Iron Maiden - A era Blaze Bayley e o peso de "The X Factor"
Resenha - X Factor - Iron Maiden
Por Michel Sales
Postado em 20 de julho de 2025
"The X Factor" (1995), é o décimo álbum de estúdio da banda britânica Iron Maiden. Ele marcou a saída temporária de Bruce Dickinson (vocalista clássico) e a entrada de Blaze Bayley (ex-Wolfsbane) como novo vocalista.
Iron Maiden - Mais Novidades
A bolachinha controversa na discografia do grupo caracterizou um clima mais "dark" para a banda, tanto na sonoridade quanto na estética, refletindo um período difícil na vida de Steve Harris, que estava passando por problemas pessoais.
E sendo menos acelerado do que os álbuns clássicos da década de 1980, The X Factor trouxe músicas mais longas, climáticas e cheias de variações, se aproximando de uma pegada progressiva e pesada.

A capa icônica do disco foi criada por Hugh Syme (em vez do artista tradicional Derek Riggs), mostrando a mascote Eddie em uma cena grotesca de vivissecção, reforçando a atmosfera sombria do álbum que contou com com 11 músicas, incluindo:
"Sign of the Cross" – Uma épica de 11 minutos, considerada por muitos como a melhor música da era Blaze Bayley. "Lord of the Flies" – Inspirada no livro homônimo de William Golding. "Man on the Edge" – Baseada no filme Um Dia de Fúria (Falling Down), "The Edge of Darkness" – Inspirada no filme Apocalypse Now. "Fortunes of War" e "The Aftermath" – Canções que refletem sobre as consequências da guerra.
Todavia, alguns fãs criticaram a mudança de vocalista e o tom mais lento, enquanto outros consideram o álbum subestimado, com ótimas composições. Mas hoje, o álbum é visto como uma fase experimental e corajosa da banda, com composições densas e letras profundas.
Já a turnê de "The X Factour" trouxe um setlist evidentemente mais sombrio, mas Blaze enfrentou críticas por dificuldades em cantar músicas da era Dickinson devido ao alcance vocal diferente.
FAIXA A FAIXA
1. Sign of the Cross - A letra remete à Inquisição e ao fanatismo religioso, abordando o sofrimento humano causado por falsas interpretações da fé. É uma música épica (11 minutos) que explora o conflito entre fé e medo, com imagens de penitência e julgamento divino.
2. Lord of the Flies - Inspirada no livro "O Senhor das Moscas" (William Golding), fala sobre a brutalidade que surge quando a civilização entra em colapso, mostrando o lado selvagem do ser humano.
3. Man on the Edge - Baseada no filme "Um Dia de Fúria" (Falling Down), com Michael Douglas, a letra narra a explosão de um homem comum que não aguenta mais a pressão da vida moderna.
4. Fortunes of War - Reflete sobre a destruição e o sofrimento causados pela guerra, tanto para os soldados quanto para os civis, mostrando que "vitórias" sempre vêm acompanhadas de perdas.
5. Look for the Truth - Uma reflexão sobre descobrir a verdade interior, superando dores, ilusões e dificuldades. É uma música lenta, quase introspectiva.
6. The Aftermath - Complementa "Fortunes of War", mostrando o que acontece depois de um conflito: destruição psicológica e o vazio deixado pelos horrores vividos.
7. Judgment of Heaven - Questiona se Deus ou forças superiores estão nos testando ou nos punindo, refletindo sobre a fé em meio ao sofrimento humano.
8. Blood on the World’s Hands - Fala sobre as consequências das ações humanas, como guerras e destruição, colocando "o sangue nas mãos do mundo" – ou seja, a culpa é coletiva.
9. The Edge of Darkness - Inspirada no filme "Apocalypse Now", mostra o desespero e a insanidade de soldados em conflito, com foco no colapso psicológico.
10. 2 A.M. - Uma das músicas mais melancólicas da banda, fala sobre noites de insônia, crises existenciais e a sensação de estar perdido na vida.
11. The Unbeliever - Explora a dúvida em relação à fé e ao propósito da vida, sugerindo que a busca espiritual é pessoal e muitas vezes cheia de incertezas.
Outras resenhas de X Factor - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Iron Maiden: X Factor é um álbum injustiçado?
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo


