DepreChrist - Depressivo Black Metal Cristão?
Resenha - DepreChrist - DepreChrist
Por Celso Salazar
Postado em 03 de novembro de 2025
É isso mesmo que você leu no título, estou tão surpreso quanto você. A Banda, ou Projeto DepreChrist traz em seu álbum de estréia um DSBM Cristão, embora o DepreChrist se julgue Blackgaze, é muito mais nítido encontrar raízes e elementos do Depressive Black Metal em seu disco do que em qualquer outro gênero semelhante.
Diferente de algumas bandas que se consideram cristãs, mas só passam mensagens positivas, as letras das músicas do DepreChrist andam lado a lado com Jesus. Portanto se você não gosta de White Metal, ou UnBlack Metal, seja lá qual termo prefira, eu recomendo que passe para outra resenha.
O disco "DepreChrist" da banda DepreChrist, começa com a música "A Message from God for you", e é exatamente isso que a música entrega. Começa com um som pesado, etéreo, atmosférico, dando a impressão que que o som vai ser pesado até o final, mas logo os blast beats dissipam rapidamente, os vocais guturais se vão, e entra uma melodia extremamente depressiva, depois vem os vocais limpos, com bastante delay, coisa comum entre as bandas desse gênero. E a letra da música começa a falar com você. Percebemos que a ideia é atingir o nicho do DSBM com maestria, e se objetivo do DepreChrist era mexer emocionalmente, e me fazer refletir, parabéns. Conseguiram. É um tipo de música que conversa com você. Eu vou deixar o link aqui dessa música legendada em português, para que possam conferir.
Depois vem a canção "神の美しい愛", mas a música não é em japonês, leva apenas o título. Nessa segunda faixa eu já percebi as influências do DepreChrist, e compreendo o porquê se julgam Black Metal Shoegaze, realmente são melodias marcantes e emocionais. A letra é um louvor a Deus, bem simples, eu esperava o retorno do vocal limpo, mas ele só é presente na primeira faixa, a partir desta faixa em diante só ouviremos guturais.
Na terceira faixa temos "A Night Of Holiness" que é um espontâneo, letras improvisadas, cantadas emocionalmente no decorrer da gravação da canção. O instrumental lembra muito Shoegaze, mas com vocais de Black metal entoados com bastante reverberação.
A quarta faixa "聖なる聖なる" é um Black metal bem pesado, mas não deixa de ser emocional, eu julgo ser a faixa mais pesada do disco, a letra é bem simples.
A quinta faixa "Amazing Grace" eu acreditava ser um cover da música famosa Amazing Grace, mas se trata de outro espontâneo, bastante melancólico, semelhante as faixas anteriores.
Na sexta faixa nós temos "At The Foot Of The Altar", um instrumental calmo, sereno, e reflexivo. Mesmo não tendo vocais, e ser uma faixa focada apenas em dedilhados, chama bastante atenção pelo apelo emocional.
Na sétima faixa nós temos "神の栄光", uma das que eu mais gostei depois de "A message from God for you". Essa tem os elementos presentes em bandas de Blackgaze, o que faz a faixa de destacar das demais que chegam mais próximo de um Depressive Black Metal, essa é um pouco mais estendida quenas demais, e o instrumental é viajante, dando vontade de colocar pra repetir várias vezes.
O disco se encerra com a "憂鬱な木々", um instrumental bastante depressivo, o que finaliza bem a proposta do album, que é atingir esse público alvo. Faz terminar a experiência com uma boa reflexão.
Eu não citei os lados teológicos do disco, por não ficar focado em coisas religiosas. Afinal estamos falando da música em sentido de SOM. Mas se for resumir as mensagens de todas as letras, é louvando a Jesus do começo ao fim.
O disco é muito bom, eu recomendo a quem gosta de metal depressivo, mas se você tem pavor de coisas religiosas nem cheguei perto. O poder de influência que esse material tem, você ouvindo acompanhando as letras é gigantesco. Te faz refletir mesmo.
O homem por trás do DepreChrist, é o Jefferson Martinho, um músico multiinstrumentista que tem feito vários trabalhos recentemente.
Vou deixar o link do Bandcamp do DepreChrist para que você possa ouvir o disco na integra. Em breve voltarei com mais resenhas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?


