeiro trabalho. Músicas como Supersonic, Cigarrettes and Alcohol, Live Forever e Rock'n'Roll Star dominaram as rádios e os programas de TV na época.

Chegando com um estilo ácido e irreverente, cheios de arrogância e intensidade, o Oasis acabou dominando a cena do Rock e a cena Pop também a partir da metade dos anos 90.
Com um trabalho onde a guitarra e a voz chegam com mais destaque, as músicas desse disco de estreia seguem em alta até os dias de hoje. Então, diferente da sonoridade Pop que muitos acreditam que a banda sempre trouxe, o Definitely Maybe (1994) apresenta um estilo agressivo e intenso e merece destaque.
Seja por causa das letras e melodias de Noel Gallagher ou por causa da voz icônica de Liam Gallagher, esse trabalho dominou as paradas de sucesso e ajudou a banda a pavimentar um caminho de muito sucesso. As músicas ainda contam com arranjos de guitarra diferenciados, mostrando assim o talento do irmão mais velho.

FONTE: Rockstage Brasil

Outras resenhas de Definitely Maybe - Oasis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps