Memória: os encartes caprichados dos velhos discos de vinil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Veja SP
Enviar correções  |  Ver Acessos

Artigo de Roosevelt Garcia, publicado na Veja São Paulo, relembra a importância dos encartes caprichados nos velhos discos de vinil, usando como exemplo álbuns clássicos como "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, "Thick as a Brick" do Jethro Tull e outros, confira mais abaixo um trecho:

Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaSgt. Peppers: O mais importante disco da história?

Na era da música digital, as novas gerações não conviveram com uma parte importante da cultura musical: os encartes de discos. Na verdade, poucos sabem o que é isso. Pensando bem, poucos sabem o que são "discos"! Mas eles não têm culpa, a evolução não para, e discos e seus encartes são coisas do passado. Mas para quem teve a oportunidade de conviver com essas obras de arte, posso dizer que era um prazer único desvendar esses pequenos libretos que vinham encartados em LPs. Um prazer tão grande quanto ouvir a obra a que ele se referia.

No início, os encartes traziam apenas a ficha técnica do disco e, às vezes, uma breve história dos músicos. Nos anos 60, eles começaram a ficar mais caprichados, e já traziam as letras das músicas do disco e artes relativas à obra como um todo. Nessa época, os discos temáticos se tornaram mais comuns, e encartes fazendo referência ao tema começaram a surgir.

A era de ouro dos encartes foram os anos 70. Nessa época, o rock progressivo teve sua melhor fase, e como praticamente todos os discos de rock progressivo são temáticos, eram um prato cheio para os artistas divagarem toda sua viagem psicodélica em encartes elaborados, de fazer inveja aos grandes pintores renascentistas.(...)

Beatles - Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band

Um dos primeiros álbuns a trazer um encarte caprichado, com fotos e artes diferentes da capa do disco. Em versões reeditadas recentes, os encartes foram reproduzidos com eram na época do primeiro lançamento deste disco histórico.

Rick Wakeman - Journey to the Centre of the Earth

Um dos discos mais relançados da história do rock teve um encarte especial somente na sua primeira prensagem, ainda em 1975. Era um livro de oito páginas, com fotos de cavernas, ilustrações de dinossauros e foto-montagens com Rick e os músicos, além das letras e ficha técnica. Todas as reedições posteriores do disco vieram com uma capa caprichada e dupla, mas, infelizmente, sem o livro.

Leia a matéria completa neste link.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Matérias

Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaHetfield
Egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Slipknot: Veja membros atuais sem máscaraSlipknot
Veja membros atuais sem máscara

Reb Beach: Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bostaReb Beach
"Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"

Temperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário RockTemperatura Máxima
As atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock

Queen: os músicos filhos dos integrantesQueen
Os músicos filhos dos integrantes

Nine Inch Nails: após Oscar, Trent Reznor cogitou acabar com a bandaNine Inch Nails
Após Oscar, Trent Reznor cogitou acabar com a banda


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336