O serial killer e satanista que abalou a imagem do AC/DC nos Estados Unidos, em 1985
Por Yuri Apolônio
Postado em 12 de julho de 2024
A relação do serial killer Richard Ramirez com o AC/DC é provavelmente um dos casos mais bizarros da história do rock, e olha que estamos falando de um estilo com um bom número de histórias estranhas.
Para quem nunca ouviu falar do night stalker, seu reinado de terror é bastante estarrecedores. Ao longo de cerca de 14 meses, entre os anos de 1984 e 1985, ele realizou uma série de assassinatos e cometeu diversos crimes nas regiões de Los Angeles e São Francisco. Para cometer os atos, Ramirez utilizou diversos tipos de armas, como facões, martelo, chave de roda, vários tipos de faca e armas de fogo. Ele também torturava suas vítimas, em especial aquelas que ele decidia não matar.
Ramirez era declaradamente um satanista. Uma de suas características, após alguns crimes, era a de desenhar um pentagrama com batom no corpo das vítimas. Durante seu julgamento, O night stalker chegou a dizer que sua principal inspiração para os crimes era a canção "Night Prowler", do AC/DC. Em outra ocasião, ele gritou "Hail Satan!" e apontou para o pentagrama marcado na palma de sua mão.

José Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Sobre a canção, "Night Prowler", ela é a última faixa do álbum "Highway to Hell", de 1979, último lançamento do AC/DC com o vocalista Bon Scott, que morreria no início do ano seguinte, aos 33 anos. Trata-se de uma canção um tanto atípica para o AC/DC, uma vez que possui um ritmo mais lento que o comum para a banda australiana.

A letra, por sua vez, se dá a partir da perspectiva de um ladrão que atua somente após a meia-noite, descrevendo o ambiente noturno cheio barulhos assustadores e sensação de perigo iminente. A figura do ladrão é sinistra e ameaçadora, como que a de um predador que se move na escuridão da noite sem ser detectado, se infiltrando no quarto das pessoas enquanto dormem causando terror e impotência nas suas vítimas.
Anos mais tarde, a banda explicaria que a canção, na verdade, era sobre um rapaz que entrava, às escondidas, no quarto da namorada à noite, sem que os pais dela soubessem. Mas, sendo sincero, lendo a letra, não vejo muito como interpretar dessa maneira.
Não é tão dificil de imaginar, logo, a repercussão negativa que o night stalker causou para o AC/DC, quanto foi preso em 1985, com uma camiseta do grupo. É fato que, especialmente nos Estados Unidos, era a ocasião perfeita que muitos puristas esperavam para achincalhar a banda e o gênero como um todo, tendo a letra de "Night Prowler" sido analisada por diversas publicações na época. Muitas delas chegando à conclusão de que AC/DC na verdade representava Anti-Cristo. (A mídia certamente estava bem por fora das bandas centenas de vezes mais "satanistas" que o AC/DC.
Não à toa, a repercussão afetou o público da turnê do "Fly on the Wall" nas terras americanas ao longo de 1985, com o show em Costa Mesa, na California, tendo de ser cancelado.
De acordo o psiquiatra Michael Stone, contudo, Richard Ramirez não nasceu psicopata, mas que provavelmente adquiriu o transtorno após sofrer diversas agressões e abusos de seu pai, tendo inclusive ficado inconsciente e próximo da morte antes mesmo dos seis anos. O que, claro, não justifica o cometimento dos crimes.
Durante os julgamentos, Ramirez não expressou em nenhum momento remorso por seus crimes. Pelo contrário, ele ainda dava risadas e proferia insultos aos presentes, o que, claro, não ajudou em nada sua defesa.
Em 1989, o night stalker foi condenado por 13 homicídios, cinco tentativas de homicídio, onze agressões sexuais e 14 roubos, resultando em 19 penas de morte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O tocante último pedido da mãe de Travis Barker antes de morrer, segundo o próprio
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência
Todos os álbuns do Megadeth, do pior para o melhor, segundo o site Heavy Consequence
As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo

O clássico do AC/DC que Brian Johnson escreveu com a primeira coisa que veio à cabeça
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
A trilogia clássica do AC/DC que quase não aconteceu, segundo Gastão
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
A rockstar que quase perdeu a perna na turnê do AC/DC: "Não vai fazer esse show"
"Isso é rock and roll": Sammy Hagar louva o AC/DC na fase Bon Scott
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott
