Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Resenha - Humanity: Hour I - Scorpions
Por Michel Sales
Postado em 02 de novembro de 2025
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de flertar com formatos mais brandos nos anos 90, o Scorpions ressurge em Humanity: Hour I (2007) com a ambição de um álbum conceitual: um panorama de colapso civilizatório, onde tecnologia descontrolada, guerra e cinismo corroem os elos que nos mantêm humanos.
A produção de Desmond Child, com James Michael na co-produção, dá verniz radiofônico ao hard rock melódico da banda - camadas de guitarras, refrões largos, e Klaus Meine em plena forma, guiando a narrativa com dicção cristalina.
Scorpions - Mais Novidades
A abertura, "Hour I", funciona como sirene: riff cortante, andamento marcial, e um refrão que estabelece o tom apocalíptico. "The Game of Life" mantém a pressão com um gancho eficiente, enquanto "We Were Born to Fly" entrega a assinatura melódica que fez a fama do grupo, desta vez com uma sensibilidade pop calculada por Child.
As baladas - "The Future Never Dies" e "Love Will Keep Us Alive" - ocupam o espaço emocional do conceito: se o enredo fala de erosão ética, são essas faixas que oferecem respiro e uma ideia de redenção possível. Já "321" devolve o peso sem sacrificar a acessibilidade, e "The Cross", com participação de Billy Corgan, insere um timbre levemente sombrio que expande a paleta do disco.
O mérito maior está na coesão: as letras orbitam os mesmos eixos (desumanização, manipulação, escolhas morais), e a sequência de faixas sustenta a ideia de "hora zero" - um momento de virada, tanto para a humanidade quanto para a própria banda, que reencontra um ponto de equilíbrio entre o hard rock setentista/oitentista e a produção dos anos 2000. Em alguns trechos, a mão de Desmond Child pesa: certos refrões soam "certinhos" demais, lustrados para o FM. Mas, no conjunto, o brilho serve à proposta.
Rudolf Schenker e Matthias Jabs voltam a dialogar com química, James Kottak regula a dinâmica com batidas firmes, e Paweł Mąciwoda sustenta o chão sem exibicionismo. Não é uma ruptura estética, é um ajuste de foco: um Scorpions consciente do próprio legado, atualizando sua linguagem para contar uma fábula distópica com pretensão de arena.
No mais, Humanity: Hour I é um retorno vigoroso e surpreendentemente coeso - menos nostalgia, mais narrativa. Para entrar de cabeça: "Hour I", "The Game of Life", "We Were Born to Fly", "The Future Never Dies", "321" e "The Cross".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Digão contesta versão de Tico Santa Cruz sobre a retomada dos Raimundos
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Crypta disponibiliza novo single, "A Portrait of Decay"
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett

A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo
A banda famosa que jogou Joan Jett aos leões e provocou uma noite infernal
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


