Cinco músicas da famosa coletânea "Lovy Metal" que não são românticas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2024
Uma seleção musical que tem a palavra amor em seu título sugere que a compilação seja composta por temas românticos. De fato, é isso que acontece com uma coletânea que fez relativo sucesso entre os bangers apaixonados da nossa pátria amada Brasil. Estou falando da "Lovy Metal".

Lançada pela gravadora Som Livre, "Lovy Metal" tem 4 volumes e reúne baladas românticas gravadas por grandes nomes do Rock e do Heavy Metal. "I Remember You" (Skid Row), "Still Loving You" (Scorpions), "Miles Away" (Winger), "I Live My Life for You" (Firehouse) e "Carrie" (Europe) são algumas das faixas que fazem jus ao título da coleção.

No entanto, não são todas as músicas presentes em "Lovy Metal" que falam sobre casais perdidamente apaixonados. Inclusive, a letra de uma dessas faixas narra a história de um jovem condenado à prisão perpétua.
Agora que as devidas apresentações foram feitas, é hora de ir ao que realmente interessa. Confira abaixo cinco músicas da famosa coletânea "Lovy Metal" que não são românticas.
"Silent Lucidity - Queensryche
Música mais popular do Queensryche, "Silent Lucidity" possui uma melodia linda, porém, sua letra não é exatamente uma carta de amor. Chris DeGarmo, ex-guitarrista do Queensryche, falou sobre o tema da música à Metal Edge.

"‘Silent Lucidity’ trata dos sonhos lúcidos, do controle dos sonhos - estar ciente do fato de que está sonhando. Os sonhos tendem a se repetir (...). Em uma vida inteira, a pessoa média passa cerca de 4 anos e meio em uma alucinação vívida do subconsciente. Você faz coisas como voar, atravessar paredes - é muito intenso. As pessoas podem experimentar sensações físicas incríveis durante o sonho.
Criamos uma paisagem onírica muito real para essa música. Tudo, desde o vocal até a orquestração, a melodia, os instrumentos, tudo está tentando criar essa paisagem muito exuberante."

"Dust in the Wind" - Kansas
Essa obra-prima do Kansas foi escrita por Kerry Livgren de forma quase instantânea. O guitarrista contou à Guitar World como criou sua obra mais famosa.
"Um dia eu estava em casa e minha esposa me ouviu fazendo dedilhado acústico. Ela disse: ‘Isso parece muito bom, você deveria transformar isso em uma música’. Eu respondi: ‘Não, é apenas um exercício’.
Eu estava lendo um livro de poesia indígena americana na época e me deparei com esta frase: ‘Tudo o que somos é poeira ao vento’ [‘All we are is dust in the wind’]. Eu estava cantarolando aquela frase junto com esse exercício de dedilhar e 15 minutos depois eu tinha uma música."

O título "Dust in the Wind" foi retirado de um versículo da Bíblia, que pode ser encontrado no livro de Gênesis: "Porque tu és pó e ao pó retornarás". Livgren fez comentários sobre a letra da música em uma entrevista divulgada pelo Songfacts.
"Eu estava apenas expressando minha própria busca por algo. Se você observar minhas letras, até mesmo ’Dust in the Wind' é uma música sobre a natureza transitória de nossas vidas físicas. Isso se enquadra no título geral de Deus".

"Wind of Change" - Scorpions
O maior hit da carreira do Scorpions também foi parar na coletânea "Lovy Metal". Faixa de "Crazy World" (1990), "Wind of Change" foi escrita em 1989, durante uma visita da banda à Moscou (capital da Rússia). Na época, o mundo estava passando por transformações significativas, como a queda da União Soviética. Daí vem o título da canção ("Vento da Mudança").
O Scorpions tocou na capital russa em 1988. A apresentação inspirou a criação de "Wind of Change", de acordo com entrevista concedida pelo vocalista Klaus Meine à NME (via Songfacts).
"Todo mundo estava lá: o Exército Vermelho, jornalistas, músicos da Alemanha, da América, da Rússia - o mundo inteiro em um barco. Foi como uma visão; todos estavam falando a mesma língua. Foi uma vibração muito positiva. Aquela noite foi a inspiração básica para ‘Wind of Change’".

"Beautiful" - Marillion
"Beautiful" merece tal título, pois é uma obra linda. Embora tenha sido escolhida como uma das faixas de "Lovy Metal", a música não aborda o romantismo. Aliás, as palavras "love" (amor) e "heart" (coração) não aparecem na canção. Veja abaixo uma análise do conteúdo lírico de "Beautiful", publicada no site Letras.

"É uma reflexão poética sobre a percepção da beleza em um mundo que frequentemente desvaloriza o que é genuinamente belo. A letra da canção, escrita pelo vocalista Steve Hogarth, destaca a tendência da sociedade em dar 'nomes ruins a coisas bonitas', sugerindo uma crítica à maneira como o consumismo e a superficialidade muitas vezes ofuscam a apreciação da beleza autêntica e natural."

"18 and Life" - Skid Row
Aqui temos o caso mais "complicado". "18 and Life", do Skid Row, narra a história de Ricky, um rapaz que leva uma vida difícil. O protagonista da música, que trabalhava duro e morava na periferia da cidade, assassinou um de seus amigos e foi parar na prisão, onde foi condenado a passar o restante de seus dias.
A história de Ricky (personagem fictício) foi inspirada na vida do irmão de Dave "Snake" Sabo. O guitarrista detalhou o desenrolar do enredo quando foi entrevistado por Adam Reader.

"Meu irmão Rick era aquela figura paterna e quando ele foi para o Vietnã, eu tinha sete anos e voltou quando eu tinha nove (...).
Eu disse a Rachel [Bolan, baixista do Skid Row] que tinha uma ideia para a história do meu irmão e simplesmente não conseguimos acertar, então decidimos mudar o enredo, para criar uma espécie de enredo fictício, baseado em algumas histórias factuais sobre a perda de um amigo por um tiro acidental. E que papel o álcool pode ter desempenhado nisso."
Para ouvir as músicas da lista via Spotify, acesse a playlist a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps