Iron Maiden: "Doctor Doctor" e outros covers
Por Isaias Freire
Postado em 08 de dezembro de 2023
Você é fã do Iron Maiden, não daquele tipo "fanático", mas gosta. Tem uma meia dúzia ou um pouco mais de discos e se dispõe a ir ao show dos caras, quando acontece perto de sua cidade. No estádio, antes do show, você está tranquilamente comendo um cachorro-quente, quando começa a tocar uma música que você não conhece e todos começam a correr para a frente do palco, gritando que o show vai começar. Aí você descobre que a música tocando serve de aviso: a banda vai entrar em 4 minutos.
A música de entrada é "Doctor Doctor", mas não é Iron, é de uma banda do início da década de 70, UFO. A banda UFO fez um grande sucesso na época, porém não conseguiu resistir ao tempo como o Black Sabbath, o Led Zeppelin e algumas outras. Em sua formação, o nome principal era Michael Schenker, que já havia trabalhado no Scorpions e depois criou o ótimo Michael Shencker Group. No UFO, seu principal trabalho foi "Phenomenon" onde está gravado "Doctor Doctor" e "Rock Bottom", duas excelentes músicas de grande sucesso. Vale a pena ainda conferir o primeiro disco, "UFO 1". A primeira música "Unidentified Flying Object" é uma instrumental de responsa, todo mundo que gosta de guitarra deveria conhecer e ver de onde vêm algumas ideias de Joe Satriani.
Agora, vamos aos covers. A grande maioria dos fãs não sabe da existência de covers que o Iron já gravou, vejamos: "Doctor Doctor" uma versão bem fiel à original com Blaze Bayley nos vocais; "Cross-Eyed Mary" do Jethro Tull, do disco de megasucesso "Aqualung" – com certeza ficou a cara do Iron Maiden na voz de Bruce Dickinson, mas sinto a falta da flauta de Ian Anderson; "King of Twilight" do disco "A Tab in The Ocean" da banda progressiva Nektar, para quem gosta de progressivo, vale a pena conferir a original, é mais arrastada, mais doom e mais pesada que a versão do Iron – quem canta aqui é o Bruce Dickinson; "I´m a Mover" do disco de 1968 "Tons of Sobs" do Free. É bem legal ver Steve Harris de forma cadenciada, bem setentista – gosto mais da versão do Iron; "My Generation" do The Who, no disco de mesmo nome de 1965 – não poderia ser diferente, ficou mais moderna na voz Blaze Bayley, porém prefiro o estilão rock and roll da original; "Communication Breakdown" do Led Zeppelin – fazer cover do Led Zeppelin e ficar melhor é uma tarefa difícil. Apesar de Bruce estar bem na música fico com a de Robert Plant.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo

Como o Iron Maiden foi de banda banida por "satanismo" a símbolo de liberdade no Chile
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Nicko McBrain anuncia o livro "Hello Boys and Girls!", que será lançado em outubro
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Adrian Smith explica por que ainda gosta de tocar "Fear of the Dark" ao vivo
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50


