A história de "Tornado Of Souls", um dos maiores sucessos do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2024
A icônica banda Megadeth é uma das maiores representantes da história do Thrash Metal. O grupo liderado pelo talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine é responsável por grandes clássicos do referido estilo, com destaque para o magistral "Rust In Peace". Lançado em setembro de 1990, o álbum em questão apresenta em sua lista de faixas músicas que se tornaram hinos do Metal. É o caso da magnífica "Tornado Of Souls".
Quem gravou "Tornado Of Souls"?
"Tornado Of Souls" foi gravada pela formação clássica do Megadeth. O time, que fez sua estreia em "Rust In Peace", era formado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). Mustaine e Ellefson já eram integrantes da banda desde o início (1983), enquanto Menza e Friedman entraram no grupo respectivamente em 1989 e 1990.
A separação que bagunçou a cabeça e o coração de Mustaine
Faixa número 7 de "Rust In Peace", "Tornado Of Souls" é uma composição que mistura velocidade, melodia e sentimentos. A parte sentimental da canção pode ser conferida em sua letra, que fala sobre o término do noivado de Dave Mustaine com Diana, uma mulher que aparentemente demorou um bom tempo para sair da mente do líder do Megadeth.
"Escrevi ‘Tornado Of Souls’, ‘Trust’, ‘This Was My Life’, ‘99 Ways To Die’ - todas essas músicas também foram sobre ela. Sou muito, muito feliz no amor com minha esposa, mas só houve uma outra pessoa que realmente foi tão fundo em meu coração. E acho que todos nós passamos por isso, quando temos um relacionamento com alguém por quem realmente nos apaixonamos, mas que nem sempre dura", contou Mustaine, durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2017 .
A dor imensa que se tornou uma grande música
Na página 130 do livro "Rust In Peace - A História da Obra-Prima do Megadeth", lançado no Brasil pela Belas Letras, Mustaine explica que "Tornado Of Souls" surgiu da imensa dor que ele sentiu ao se separar de Diana. Ainda de acordo com o que é mencionado no livro, o casal se dava bem, mas brigava com frequência, o que facilitou a separação.
"Acredito que gostávamos muito um do outro, mas, por alguma razão, não conseguimos ficar juntos. E me veio à cabeça: estávamos sempre mais seguros no olho do furacão. Não sei por que nos surgiu essa frase, mas ela apareceu assim", afirmou Mustaine, se referindo ao início do refrão de uma de suas obras mais famosas ("But now I'm safe in the eye of the tornado").
"‘Tornado Of Souls’ se tornou minha maneira de lidar com o fim daquele relacionamento. Realmente, era só isso, uma explicação de como eu estava me sentindo na época. Referências líricas à parte, não era uma música sobre assassinato ou morte. Era sobre a decadência que vem quando se está preso em um relacionamento ruim", explica o líder do Megadeth, em trecho de sua autobiografia "Mustaine: A Life In Metal" (lançada em 2010) publicado no site Music Radar.
O solo de guitarra que colocou Marty Friedman na banda
Antes de se tornar membro do Megadeth, Marty Friedman foi integrante da banda Cacophony e também atuava como guitarrista solo. E Mustaine não teve as melhores impressões quando se deparou com a capa de "Dragon's Kiss", primeiro disco solo de Friedman.
"Peguei o disco, tentei não rir. Na capa, Marty usava uma espécie de jaqueta de couro brilhante (ou macacão; era difícil dizer) aberta até a cintura. Seu cabelo estava penteado em cachos longos e esvoaçantes em dois tons", disse Mustaine, em trecho de sua autobiografia.
Ao colocar "Dragon's Kiss" para rodar, Mustaine certamente mudou a sua visão sobre o talentoso guitarrista de cabelo esvoaçante.
"Com menos de dois minutos da primeira faixa, eu já estava convencido. Mais do que isso, na verdade. Fiquei chocado", disse o chefão do Megadeth, que tratou de contratar o rapaz que o impressionou.
