De Pink Floyd a Led Zeppelin, a cultura dos bootlegs
Por Isaias Freire
Postado em 23 de março de 2024
Lá nos primórdios do rock clássico e do heavy metal, era comum que grandes bandas levassem vários anos para lançar seu disco ao vivo. Foi assim com o Black Sabbath, que só foi lançar o "Live Evil" na era do Dio; com o Led Zeppelin, que só lançou "The Song Remais the Same" depois do "Presence", seu sétimo disco e com o Scorpions, que lançou seu ao vivo "Tokio Tapes" como seu sexto álbum. Isso só para exemplificar a ideia dominante da época. Com isso, foram abertas as portas para a cultura do "pirata". Na época, era assim que se chamavam os bootlegs (só muito tempo depois a expressão "pirata" deixou de ser utilizada).

Os cultuados bootlegs eram objetos de desejo e sua posse elevava o status de qualquer coleção. Eram raros, difíceis de se encontrar e seus preços eram exorbitantes, porém, todos queriam, independente da qualidade da gravação. Achar um bootleg com som de boa qualidade era tirar a sorte grande, mesmo assim, valia a pena, conseguíamos ouvir como as bandas soavam. Era maravilhoso pegar aquele LP sem informação nenhuma, capa normalmente com designer caseiro e selos completamente em branco: isso nos deixava somente com a banda, ao vivo.
Na cultura dos bootlegs, é comum encontrar na discografia quantidades maiores que a quantidade dos próprios shows da banda, isso se deve por existirem 3, 4, 5 ou mais títulos para um mesmo show. No caso do Led Zeppelin, hoje temos listados mais 2000 bootlegs no mercado, variando entre LP´s e CD´s. Quantidade que também julga-se ser a discografia de bootlegs do Bob Dylan.
Vários bootlegs possuem histórias interessantes: Frank Zappa, com o afã de diminuir a procura pelos seus bootlegs, lançou "Beat the Boots" uma série de três superboxes com vários de seus bootlegs que infestavam o mercado. Quem tem as versões originais está montado numa grana. O Led Zeppelin tem registrado como seu primeiro bootleg o "Pb", um LP de capa cinza com somente "Pb" estampado, nos selos, somente a indicação de que "Pb" é Pure Blues e que a gravação é ao vivo, mais nada. O Black Sabbath teve, durante anos, o "Live at Last" com status de bootleg, passando a figurar como oficial muitos e muitos anos depois -- inclusive apareceu na integra no CD duplo "Past Lives" lançado em 2002. O King Crimson oficializou vários de seus bootlegs, até lançou um ótimo box com quatro CD´s chamado de "The Great Deceiver". O Pink Floyd tem um bootleg totalmente dedicado a Richard Wrigth, chamado de "The Great Rick In The Sky". O famoso show do KISS no Maracanã, em 1985, tem também sua versão bootleg, porém, nunca viu sua cara ser oficializada. E por aí vai: U2, Prince, Beatles, Iron, Red Hot e muitos outros.
Com o advento do YouTube e das redes sociais, o que era raro e difícil de se encontrar está disponibilizado para todos a qualquer momento, no entanto, o charme e a procura pelos bootlegs físicos nunca deixarão de existir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Baterista explica o que fez o Winger agendar novos shows em 2026
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


