A história de "Refuse/Resist", uma das músicas mais importantes do Metal brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de fevereiro de 2024
Maior nome da história do Metal brasileiro e sul-americano, o grupo Sepultura foi fundado na primeira metade da década de 1980, pelos irmãos (e ex-integrantes) Max e Iggor Cavalera, respectivamente, guitarrista/vocalista e baterista. A banda foi formada em Belo Horizonte (capital de Minas Gerais, um dos estados da Região Sudeste do Brasil) e em menos de uma década, se uma tornou potência da música pesada, conhecida e respeitada por headbangers de todos os cantos do Planeta Terra.
Sepultura - Mais Novidades
O "cardápio musical" do Sepultura é composto por obras muito agressivas, que mesclam elementos de vários estilos, do Thrash ao Industrial, passando pelo Death e pelo Hardcore. Uma das composições do quarteto que resume bem essa interessante mistura de estilos é a insana "Refuse/Resist", faixa que abre o explosivo "Chaos A.D.", quinto disco de estúdio do grupo, lançado em setembro de 1993.
A icônica introdução
O início de "Refuse/Resist" é marcado por batimentos cardíacos de Zyon, filho de Max e Gloria Cavalera. Na época em que "Chaos A.D." estava sendo gravado, Gloria estava grávida de Zyon. Sendo assim, Max teve que providenciar uma gambiarra para gravar as batidas do coração de seu filho.
"Adoro essa introdução. Foi divertido - eu estava na clínica com um MiniDisc e fones de ouvido, tentando gravar o som dos batimentos cardíacos com as enfermeiras. Foi importante acertar porque é uma introdução única", relatou Max, em entrevista publicada no site da revista Metal Hammer.
Influências de Samba
Por mais que o Metal aparentemente não tenha muita ligação com o Samba, o baterista Iggor Cavalera se inspirou no segundo estilo citado para construir a base de "Refuse/Resist". Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, Iggor deu mais detalhes sobre a composição de uma de suas obras mais conhecidas.
"A bateria em ‘Refuse/Resist’ é uma combinação de batidas pesadas com elementos de Samba. Especialmente nos tons mais agudos, toco percussão no estilo de tamborim. Foi uma das primeiras faixas em que misturei elementos pesados a batidas de Samba.
Quando gravei essa faixa, foi divertido brincar com estes elementos, pois são parte das minhas raízes na bateria, de quando eu era uma criança. Muitos destes elementos ainda estão comigo hoje em dia", afirmou Iggor.
De onde veio a expressão "Refuse/Resist"?
O título "Refuse/Resist" chamou a atenção de Max Cavalera, que viu a frase escrita em uma jaqueta enquanto estava andando em um metrô de Nova York (EUA).
"Eu estava andando de metrô em Nova York. Havia uma espécie de Pantera Negra, um cara Punk, e ele estava com uma jaqueta de couro preta com um verso de protesto pintado nela. O final da mensagem dizia: ‘Protest and survive/Refuse and resist’ [Proteste e sobreviva/Recuse e resista’]. Saí do metrô, voltei para o nosso hotel e anotei para não esquecer", declarou Max, como mostra reportagem da Metal Hammer.

O ex-frontman do Sepultura também falou sobre os temas que inspiraram a composição da música que é o tema desta nota.
"Na época tínhamos muita raiva, muita depressão, o mundo estava uma loucura. Essa música definitivamente refletia o que estávamos pensando."
Uma declaração contra o fascismo
No mesmo vídeo em que falou sobre a criação da bateria de "Refuse/Resist", Iggor Cavalera afirmou que a letra da música é uma declaração contra um regime político que fez muitas vítimas no século passado e continua sendo discutido até os dias atuais.
"Refuse/Resist’ é uma faixa politicamente engajada, ainda relevante no momento em que vivemos. Quando a escrevemos, estávamos nos referindo a coisas que estavam acontecendo não só no Brasil, mas em outras partes do mundo (...). Controle da mídia, controle da polícia. [A música] Também é uma declaração muito forte contra o fascismo."
"Refuse/Resist" quase virou título do disco
"Chaos A.D." é um título muito forte para um disco, mas no que dependesse da gravadora Roadrunner, o quinto full-length do Sepultura teria o mesmo título que sua faixa de abertura.
"Não tínhamos um título para o álbum. Deixamos isso para o último minuto, mas nada nos ocorreu. Chegou a um ponto em que a gravadora [Roadrunner] estava preparando a arte e ainda não tínhamos ideia de como chamar o disco. Por fim, me disseram que, a menos que eu pensasse em algo quase imediatamente, eles decidiriam o título para mim - e o chamariam de ‘Refuse/Resist’! Isso nunca teria acontecido. Estava tudo errado para o título de um álbum. ‘Chaos A.D’ resumia tudo", explicou Max, em matéria especial da Metal Hammer.
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Chaos A.D." (e sobre "Refuse/Resist"), é hora de apertar o play e curtir esse disco extremamente importante e influente.
Histórias de Músicas - Sepultura e Irmãos Cavalera
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

A música "estranha" de Max Cavalera que vai do Metal ao Pink Floyd em poucos minutos
A paulada do Soulfly que fala sobre um dos serial killers mais famosos do Século XX
O motivo do término do Sepultura e por que eles precisam disso, segundo Jairo Guedz
A música agressiva escrita por Max Cavalera que fala sobre o temido Pablo Escobar
Segundo Max Cavalera, Dimebag Darrell não tinha um roadie, mas sim um barman
A música "politicamente engajada" com batidas de Samba que se tornou um hino do Metal
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido


