GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Resenha - Gate of Gaiabeta - Gaiabeta
Por Valmar Oliveira
Postado em 05 de fevereiro de 2026
Originária da Bahia, conhecida como Terra do Metal Extremo, o GaiaBeta vem na direção oposta e surge, a meu ver, como uma grata revelação da cena nacional. A banda foi formada em 2017 pelo vocalista Marcos Diantoni, na cidade de Feira de Santana. A experiência desses bons anos de estrada está refletida no maravilhoso album de estreia intitulado Gate of GaiaBeta, lançado pelo selo cipriota, Pitch Black Records. Sonoramente falando, o GaiaBeta nos oferece uma mistura de Heavy Tradicional com Power Metal e boas doses de Progressivo em sua construção musical. É um retorno à era de ouro do Heavy dos anos 1980/1990. Tecnicamente falando, parece não ter nenhum virtuoso na banda, mas que os caras sabem o que estão fazendo, ah isso sabem. A começar por Diantoni que, além de um excelente compositor, fica evidente que domina muito bem sua voz: forte, com momentos operísticos, bem característicos dos grandes nomes do estilo e alcançando notas altas geralmente sem o recurso do falsete. Em alguns momentos, parece ter a participação especial de alguém nos vocais como em A Sad Story mas não; é Diantoni esbanjando técnica. A dupla de guitarristas, composta por Mr. Kitaro e Fábio Meskita, despejam solos lindíssimos ao longo de todo o album com evidentes influências de Smith e Murray. Bom observar que eles não se perdem em solos longos que as vezes passam do ponto e ficam chatos. Não. Os caras são diretos e dão o que a canção precisa. O baixo fica à cargo do habilidoso baixista pernambucano Júnior Mcgyver (que segura muito bem o som ao vivo, quando as guitarras vão para os clássicos duos) e a bateria fica por conta do experiente baterista cearense Valter Filho, com sua pegada forte, técnica e sem firulas. E por falar em "firulas", Gate of GaiaBeta é um album 'enxuto", sem exageros onde se privilegiou a música, a composição e talvez por isso, a monotonia passa longe do album. As canções sempre vão surpreender na primeira audição. O ouvinte é convidado para um passeio auditivo onde ele não terá nenhuma pressa em terminar. Pode-se observar na mesma canção, influências de Sabbath e Helloween, por exemplo.

Fazer esse tipo de música na região Nordeste, onde o som Extremo é tão forte, mostra como Gate of GaiaBeta é uma obra ambiciosa, bem feita, que aposta em uma construção cuidadosa que combina peso, melodias e narrativas que abordam temas ligados à mitologia, à história e aos conflitos humanos e por isso vem recebendo desde o seu lançamento, elogios da imprensa europeia de vários países, tendo mais recentemente obtido uma boa avaliação na Metal Hammer da Grécia.
Finalizando, o GaiaBeta apresenta um trabalho sólido, fiel às bases do Heavy Metal, evidenciando uma identidade bem definida e uma proposta clara de permanência dentro do gênero e seu album de estreia se sustenta como um trabalho consistente, construído a partir de variações controladas de andamento e intensidade, sem recorrer a excessos ou desvios artificiais. Certamente a banda figura entre as melhores do metal nacional dessa nova safra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década


