Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
Resenha - Cold Flare Eternal - Before The Dawn
Por Mário Pescada
Postado em 05 de fevereiro de 2026
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O finlandês Tuomas Saukkonen é figurinha conhecida da cena finlandesa. Só de bandas ativas, ele está em três ao mesmo tempo: Dawn Of Solace (mais voltado ao doom/death metal melódico), Wolfheart (death metal melódico com letras sobre mitologia e natureza nórdica) e ainda o Before The Dawn (death metal melódico com um toque de gothic metal), ou seja, o multi-instrumentista é um workaholic inveterado.
Seu novo trabalho lançado pelo Before The Dawn, "Cold Flare Eternal" (2025), disponível por aqui pela Shinigami Records em parceria com a Reaper Entertainment, atinge não só a respeitável marca de nove discos lançados, como efetiva de vez o retorno do grupo, realizado em 2021 depois de onze anos inativo e testado, vamos dizer assim, no disco anterior, "Stormbringers" (2023).

"Cold Flare Eternal" (2025), segundo Tuomo, "é o resultado de pura paixão, a centelha criativa foi especialmente intensa dessa vez". Tendo a concordar com ele, pois aqui a banda parece estar mais à vontade do que no trabalho anterior, o que para Tuomo deve ter sido um alívio, afinal é ele quem criou todas as letras e boa parte do instrumental.
Outro ponto é que o disco acaba sendo, inevitavelmente, um pouco não só do Dawn Of Solace e Wolfheart, mas também das muitas bandas que cada um dos seus membros faz parte, olha a lista: o vocalista Paavo Laapotti está no Defiled Serenity e Kuusuo, o baixista Pyry Hanski no ...And Oceans, Gloria Morti e Mörbid Vomit e o guitarrista e também produtor do disco, Juho Räihä, no Gloria Morti e I Am The Night. Fechar a agenda de shows desses caras deve ser mais complicado do que montar o calendário do futebol brasileiro.
Em um primeiro momento pode ficar a impressão de que o som do Before The Dawn seja algo confuso ou misturado demais por conta de tanta banda envolvida, mas ocorre o contrário: você vai ouvir death metal melódico, ponto. Há peso, vocais rasgados/urrados, pedais duplos e outros elementos do death metal, porém é na parte melódica que a meu ver o grupo acerta graças ao vocal limpo de Paava e pelos teclados que dão um certo ar atmosférico/melancólico as faixas. Questão pessoal, mas foi em faixas assim que o disco me ganhou: "As Above, So Below" e "Stellar Effect" trazem um equilíbrio certeiro de peso com melodia; "Destination" é a que contém mais teclados e "Ad Infinitum" com apenas quatro versos, mas muita emotiva, encerra muito bem o disco. Pra não dizer que não falei do peso, destaco "Shock Wave", com passagens mais rápidas do que de costume, o que provavelmente exigiu mais de Tuomas.
Bom saber que o Dawn Of Solace voltou para seguir como um grupo, não como algo paralelo enquanto o Dawn Of Solace ou o Wolfheart estiver parado. Fica o recado de Tuomo: "Confira o novo álbum e nos veja ao vivo. Somos bem bons no que fazemos."
Formação:
Tuomas Saukkonen: bateria
Paavo Laapotti: vocais
Pyry Hanski: baixo
Juho Räihä: guitarra
Saku Moilanen: teclados
Faixas:
01 Initium (instrumental)
02 Fatal Design
03 As Above, So Below
04 Mercury Blood
05 Stellar Effect
06 Flame Eternal
07 Stronghold
08 Destination
09 Shock Wave
10 Ad Infinitum
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco


