Engenheiros do Hawaii: em 1997 Gessinger voltava a usar o nome da banda em "Minuano"
Resenha - Minuano - Engenheiros do Hawaii
Por Helton Grunge
Postado em 30 de agosto de 2025
Em 1993 os Engenheiros do Hawaii lançavam o último disco com a formação clássica, contando com Augustinho Licks na guitarra; o disco era o Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993), um trabalho eletroacústico gravado ao vivo e trazendo releituras de músicas já lançadas pela banda, além de algumas inéditas.
Após o lançamento desse trabalho, Augustinho Licks foi mandado embora. Para o álbum seguinte, a banda contou com outra formação, um quinteto. O Simples de Coração (1995) veio com essa nova formação, mas parece que Gessinger não se animou muito com a banda assim.
Em 1996 Gessinger deu uma pausa na banda e começou o projeto Gessinger Trio ao lado de Luciano Granja e Adal Fonseca. Voltando ao formato de trio e trazendo uma sonoridade mais agressiva, o músico parecia ficar mais à vontade nesse formato. O projeto rendeu um álbum de estúdio lançado em 1996.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades


Acontece que muitos contratantes anunciavam o projeto como se fosse Engenheiros do Hawaii, mesmo não sendo. No início, Gessinger até tentou separar os projetos, mas como demonstrava insatisfação com a formação do quinteto e como Carlos Maltz já tinha avisado a ele que sairia, o líder dos Engenheiros do Hawaii decidiu incorporar os músicos desse novo projeto à sua antiga banda. Mas, em vez de serem um trio, tornaram-se um quarteto com a entrada de Lucio Dorfman nos teclados.

Em 1997 era lançado o Minuano (1997), a volta dos Engenheiros do Hawaii, mas com nova formação. A sonoridade desse disco é diferente do que a banda vinha fazendo até então, mas conta com ótimas músicas como Banco, A Montanha, Nuvem e Faz Parte, entre outras.
Muitos amantes da banda não gostam desse trabalho, preferindo apenas os lançados pela formação clássica. Mas é inegável que as composições de Gessinger aqui ainda seguiam muito boas.
Confira abaixo um shorts do Blog do Helton Grunge falando sobre esse disco.

FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps