"The Stars (Are out tonight)" de David Bowie e a crítica à indústria do entretenimento
Por Lucas Monteiro
Postado em 06 de fevereiro de 2024
The stars (Are out tonight) foi lançado inicialmente como um single e em seguida integrou o álbum The next day (2013) do músico inglês David Bowie, produzido por ele mesmo em parceria com Tony Visconti. A musicalidade da faixa é uma mescla interessante de rock enérgico e orquestrações de metais e cordas. A letra descreve de maneira poética características da vida das celebridades e o modo com que as "estrelas" se fazem presentes e influenciam o público e seus modos de vida. O videoclipe é dirigido por Floria Sigismondi, trazendo a atriz Tilda Swinton como par de Bowie, e com participação das modelos Andreja Pejić, Saskia de Brauw e Iselin Steiro.
Algumas referências ao mundo das celebridades são feitas ao longo do vídeo, tomando por exemplo os tabloides, que têm seu faturamento baseado em acontecimentos descritos de maneira sensacionalista da vida privada das celebridades e de pessoas que se tornaram públicas em algum momento. Bowie joga com esse fenômeno, mostrando como a vida de pessoas simples pode ser influenciada pelas estrelas, em seus pensamentos, em suas ações e também nos momentos mais íntimos. Esta influência pode nos levantar questionamentos em relação à nossa vida cotidiana, da mesma forma que Bowie faz no videoclipe. As comparações resultantes podem ser traiçoeiras.
Bowie canta que essas estrelas "nunca estão distantes", mesmo as que já morreram. Algumas marcam a cultura, o mundo das artes e a vida das pessoas de forma significativa, outras são lembradas através dessa indústria de boatos e meias-verdades que recicla velhos acontecimentos. No vídeo, as estrelas possuem a capacidade de manipular as pessoas e transformá-las, algo que não é distante da nossa realidade e de toda a publicidade travestida de notícias dos dias atuais. Se Bowie estivesse vivo e pudesse presenciar o modo de uso das redes sociais digitais, talvez o vídeo em questão fosse muito mais explícito, trágico e agressivo.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Next_Day
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Stars_(Are_Out_Tonight)
https://www.bowiebible.com/songs/the-stars-are-out-tonight/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
A excêntrica melhor maneira de começar a ouvir David Bowie, segundo Regis Tadeu
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
O rockstar que Noel Gallagher idolatra, mas não se lembra de quando conheceu
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out
Como Regis Tadeu conseguiu de Slash uma revelação inédita sobre David Bowie
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


