O "chocante" encontro de Syd Barrett com o Pink Floyd durante gravações de "Wish You Were Here"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de julho de 2024
O músico inglês Syd Barrett foi guitarrista, vocalista, compositor e um dos membros originais da lendária banda Pink Floyd. Um dos pioneiros do Rock Psicodélico, Syd gravou dois álbuns com o Pink Floyd ("The Piper At The Gates Of Dawn" e "A Saucerful Of Secrets") e saiu do grupo em 1968, por conta da deterioração de sua saúde mental.
Alguns anos depois que saiu do Pink Floyd, mais precisamente em 1975, Syd foi até o estúdio Abbey Road (localizado em Londres), onde o grupo estava gravando o álbum "Wish You Were Here". Na época da visita, Syd estava com uma aparência bem diferente da que ele ostentava quando era um membro do Pink Floyd.
"Foi um verdadeiro choque, porque eu não o via desde o colapso, quando ele era muito bonito, e esse cara estava enorme e inchado (...). Por que ele apareceria enquanto estávamos escrevendo uma música sobre ele? Muito estranho", relatou o tecladista Richard Wright, em cena do documentário "Pink Floyd - The Story", produzido pela BBC e lançado em 1994.
"Esse cara entrou [no estúdio], ninguém o reconheceu", disse o guitarrista/vocalista David Gilmour, no mesmo documentário acima mencionado.
A música citada por Richard é a faixa que abre "Wish You Were Here", a épica "Shine On You Crazy Diamond" (em português, algo como "Brilhe, seu diamante louco").
"O interessante é que cada um tem uma lembrança um pouco diferente do que aconteceu. Na verdade, o técnico de guitarra de David se esforçou bastante para tentar descobrir exatamente o que aconteceu e quando, porque parece que ele [Syd] veio em duas ocasiões, mas ninguém consegue se lembrar do que aconteceu além de ele chegar e ficar no estúdio por um tempo ou na sala de controle e depois sair novamente", disse o baterista Nick Mason, durante entrevista concedida à SiriusXM (via Ultimate Guitar). Nick definiu o encontro como "chocante".
"Chocante é a palavra certa. Quer dizer, eu estava fazendo alguma coisa no estúdio e, quando cheguei à sala de controle, havia um cara grande, de aparência estranha, e eu não o reconhecia de jeito nenhum. Na verdade, foi preciso que David dissesse: 'Nick, você sabe quem é esse? É o Syd'. Até que fez sentido, mas não sei, chocante é a palavra certa."
De acordo com matéria publicada no site Ultimate Classic Rock, os membros do Pink Floyd ficaram confusos com a visita de Barrett. Roger Waters, que na época era baixista e vocalista do grupo, chegou a chorar.
Outra música de "Wish You Were Here" dedicada à Syd Barrett é a tocante faixa-título do álbum. Durante participação no podcast Joe Rogan Experience, Waters afirmou que "Wish You Were Here" era "parcialmente" sobre Barrett, acrescentando: "E eu realmente gostaria que ele estivesse aqui" (via Songfacts).
"Embora 'Shine On You Crazy Diamond' seja especificamente sobre Syd e 'Wish You Were Here' tenha uma abrangência mais ampla, não consigo cantá-la sem pensar em Syd", relatou Gilmour, como pode ser conferido no documentário "Pink Floyd: The Story of Wish You Were Here", lançado em 2012.
Syd Barrett passou cerca de 30 anos recluso. Ele faleceu no dia 7 de julho de 2006, aos 60 anos de idade. A causa de sua morte foi câncer no pâncreas.
"Wish You Were Here" é o nono disco de estúdio do Pink Floyd e foi lançado dia 12 de setembro de 1975. O álbum tem cinco faixas e pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps