John Bonham: Os kits de bateria imortalizados pela lenda
Por Flavio Gasperini
Postado em 05 de novembro de 2023
John Henry Bonham com certeza foi um dos maiores bateristas de todos os tempos. Referência não só no rock, mas também em outros estilos. Bonzo é lembrado não só por seus grooves lendários enquanto baterista do Led Zeppelin, mas também pelo seu timbre único, o bumbo "soco no estômago" e seus lendários kits de bateria, que enchiam os olhos de batucadores aspirantes e profissionais enquanto viam o zepelim de chumbo em ação.
Aqui, irei falar sobre alguns dos kits imortalizados por Bonzo e algumas informações obtidas por pesquisa e muitos anos tendo o mestre como inspiração.
Kit inicial e os primeiros dias de Zeppelin (até 1969)
Bonham ficou mundialmente famoso usando baterias Ludwig, marca americana oriunda de Chicago. Essa parceria aconteceria logo no início da ascensão do Led Zeppelin, mas sobre o período antes disso, é muito comum termos uma discussão sobre o equipamento de Bonzo.
Há uma forte possibilidade do primeiro kit de bateria usado por Bonzo no Led Zeppelin ser um Slingerland, marca forte na época que batia de frente com a Ludwig.
Esse kit seria dado a Bonzo pelo então baterista dos Yardbirds, e ele acabou usando-o no primeiro disco da banda.
Apesar de não termos registros exatos, o que chama atenção é o fato das medidas do kit e também dos pratos serem bem menores do que estaríamos acostumados depois.
Algumas fontes citam que ele usou uma caixa 14x5 modelo Gene Krupa, que era ídolo de Bonham e essa também era a caixa padrão desse modelo. Bumbo de 22 (ao invés do canhão de 26), dois surdos de 16x16 e um tom suspenso de 13x9.
É muito provável que na primeira tour da banda pelos EUA, em dezembro de 1968, Bonzo tenha usado um prato de condução Zildjian, isso se deve ao formato da cúpula, bem similar a um modelo da época. As informações nem sempre são precisas, pois temos poucas imagens e os pratos não tinham seus logos tão destacados como temos hoje.
Na primeira tour do Zeppelin por terras estadunidenses, Bonzo usou um kit Ludwig, com acabamento "Blue sparkle" (azul brilhante) e medidas 22’,13’, e dois surdos de 16’’. Não sabemos se ele alugou ou se esse kit era dele próprio. Porém, ele usou apenas até janeiro de 1969.
Kit de Maple, o famoso "Thermogloss" (1969-1970)
O primeiro kit "clássico" de Bonham, o "Thermogloss", vem de sua primeira parceria com a Ludwig. Indicado para a parceria pelo então baterista do Vanilla Fudge, Carmine Appice, iniciou-se então a era de ouro da marca e do próprio Bonham.
Vale lembrar a história em que Appice menciona a Bonzo o quanto tinha se impressionado com as tercinas de "Good Times Bad Times" (do álbum de estreia do Zeppelin) e ter a réplica de que Bonham "surrupiou" a ideia de uma faixa do disco do próprio Vanilla Fudge, chamada" Ticket To Ride". Sim, a mesma dos Beatles. Vale a conferida.
É muito provável que Bonzo tenha gravado "Led Zeppelin II" com esse kit, já que ele tinha acabado de pegá-lo com a Ludwig. Vale também lembrar que ela veio com dois bumbos, e temos aquela famosa história dos outros membros do Zeppelin e o empresário Peter Grant desmontando e escondendo o segundo bumbo quando o Bonzo tirava a pausa para o "xixi" e assim ficou para o resto de sua carreira. Esse kit foi usado pela primeira vez no fim de Janeiro de 1969, provavelmente no dia 23, em um show em Boston.
Podemos ver John Bonham em ação com esse kit no histórico show no Royal Albert Hall em Londres, de 1970, disponível em DVD. Abaixo deixo "Moby Dick" dessa apresentação:
Mas antes de fechar com a Ludwig, Bonzo teve um kit "Black Diamond" da marca, que foi leiloado por Robert Plant e foi para um museu nos EUA há alguns atrás.
Setup:
Tom: 13 ou 14
Surdos: 16x16 e 18x16
Bumbo: 26x14 (inicialmente dois bumbos)
Green Sparkle, o kit favorito de Bonzo (1970-1973)
Conforme o drumtech Jeff Ocheltree, que trabalhou com Bonham nas turnês nos EUA, esse era o favorito de Bonham. Até mesmo nas fotos existentes das gravações do álbum "in The Through The Out Door" em 1978, é possível ver um kit green sparkle no estúdio, mesmo sendo bem provável que ele tenha gravado o álbum com seu kit stainless steel (até pela sonoridade).
Bonham recebeu esse kit durante as gravações de Led Zeppelin III e existe a teoria de que talvez algumas faixas do disco tenham sido gravadas com essa batera e outras com o kit anterior, o Thermogloss. Infelizmente, não temos acesso às fotos da época para confirmação.
Ao vivo, o kit foi usado pela primeira vez em Reiquiavique na Islândia. Um show de "aquecimento" para o festival de Bath, o qual deixarei um vídeo mais para a frente.
