GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Resenha - Gate of Gaiabeta - Gaiabeta
Por Valmar Oliveira
Postado em 05 de fevereiro de 2026
Originária da Bahia, conhecida como Terra do Metal Extremo, o GaiaBeta vem na direção oposta e surge, a meu ver, como uma grata revelação da cena nacional. A banda foi formada em 2017 pelo vocalista Marcos Diantoni, na cidade de Feira de Santana. A experiência desses bons anos de estrada está refletida no maravilhoso album de estreia intitulado Gate of GaiaBeta, lançado pelo selo cipriota, Pitch Black Records. Sonoramente falando, o GaiaBeta nos oferece uma mistura de Heavy Tradicional com Power Metal e boas doses de Progressivo em sua construção musical. É um retorno à era de ouro do Heavy dos anos 1980/1990. Tecnicamente falando, parece não ter nenhum virtuoso na banda, mas que os caras sabem o que estão fazendo, ah isso sabem. A começar por Diantoni que, além de um excelente compositor, fica evidente que domina muito bem sua voz: forte, com momentos operísticos, bem característicos dos grandes nomes do estilo e alcançando notas altas geralmente sem o recurso do falsete. Em alguns momentos, parece ter a participação especial de alguém nos vocais como em A Sad Story mas não; é Diantoni esbanjando técnica. A dupla de guitarristas, composta por Mr. Kitaro e Fábio Meskita, despejam solos lindíssimos ao longo de todo o album com evidentes influências de Smith e Murray. Bom observar que eles não se perdem em solos longos que as vezes passam do ponto e ficam chatos. Não. Os caras são diretos e dão o que a canção precisa. O baixo fica à cargo do habilidoso baixista pernambucano Júnior Mcgyver (que segura muito bem o som ao vivo, quando as guitarras vão para os clássicos duos) e a bateria fica por conta do experiente baterista cearense Valter Filho, com sua pegada forte, técnica e sem firulas. E por falar em "firulas", Gate of GaiaBeta é um album 'enxuto", sem exageros onde se privilegiou a música, a composição e talvez por isso, a monotonia passa longe do album. As canções sempre vão surpreender na primeira audição. O ouvinte é convidado para um passeio auditivo onde ele não terá nenhuma pressa em terminar. Pode-se observar na mesma canção, influências de Sabbath e Helloween, por exemplo.

Fazer esse tipo de música na região Nordeste, onde o som Extremo é tão forte, mostra como Gate of GaiaBeta é uma obra ambiciosa, bem feita, que aposta em uma construção cuidadosa que combina peso, melodias e narrativas que abordam temas ligados à mitologia, à história e aos conflitos humanos e por isso vem recebendo desde o seu lançamento, elogios da imprensa europeia de vários países, tendo mais recentemente obtido uma boa avaliação na Metal Hammer da Grécia.
Finalizando, o GaiaBeta apresenta um trabalho sólido, fiel às bases do Heavy Metal, evidenciando uma identidade bem definida e uma proposta clara de permanência dentro do gênero e seu album de estreia se sustenta como um trabalho consistente, construído a partir de variações controladas de andamento e intensidade, sem recorrer a excessos ou desvios artificiais. Certamente a banda figura entre as melhores do metal nacional dessa nova safra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


