A curiosa história de "Smells Like Teen Spirit" e o sucesso que Kurt Cobain não esperava
Por Helton Grunge
Postado em 11 de maio de 2024
Imagina você fazer sucesso por conta de um desodorante que você nem sabia da existência: é exatamente isso que aconteceu com Kurt Cobain e com o Nirvana ao lançar Smells Like Teen Spirit, música que faz parte do álbum Nevermind (1991), o disco mais importante dos anos 90.
Nirvana - Mais Novidades
O canal do Júlio Ettore no Youtube fez um vídeo falando sobre toda essa história. Quer saber mais? Basta clicar abaixo!
Até o lançamento desse single e desse disco, a banda apenas era conhecida na cena underground de Seattle, tendo suas músicas tocadas em rádios universitárias da região. O Nirvana havia lançado Bleach (1989), um álbum bem denso, agressivo e melancólico.
Porém, Kurt queria elevar o patamar do Nirvana e achava que a gravadora Sub Pop não estava divulgando o som da banda da forma que deveria. Sendo assim, ele foi atrás de uma gravadora maior e começou a enviar para algumas gravadoras partes do material que faria parte do próximo álbum, além de mostrar o trabalho que a banda já havia lançado. A gravadora Geffen Records se interessou pelo material e decidiu assinar com a banda.
O Nirvana sabia que essa era a chance de alcançar um sucesso maior do que havia conseguido no primeiro álbum. Sendo assim, Kurt Cobain apostou em arranjos mais alegres e com um estilo mais voltado para o Pop, mas tudo isso sem deixar de trazer o peso e a intensidade que sempre foram marcantes na carreira da banda.
Para esse álbum, Kurt Cobain queria criar um hit e apostava no bom arranjo de Smells Like Teen Spirit para isso. Antes de ter nome e até de ter uma letra definitiva, a banda apelidava a música de "o hit", pois sabiam que poderia surgir algo muito bom daquela base instrumental e daquela melodia que o músico estava elaborando.
O líder do Nirvana teve um relacionamento de anos com Tracy Marander, com quem chegou a morar e quem foi muito importante para o músico sendo responsável por pagar a maior parte das contas enquanto ele conseguia alguns trabalhos temporários e focava cada vez mais em criar o material da banda. Depois de anos de relacionamento, Kurt se separou de Tracy e começou a ter um caso com Tobi Vail, baterista da banda de Punk Rock chamada Bikini Kill.
O músico se encantou com a baterista que, por sua vez, não aparentava gostar o mesmo tanto de Kurt. Eles ficaram juntos por apenas alguns meses, mas foi o suficiente para que o líder do Nirvana compusesse grande parte do material de Nevermind (1991).
No período em que Kurt estava com Tobi, quem dividia apartamento com ele era Dave Grohl, o baterista da banda. Em algumas noites, os dois músicos do Nirvana recebiam Tobi e Kathleen Hanna (vocalista do Bikini Kill) para beberem juntos e conversarem sobre vários assuntos. Em uma dessas noites, Kathleen pegou um spray e pichou na parede a frase "Kurt smells like teen spirit". Sem saber da existência do desodorante, o músico achou que era um elogio à sua personalidade.
Quando estava terminando o material que faria parte do Nevermind (1991), Kurt se lembrou da frase que a vocalista do Bikini Kill havia pichado em sua parede e decidiu usar esse nome para terminar aquela música que ele e a banda apelidavam de "o hit".
Apenas após o lançamento do álbum é que Kurt Cobain soube da existência do desodorante Teen Spirit. O que para ele era um elogio (ter cheiro de espírito jovem), na verdade era uma brincadeira: era como se a garota estivesse dizendo que o músico tinha cheiro de mulher.
As vendas do desodorante aumentaram muito com esse "marketing gratuito" e o Nirvana também saiu ganhando: a música se tornou um sucesso mundial e ajudou a impulsionar as vendas de Nevermind (1991), que conseguiu a proeza de tirar o álbum Dangerous (1991) do Michael Jackson do topo. Isso vindo de uma banda underground era um feito e tanto.
Com o tempo, Kurt começou a boicotar essa música. Apesar de gostar dela, queria que o público e a imprensa também explorassem outras faixas da banda, não querendo ser rotulado como "banda de um sucesso só". Em muitos shows, mesmo sendo o maior sucesso do Nirvana, a banda não a tocava. Chegaram a boicotá-la até em programas televisivos e shows grandes, fazendo de tudo para que o público não se concentrasse apenas naquela faixa.
Alguns acham que era porque a música trouxe um sucesso maior do que ele projetava. É claro que ele queria viver de sua música e lutou muito por isso, porém, perder totalmente sua privacidade e não poder ser a "pessoa simples" que sempre fora tornou-se um fardo que ele não conseguiu carregar muito bem.
Após o sucesso enorme de seu segundo álbum e após o lançamento de uma coletânea de sobras inéditas chamada Incesticide (1992), a banda entrou em estúdio e gravou seu último trabalho, o In Utero (1993). A gravadora esperava outro Nevermind (1991) com músicas que falassem de questões adolescentes e com melodias fáceis de cantarolar; o que a banda entregou foi um álbum denso, com uma sonoridade bem intensa e que alternava muito bem entre calmaria e agressividade, chegando até a debochar da gravadora e do próprio álbum anterior ao já abrir a primeira faixa com a frase "A angústia adolescente rendeu bons frutos, agora estou entediado e velho".
Os temas abordados nesse álbum eram mais sérios e a banda estava madura, fugindo daquela sonoridade mais alegre que fez com que a banda se tornasse uma das maiores do mundo nos anos 90. Kurt fez de tudo para evitar ter novamente a sensação que teve ao lançar Smells Like Teen Spirit.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Unto Others anuncia primeiro show no Brasil para 2026
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