"Quando entramos no estúdio com Marty, o álbum já estava completamente escrito", disse Mustaine à Guitar World em 2010. "E uma coisa que a maioria das pessoas não percebe é que, em todos os discos do Megadeth, eu toco a maior parte das partes rítmicas, com apenas um pouco de embelezamento do outro guitarrista. Então, tudo o que Marty teve que fazer foi colocar os solos em cima de tudo, e ele fez um ótimo trabalho."
Embora Mustaine considere que seu parceiro tenha feito um grande trabalho ao gravar os solos de "Rust In Peace", Friedman afirmou que a sorte o ajudou.
"No que diz respeito a 'Tornado Of Souls', já que é a música sobre a qual as pessoas me perguntam tanto, tive que pensar sobre ela e realmente não encontrei nenhuma boa resposta (...). Então, as pessoas acham que esse é um ótimo solo de guitarra, mas, na verdade, é apenas a sorte de tê-lo construído em um lugar onde você não perde os ouvintes ao longo do caminho.
Eu não sei quantos compassos tem 'Tornado Of Souls', mas se você tem um solo longo como esse, você precisa contar uma história. Você precisa fazer uma viagem. E alguns caras conseguem planejar essas coisas, mas eu simplesmente improviso e espero que minha intuição me leve aonde eu quero ir. Acho que foi sorte daquela vez, mas sinto que qualquer solo meu vai fazer praticamente a mesma coisa estruturalmente, como esse faz", disse Friedman, em uma entrevista concedida ao site Ultimate Guitar.
No fim das contas, o solo de "Tornado Of Souls" ajudou Friedman a se tornar um integrante do Megadeth, como ele conta na coluna "Story Behind The Songs", que pode ser lida no seu site oficial.
"Quando terminei o solo dessa música, Mustaine entrou no estúdio, ouviu o solo uma vez, virou-se e, sem dizer uma palavra, apertou minha mão. Foi nesse momento que senti que eu era realmente o guitarrista dessa banda."
De fato, Friedman se tornou membro do Megadeth e gravou ótimos discos. Ele saiu da banda em 2000, porém, em 2023, participou de dois shows do grupo e tocou "Tornado Of Souls" nas duas apresentações.
[an error occurred while processing this directive]Agora que você conhece um pouco sobre "Tornado Of Souls", é hora de apertar o play e curtir uma versão ao vivo desse baita som!
Música: "Tornado Of Souls"
Banda: Megadeth
Álbum: "Rust In Peace" (1990)
Gravada por: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria)
Letra
This morning I made the call
The one that ends it all
Hanging up, I wanted to cry
But dammit, this well's gone dry
Not for the money, not for the fame
Not for the power, just no more games
[Refrão]
But now I'm safe in the eye of the tornado
I can't replace the lies that let a 1000 days go
No more living trapped inside
In her way, I'll surely die
In the eye of the tornado, blow me away
You'll grow to loathe my name
You'll hate me just the same
You won't need your breath
And soon you'll meet your death
Not from the years, not from the use
Not from the tears, just self abuse
[Refrão]
But now I'm safe in the eye of the tornado
I can't replace the lies that let a 1000 days go
No more living trapped inside
In her way I'll surely die
In the eye of the tornado, blow me away
Who's to say, what's for me to say
Who's to say, what's for me to be
Who's to say, what's for me to do
Cause a big nothing it'll be for me
The land of opportunity
The golden chance for me
My future looks so bright
Now I think I've seen the light
Can't say what's on my mind
Can't do what I really feel
In this bed I made for me
Is where I sleep, I really feel
I warn you of the fate
Proven true to late
Your tongue twist perverse
Come drink now of this curse
And now I fill your brain
I spin you round again
My poison fills your head
As I tuck you into bed
You feel my fingertips
You won't forget my lips
You'll feel my cold breath
It's the kiss of death
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps