RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Como história da Anitta se assemelha à do Sepultura, segundo Andreas Kisser

K.K. Downing revela a "fortuna" que Judas Priest recebeu como cachê em primeiro show

Robb Flynn lembra como Machine Head voltou à estrada dias após o 11 de setembro de 2001

John Lydon chama Frank Carter de "fantoche" e detona reunião do Sex Pistols

Sharon Osbourne comenta possibilidade de futuros shows do Black Sabbath com avatares

Ghost não canta sempre sobre Satanás, argumenta Tobias Forge

O baterista que John Dolmayan acusou de ser desleixado, mas admite ser seu maior ídolo

Quando Ozzy fingiu torcer contra a seleção inglesa em meio à torcida local

Baterista Shannon Larkin e guitarrista Tony Rombola deixam o Godsmack

Jeff Scott Soto não se queixa por não ter alcançado sucesso de colegas de geração

Qual opinião do povo dinamarquês sobre Lars Ulrich do Metallica, segundo Ronnie Atkins

Os aspectos do Black Sabbath que até hoje pouca gente percebe, segundo Tobias Forge

Por que as garotas preferiam o Calhambeque ao Cadillac no hit de Roberto Carlos?

Morre Val Kilmer, ator que interpretou Jim Morrison no filme "The Doors", de Oliver Stone

O incrível disco que Slash descobriu na maravilhosa coleção de vinis dos pais


Stamp
Bangers Open Air

Shrek e 11 de setembro: A história de "All Star", maior hit da carreira do Smash Mouth

Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de setembro de 2023

A banda californiana Smash Mouth foi formada em 1994, na cidade de San Jose, localizada na Califórnia. O som do grupo apresenta elementos de Punk Rock, Rock Alternativo e Ska, mas foi com uma música completamente voltada ao Pop que o Smash Mouth alcançou o estrelato. A música em questão é "All Star", que você provavelmente já ouviu, mas se você passou os últimos 25 anos na Lua e não sabe de qual canção estou falando, o vídeo abaixo pode te ajudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"All Star" foi lançada como single em maio de 1999 e semanas depois, saiu como faixa de "Astro Lounge", segundo disco de estúdio do Smash Mouth. A música foi escrita pelo guitarrista Greg Camp e produzida por Eric Valentine, que trabalhou com Good Charlotte, Queens Of The Stone Age e Third Eye Blind.

A música que foi escrita aos 45 do segundo tempo e se tornou um hit

Maior hit da carreira do Smash Mouth, "All Star" foi escrita no final das sessões de gravação de "Astro Lounge".

"Foi a última música escrita para o álbum", destacou Camp em 2019, durante entrevista concedida à Rolling Stone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segundo Robert Hayes, empresário do Smash Mouth, os músicos da banda lhe entregaram o que eles consideravam a versão final de "Astro Lounge". Porém, o pessoal da gravadora Interscope não gostou do que ouviu.

"Eles [músicos do Smash Mouth] vieram até mim a certa altura e disseram: ‘O disco está pronto, aqui está. Queremos que você entregue para a Interscope, para a gravadora’. Então eu fiz isso. Entregamos o disco, e nosso cara de A&R [desenvolvimento artístico] era Tom Whalley na época, e Jimmy Iovine era o presidente da gravadora. Recebi uma ligação de Tom e ele disse: ‘Ei, acabei de ouvir seu disco com Jimmy e você ainda não terminou. Não ouvimos nada, então continue trabalhando’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tive que voltar para os caras e dizer: ‘A gravadora não está aceitando o álbum, precisamos continuar trabalhando’", disse Hayes, na mesma entrevista acima mencionada.

"Nossa abordagem na Interscope não era esse clichê de: ‘Você não tem sucesso. Vá escrever um sucesso’. Nós íamos sentar com a banda e dar-lhes conselhos sobre o que precisavam fazer e capacitar a banda para tomar sua própria decisão. Quando expliquei a eles que eles não tinham uma música que pudesse ser a sequência de ‘Walkin’ On the Sun’, eles aceitaram esse conselho", explicou Tom Whalley.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ajuda do top 50 da Billboard

Obviamente, a banda ficou frustrada pelo seu segundo disco ter sido momentaneamente rejeitado pela gravadora.

"Esse ciclo durou meses e eles ficaram super frustrados. [Eu tive] muitas conversas com a gravadora sobre como tentar descobrir exatamente o que eles estavam procurando, e então filtrei essas informações e repassei para Greg, que era o compositor", relembrou Hayes.

"Dentro de alguns dias, ‘Then The Morning Comes’ e ‘All Star’ foram escritas e entregues, e eles me disseram: ‘Ok, estamos prontos para fazer esse álbum’", relatou Camp, que contou com a ajuda do top 50 da Billboard para escrever "All Star", como Hayes disse em outro ponto da entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Uma noite sentei com Greg, abri uma revista da Billboard e disse: ‘Cara, vamos analisar isso. Quero um pedacinho de cada uma dessas músicas’. O Top 50, naquela época, tinha Smash Mouth, Sugar Ray, Third Eye Blind, Vertical Horizon, Barenaked Ladies, Marcy Playground, Chumbawamba. Ele foi embora e dois dias depois entrou em meu escritório com uma fita cassete. Eu coloquei e havia ‘All Star’ nesta fita. Parei e olhei para ele. Ele disse: ‘O quê? Você não gosta disso?’. Eu respondi: ‘Você está brincando comigo? Isso é um sucesso!’"

"All Star", a canção que mudou para sempre a música

A estratégia do Smash Mouth deu certo e Tom Whalley ficou muito feliz com o que ouviu na primeira vez que escutou "All Star".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Foi simplesmente fantástico. A próxima coisa que perguntei foi: ‘Como vocês fizeram isso?’. Quando uma banda decide voltar e escrever mais para conseguir criar uma música de sucesso, as chances são de que a banda não consiga fazer isso. Isso não acontece todos os dias. Isso não é algo fácil de realizar. As probabilidades estavam contra eles.

Eu soube no segundo em que ouvi. No segundo em que ouvi a primeira letra, eu disse: ‘Essa música vai mudar a música para sempre’", disse Whalley, que exageros à parte, estava correto, pois "All Star" fez e ainda faz muito sucesso.

Steve Harwell transformou "All Star"

Uma das características que fez "All Star" virar uma música muito famosa foi a voz de Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth. E segundo ele mesmo, nenhuma outra voz poderia se encaixar tão bem na canção que é a sua obra mais conhecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O melhor momento de todos os tempos foi quando Greg tirou uma fita cassete do bolso e me disse: ‘Toque isso para o Tom’. E eu disse: ‘Que porra é essa?’. A fita tinha ‘All Star’ e ‘Then the Morning Comes’, e quando ouvi, apenas disse: ‘Que porra é essa?’. (...) Greg cantou [na demo], então, não soou como deveria. Não estou falando merda, mas estou. Soava um pouco feminino, não parecia rock and roll. Assim que coloquei as mãos na música, nós a transformamos em Smash Mouth.

Não vou me gabar, mas ninguém mais poderia ter cantado essa música. Nunca teria sido o que é agora. Eu poderia ter apresentado aquela música para um milhão de bandas e elas teriam tentado fazer isso, e nunca teria sido o que é (...)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nasci para ser vocalista e artista. Greg sabia que não poderia fazer o que eu faço. E eu sabia que não poderia fazer o que ele fez. Mas trabalhamos muito bem juntos e é por isso que a banda funcionou", afirmou o cantor do Smash Mouth.

Quem é o responsável pelo "solo de assobio" em "All Star"?

Se você reparar bem, vai ouvir um pequeno "solo de assobio" no meio de "All Star". O responsável pelos assobios foi o baixista Paul De Lisle.

"Eu era considerado o melhor assobiador da banda, então fui o assobiador", disse o baixista, campeão do "Campeonato de Assobios do Smash Mouth".

O filme que fez "All Star" se tornar um hit colossal

A história do Smash Mouth começou a mudar em 2001, quando a DreamWorks entrou em contato com o staff da banda, com o intuito de colocar "All Star" na trilha sonora do filme infantil "Shrek".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar do convite tentador, os músicos do Smash Mouth foram contra a proposta no primeiro momento, segundo as palavras de Greg.

"Quando a DreamWorks veio até nós, alguns de nós ficaram um pouco apreensivos, porque uma vez que você transforma sua música em um filme de família, você entra nesta zona da Disney. É como se você estivesse fora da Warped Tour Land e da Credibility Land."

A banda continuou firme em sua posição, até que os músicos e a equipe assistiram o filme antes do lançamento.

"A Dreamworks continuou ligando. Continuamos recusando. Eu disse [para Michael Austin, da DreamWorks]: ‘Preciso ver isso. Eu preciso ver esse filme’. Era muito cobiçado; eles não deixariam isso fora de suas mãos. Eles literalmente colocaram alguém em um avião e trouxeram até aqui para mostrar para nós. Assistimos e pensamos: ‘Uau, isso vai ser um sucesso. Este é um ótimo filme’. Os caras ainda estavam hesitantes, porque não queriam que isso entrasse em conflito com o seu próprio disco que estava sendo lançado", revelou Hayes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A relação entre os atentados de 11 de setembro, "All Star" e "Shrek"

Por incrível que pareça, a feliz e empolgante "All Star" foi parar na trilha sonora de "Shrek", mesmo que indiretamente, por conta dos terríveis atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que aterrorizaram os Estados Unidos e o resto do Planeta Terra.

"Entregamos o terceiro disco [‘Smash Mouth’] para a gravadora e, mais uma vez, nos disseram: ‘Desculpe, pessoal, não ouvimos nenhum single’", contou Hayes.

"Então voltamos à prancheta, aquela coisa toda. Enquanto estávamos nos preparando para lançá-lo, aconteceu o 11 de setembro. Tínhamos um single chamado ‘Pacific Coast Party’, [que é basicamente] ‘Ei, estamos todos festejando aqui na Costa Oeste’, e a Costa Leste estava em escombros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Decidimos adiar o lançamento, o que parecia um bom momento para voltar à Dreamworks e dizer: ‘Ei, faremos isso neste filme do Shrek’. Liguei de volta para a Dreamworks. O filme foi realmente encerrado. Mas eu os convenci a abrir o filme e também a licenciar ‘All Star’ para a sequência de abertura. Fizemos ‘I’m A Believer’ para a sequência de encerramento e ‘All Star’ para a sequência de abertura. E acabou sendo o maior filme de animação de todos os tempos."

"I'm A Believer" é uma música escrita por Neil Diamond, que foi gravada em 1966 pelo grupo The Monkees. A versão do Smash Mouth pode ser ouvida no player abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O sucesso e a mudança de patamar

No fim das contas, tanto "All Star" quanto "I'm A Believer" entraram na trilha sonora de "Shrek", o que fez o Smash Mouth mudar de patamar de forma significativa.

"Não tínhamos ideia do quão grande Shrek seria. Não tínhamos ideia. Isso foi apenas uma plataforma de lançamento. A música já era o single número um, e então Shrek foi lançado e vendemos milhões de discos só com isso. A música renasceu novamente.", disse Harwell.

"Isso levou a banda a um mundo diferente. De repente, temos pessoas nos vestindo, nos maquiando e nos levando para essas premiações chiques e coisas assim", acrescentou Camp.

O triste fim de Steve Harwell

Um dos principais responsáveis pelo sucesso de "All Star", o vocalista Steve Harwell teve um final triste. Afastado da banda desde 2021 por conta de problemas de saúde, Steve faleceu no dia 4 de setembro de 2023. Leia mais sobre a morte do músico na nota a seguir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Histórias de Músicas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park
DTP


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.
Mais matérias de Mateus Ribeiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS