"The Stars (Are out tonight)" de David Bowie e a crítica à indústria do entretenimento
Por Lucas Monteiro
Postado em 06 de fevereiro de 2024
The stars (Are out tonight) foi lançado inicialmente como um single e em seguida integrou o álbum The next day (2013) do músico inglês David Bowie, produzido por ele mesmo em parceria com Tony Visconti. A musicalidade da faixa é uma mescla interessante de rock enérgico e orquestrações de metais e cordas. A letra descreve de maneira poética características da vida das celebridades e o modo com que as "estrelas" se fazem presentes e influenciam o público e seus modos de vida. O videoclipe é dirigido por Floria Sigismondi, trazendo a atriz Tilda Swinton como par de Bowie, e com participação das modelos Andreja Pejić, Saskia de Brauw e Iselin Steiro.
Algumas referências ao mundo das celebridades são feitas ao longo do vídeo, tomando por exemplo os tabloides, que têm seu faturamento baseado em acontecimentos descritos de maneira sensacionalista da vida privada das celebridades e de pessoas que se tornaram públicas em algum momento. Bowie joga com esse fenômeno, mostrando como a vida de pessoas simples pode ser influenciada pelas estrelas, em seus pensamentos, em suas ações e também nos momentos mais íntimos. Esta influência pode nos levantar questionamentos em relação à nossa vida cotidiana, da mesma forma que Bowie faz no videoclipe. As comparações resultantes podem ser traiçoeiras.
Bowie canta que essas estrelas "nunca estão distantes", mesmo as que já morreram. Algumas marcam a cultura, o mundo das artes e a vida das pessoas de forma significativa, outras são lembradas através dessa indústria de boatos e meias-verdades que recicla velhos acontecimentos. No vídeo, as estrelas possuem a capacidade de manipular as pessoas e transformá-las, algo que não é distante da nossa realidade e de toda a publicidade travestida de notícias dos dias atuais. Se Bowie estivesse vivo e pudesse presenciar o modo de uso das redes sociais digitais, talvez o vídeo em questão fosse muito mais explícito, trágico e agressivo.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Next_Day
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Stars_(Are_Out_Tonight)
https://www.bowiebible.com/songs/the-stars-are-out-tonight/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
Ghost divulga trailer oficial do filme "2 Big to Rig", gravado no México
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"

David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A banda que vendia disco pra caramba mas que David Bowie não reconheceria na rua
O trágico músico que David Bowie considerava seu melhor amigo
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


