O serial killer e satanista que abalou a imagem do AC/DC nos Estados Unidos, em 1985
Por Yuri Apolônio
Postado em 12 de julho de 2024
A relação do serial killer Richard Ramirez com o AC/DC é provavelmente um dos casos mais bizarros da história do rock, e olha que estamos falando de um estilo com um bom número de histórias estranhas.
Para quem nunca ouviu falar do night stalker, seu reinado de terror é bastante estarrecedores. Ao longo de cerca de 14 meses, entre os anos de 1984 e 1985, ele realizou uma série de assassinatos e cometeu diversos crimes nas regiões de Los Angeles e São Francisco. Para cometer os atos, Ramirez utilizou diversos tipos de armas, como facões, martelo, chave de roda, vários tipos de faca e armas de fogo. Ele também torturava suas vítimas, em especial aquelas que ele decidia não matar.
Ramirez era declaradamente um satanista. Uma de suas características, após alguns crimes, era a de desenhar um pentagrama com batom no corpo das vítimas. Durante seu julgamento, O night stalker chegou a dizer que sua principal inspiração para os crimes era a canção "Night Prowler", do AC/DC. Em outra ocasião, ele gritou "Hail Satan!" e apontou para o pentagrama marcado na palma de sua mão.

Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Sobre a canção, "Night Prowler", ela é a última faixa do álbum "Highway to Hell", de 1979, último lançamento do AC/DC com o vocalista Bon Scott, que morreria no início do ano seguinte, aos 33 anos. Trata-se de uma canção um tanto atípica para o AC/DC, uma vez que possui um ritmo mais lento que o comum para a banda australiana.

A letra, por sua vez, se dá a partir da perspectiva de um ladrão que atua somente após a meia-noite, descrevendo o ambiente noturno cheio barulhos assustadores e sensação de perigo iminente. A figura do ladrão é sinistra e ameaçadora, como que a de um predador que se move na escuridão da noite sem ser detectado, se infiltrando no quarto das pessoas enquanto dormem causando terror e impotência nas suas vítimas.
Anos mais tarde, a banda explicaria que a canção, na verdade, era sobre um rapaz que entrava, às escondidas, no quarto da namorada à noite, sem que os pais dela soubessem. Mas, sendo sincero, lendo a letra, não vejo muito como interpretar dessa maneira.
Não é tão dificil de imaginar, logo, a repercussão negativa que o night stalker causou para o AC/DC, quanto foi preso em 1985, com uma camiseta do grupo. É fato que, especialmente nos Estados Unidos, era a ocasião perfeita que muitos puristas esperavam para achincalhar a banda e o gênero como um todo, tendo a letra de "Night Prowler" sido analisada por diversas publicações na época. Muitas delas chegando à conclusão de que AC/DC na verdade representava Anti-Cristo. (A mídia certamente estava bem por fora das bandas centenas de vezes mais "satanistas" que o AC/DC.
Não à toa, a repercussão afetou o público da turnê do "Fly on the Wall" nas terras americanas ao longo de 1985, com o show em Costa Mesa, na California, tendo de ser cancelado.
De acordo o psiquiatra Michael Stone, contudo, Richard Ramirez não nasceu psicopata, mas que provavelmente adquiriu o transtorno após sofrer diversas agressões e abusos de seu pai, tendo inclusive ficado inconsciente e próximo da morte antes mesmo dos seis anos. O que, claro, não justifica o cometimento dos crimes.
Durante os julgamentos, Ramirez não expressou em nenhum momento remorso por seus crimes. Pelo contrário, ele ainda dava risadas e proferia insultos aos presentes, o que, claro, não ajudou em nada sua defesa.
Em 1989, o night stalker foi condenado por 13 homicídios, cinco tentativas de homicídio, onze agressões sexuais e 14 roubos, resultando em 19 penas de morte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A música lado B que salvou o AC/DC quando a banda estava perto de desistir
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
A música que ocupava um lugar especial no coração de Ozzy Osbourne
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bruce Springsteen
Eloy Casagrande revela detalhe brasileiro em sua máscara no Slipknot
Cinco bandas de metal que mudaram a sonoridade ao longo dos anos


A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Angus Young escolheu Pretty Reckless para turnê com o AC/DC, revela Taylor Momsen
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney
