DepreChrist - Depressivo Black Metal Cristão?
Resenha - DepreChrist - DepreChrist
Por Celso Salazar
Postado em 03 de novembro de 2025
É isso mesmo que você leu no título, estou tão surpreso quanto você. A Banda, ou Projeto DepreChrist traz em seu álbum de estréia um DSBM Cristão, embora o DepreChrist se julgue Blackgaze, é muito mais nítido encontrar raízes e elementos do Depressive Black Metal em seu disco do que em qualquer outro gênero semelhante.
Diferente de algumas bandas que se consideram cristãs, mas só passam mensagens positivas, as letras das músicas do DepreChrist andam lado a lado com Jesus. Portanto se você não gosta de White Metal, ou UnBlack Metal, seja lá qual termo prefira, eu recomendo que passe para outra resenha.
O disco "DepreChrist" da banda DepreChrist, começa com a música "A Message from God for you", e é exatamente isso que a música entrega. Começa com um som pesado, etéreo, atmosférico, dando a impressão que que o som vai ser pesado até o final, mas logo os blast beats dissipam rapidamente, os vocais guturais se vão, e entra uma melodia extremamente depressiva, depois vem os vocais limpos, com bastante delay, coisa comum entre as bandas desse gênero. E a letra da música começa a falar com você. Percebemos que a ideia é atingir o nicho do DSBM com maestria, e se objetivo do DepreChrist era mexer emocionalmente, e me fazer refletir, parabéns. Conseguiram. É um tipo de música que conversa com você. Eu vou deixar o link aqui dessa música legendada em português, para que possam conferir.
Depois vem a canção "神の美しい愛", mas a música não é em japonês, leva apenas o título. Nessa segunda faixa eu já percebi as influências do DepreChrist, e compreendo o porquê se julgam Black Metal Shoegaze, realmente são melodias marcantes e emocionais. A letra é um louvor a Deus, bem simples, eu esperava o retorno do vocal limpo, mas ele só é presente na primeira faixa, a partir desta faixa em diante só ouviremos guturais.
Na terceira faixa temos "A Night Of Holiness" que é um espontâneo, letras improvisadas, cantadas emocionalmente no decorrer da gravação da canção. O instrumental lembra muito Shoegaze, mas com vocais de Black metal entoados com bastante reverberação.
A quarta faixa "聖なる聖なる" é um Black metal bem pesado, mas não deixa de ser emocional, eu julgo ser a faixa mais pesada do disco, a letra é bem simples.
A quinta faixa "Amazing Grace" eu acreditava ser um cover da música famosa Amazing Grace, mas se trata de outro espontâneo, bastante melancólico, semelhante as faixas anteriores.
Na sexta faixa nós temos "At The Foot Of The Altar", um instrumental calmo, sereno, e reflexivo. Mesmo não tendo vocais, e ser uma faixa focada apenas em dedilhados, chama bastante atenção pelo apelo emocional.
Na sétima faixa nós temos "神の栄光", uma das que eu mais gostei depois de "A message from God for you". Essa tem os elementos presentes em bandas de Blackgaze, o que faz a faixa de destacar das demais que chegam mais próximo de um Depressive Black Metal, essa é um pouco mais estendida quenas demais, e o instrumental é viajante, dando vontade de colocar pra repetir várias vezes.
O disco se encerra com a "憂鬱な木々", um instrumental bastante depressivo, o que finaliza bem a proposta do album, que é atingir esse público alvo. Faz terminar a experiência com uma boa reflexão.
Eu não citei os lados teológicos do disco, por não ficar focado em coisas religiosas. Afinal estamos falando da música em sentido de SOM. Mas se for resumir as mensagens de todas as letras, é louvando a Jesus do começo ao fim.
O disco é muito bom, eu recomendo a quem gosta de metal depressivo, mas se você tem pavor de coisas religiosas nem cheguei perto. O poder de influência que esse material tem, você ouvindo acompanhando as letras é gigantesco. Te faz refletir mesmo.
O homem por trás do DepreChrist, é o Jefferson Martinho, um músico multiinstrumentista que tem feito vários trabalhos recentemente.
Vou deixar o link do Bandcamp do DepreChrist para que você possa ouvir o disco na integra. Em breve voltarei com mais resenhas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