Temos também imagens da banda na Australia, onde Bonzo usa o mesmo kit.
Parece que Bonzo tinha dois ou três kits "Green sparkle". É bem provável que "Led Zeppelin IV" tenha sido gravado com mais de um deles. Pois um foi montado na escadaria do estúdio Headley Grange, de propriedade do Fleetwood Mac e "When The Leeve Breaks" foi registrada lá, e eu acredito que "Misty Mountain Hop" também, pois o som é praticamente o mesmo captado nas duas faixas.
Um desses kits "Green Sparkle" pode ter sido danificado em um show que o Zeppelin tocou em Milão, na Itália, onde teve um tumulto com a polícia, e o equipamento da banda sofreu alguns danos. Na foto abaixo, podemos ver o segundo surdo de Bonzo com os pés meio "remendados", acredito que fruto dos danos causados:
A certeza que temos é que John usou esse modelo nos discos "Led Zeppelin IV", "Houses Of The Holy" e "Physical Graffiti". Ao vivo, ele usou até o fim da tour européia de 1973. Sendo o kit que ele utilizou por mais tempo em sua carreira.
Setup:
Tom: 14x10, depois 15x12
Surdos: 16x16 e 18x16
Bumbo: 26x14
Amber Vistalite, o mais famoso dos kits de Bonzo (1973-1975)
Imortalizado no filme "The Song Remains The Same", o kit Vistalite de Bonzo é um dos mais icônicos da história do rock. Seu tom alaranjado, transparente e quase flamejante, chama a atenção, sem contar no seu som magnífico e "quente".
Ele aparece pela primeira vez em maio de 1973, quando eles abriram a tour americana em Tampa, Florida. A Ludwig tinha muita fé nos kits Vistalite desde 1972, acreditando que essas baterias de acrílico seriam um sucesso mundial, então nada mais justo do que confiar em um garoto propaganda como John Bonham.
Bonzo utilizou esse kit ao vivo entre 1973 e 1975. Sonoramente, as baterias de acrílico devem possuir um certo cuidado, desde a afinação à escolha de peles, e é bem interessante como todos os detalhes influenciam na sonoridade final da batera. Elas possuem uma certa uniformidade, principalmente nos surdos, que poucos kits de outros acabamentos possuem. Preste atenção em alguns momentos do show no Madison Square Garden, principalmente em "Dazed And Confused", o segundo surdo de Bonzo é tão poderoso que até parece que é um bumbo sendo tocado nas últimas notas.
Setup:
Tom: 14x10
Surdos: 16x16 e 18x16
Bumbo: 26x14
Stainless Steel: O último trovão de Bonzo (1977-80)
Bonham teve alguns outros kits, como um que era preto com espirais brancos. Existem algumas fotos dele, que Bonzo usou para o "Rockestra Theme" de Paul McCartney em 1978.
Mas o kit Stainless Steel (aço inoxidável) foi o último a ser usado nas tours do Led Zeppelin até 1980, quando infelizmente Bonzo nos deixou. Ele tinha mais volume e também era evidente o tom de 15’’ que era simplesmente monstruoso. Tem algumas pessoas online que dizem que Bonham teve um kit silver sparkle (prata brilhante) mas não tem nenhuma evidência disso, muito menos fotos.
Bonzo estava disposto a experimentar. Usando gongos, timpanis, bongôs, etc. Quem sabe nos anos 80, ele não testaria coisas eletrônicas caso estivesse vivo. O kit Stainless steel, assim como o Vistalite, era uma das apostas da Ludwig na época e Bonham, mais uma vez, abraçou a causa.
O kit foi utilizado na tour de 1977 até a derradeira em 1980. Alguns vídeos podem ser conferidos no YouTube. Para o disco "Presence", de acordo com seu filho Jason, Bonham gravou com o seu kit favorito, o "Green Sparkle". Quem sou eu para duvidar da palavra do filho do "homi"? O novo e belíssimo kit Stainless Steel apareceu nos ensaios para a tour do álbum.
Setup:
Tom: 15x12
Surdos: 16x16 e 18x16
Bumbo: 26x14
LUDWIG SUPRAPHONIC LM402 : A caixa eternizada por Bonham
Por quase toda sua carreira, Bonzo usou a caixa Supraphonic da Ludwig, modelo LM402, de 14 x6,5’’. Até foram oferecidas caixas mais modernas da empresa, mas ele dizia que esse modelo era menos "dark" do que elas, e tinha um som mais claro quando afinado em um timbre mais alto.
A esteira de vinte fios que ele utilizava na caixa foi modificada por uma de 42 fios na última tour do Led Zeppelin. Em relação às peles, Bonham usava Remo, muito provavelmente Emperor Coated nos discos e também nas apresentações ao vivo. Reza a lenda de que ele não gostava muito de peles novas, tanto que o técnico de bateria às vezes as trocava escondido e mesmo assim Bonzo percebia e reclamava depois.
De maneira resumida, temos aqui os kits que entraram para a história graças a John Henry Bonham, um dos maiores bateristas da história da música. Quem sabe mais informações e fotos sobre o que John usava em estúdio aparecem com o tempo. Para nerds como eu, isso seria algo mais do que magnífico.
Fontes:
BONZOLEUM
Bonhamology
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