DepreChrist - Depressivo Black Metal Cristão?
Resenha - DepreChrist - DepreChrist
Por Celso Salazar
Postado em 03 de novembro de 2025
É isso mesmo que você leu no título, estou tão surpreso quanto você. A Banda, ou Projeto DepreChrist traz em seu álbum de estréia um DSBM Cristão, embora o DepreChrist se julgue Blackgaze, é muito mais nítido encontrar raízes e elementos do Depressive Black Metal em seu disco do que em qualquer outro gênero semelhante.
Diferente de algumas bandas que se consideram cristãs, mas só passam mensagens positivas, as letras das músicas do DepreChrist andam lado a lado com Jesus. Portanto se você não gosta de White Metal, ou UnBlack Metal, seja lá qual termo prefira, eu recomendo que passe para outra resenha.
O disco "DepreChrist" da banda DepreChrist, começa com a música "A Message from God for you", e é exatamente isso que a música entrega. Começa com um som pesado, etéreo, atmosférico, dando a impressão que que o som vai ser pesado até o final, mas logo os blast beats dissipam rapidamente, os vocais guturais se vão, e entra uma melodia extremamente depressiva, depois vem os vocais limpos, com bastante delay, coisa comum entre as bandas desse gênero. E a letra da música começa a falar com você. Percebemos que a ideia é atingir o nicho do DSBM com maestria, e se objetivo do DepreChrist era mexer emocionalmente, e me fazer refletir, parabéns. Conseguiram. É um tipo de música que conversa com você. Eu vou deixar o link aqui dessa música legendada em português, para que possam conferir.
Depois vem a canção "神の美しい愛", mas a música não é em japonês, leva apenas o título. Nessa segunda faixa eu já percebi as influências do DepreChrist, e compreendo o porquê se julgam Black Metal Shoegaze, realmente são melodias marcantes e emocionais. A letra é um louvor a Deus, bem simples, eu esperava o retorno do vocal limpo, mas ele só é presente na primeira faixa, a partir desta faixa em diante só ouviremos guturais.
Na terceira faixa temos "A Night Of Holiness" que é um espontâneo, letras improvisadas, cantadas emocionalmente no decorrer da gravação da canção. O instrumental lembra muito Shoegaze, mas com vocais de Black metal entoados com bastante reverberação.
A quarta faixa "聖なる聖なる" é um Black metal bem pesado, mas não deixa de ser emocional, eu julgo ser a faixa mais pesada do disco, a letra é bem simples.
A quinta faixa "Amazing Grace" eu acreditava ser um cover da música famosa Amazing Grace, mas se trata de outro espontâneo, bastante melancólico, semelhante as faixas anteriores.
Na sexta faixa nós temos "At The Foot Of The Altar", um instrumental calmo, sereno, e reflexivo. Mesmo não tendo vocais, e ser uma faixa focada apenas em dedilhados, chama bastante atenção pelo apelo emocional.
Na sétima faixa nós temos "神の栄光", uma das que eu mais gostei depois de "A message from God for you". Essa tem os elementos presentes em bandas de Blackgaze, o que faz a faixa de destacar das demais que chegam mais próximo de um Depressive Black Metal, essa é um pouco mais estendida quenas demais, e o instrumental é viajante, dando vontade de colocar pra repetir várias vezes.
O disco se encerra com a "憂鬱な木々", um instrumental bastante depressivo, o que finaliza bem a proposta do album, que é atingir esse público alvo. Faz terminar a experiência com uma boa reflexão.
Eu não citei os lados teológicos do disco, por não ficar focado em coisas religiosas. Afinal estamos falando da música em sentido de SOM. Mas se for resumir as mensagens de todas as letras, é louvando a Jesus do começo ao fim.
O disco é muito bom, eu recomendo a quem gosta de metal depressivo, mas se você tem pavor de coisas religiosas nem cheguei perto. O poder de influência que esse material tem, você ouvindo acompanhando as letras é gigantesco. Te faz refletir mesmo.
O homem por trás do DepreChrist, é o Jefferson Martinho, um músico multiinstrumentista que tem feito vários trabalhos recentemente.
Vou deixar o link do Bandcamp do DepreChrist para que você possa ouvir o disco na integra. Em breve voltarei com mais resenhas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


