Conheça todos os 11 músicos que já tocaram na Legião Urbana além de Russo, Bonfá e Dado
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de abril de 2024
Formada a partir das cinzas do Aborto Elétrico no início dos anos 1980, a Legião Urbana é uma das bandas de rock mais cultuadas até hoje no Brasil. O trio principal era formado por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
O que pouca gente sabe é que muitos outros músicos passaram pela banda seja como integrante oficial ou dando apoio nas turnês. No site oficial da Legião, é possível encontrar todos os que já passaram pela banda com uma descrição na sequência.
Legião Urbana - Mais Novidades
Os músicos Renato Rocha, Eduardo Paraná, Paulo Paulista e Ico-Ouro Preto são identificados como ex-integrantes. Já Fred Nascimento, Gian Fiabra, Tavinho Fialho, Bruno Araújo, Sergio Serra, Mú Carvalho e Carlos Trilha são apontados como músicos de turnês. Confira abaixo um trecho da descrição.
Renato Russo
Renato Russo nasceu batizado de Renato Manfredini Junior, no Rio de Janeiro, em 27 de março de 1960. Filho do funcionário público do Banco do Brasil, Renato Manfredini, com a professora de inglês, Maria do Carmo.
Marcelo Bonfá
Baterista e compositor brasileiro, Marcelo Augusto Bonfá nasceu em Itapira, interior de São Paulo, em 30 de janeiro de 1965. Ficou conhecido nacionalmente por ter fundado, ao lado de Renato Russo, a banda Legião Urbana.
Dado Villa-Lobos
Sobrinho-neto do maestro Heitor Villa-Lobos, o guitarrista e compositor Eduardo Dutra Villa-Lobos (o Dado) nasceu no ano de 1965 em 29 de junho, em Bruxelas, na Bélgica.
Renato Rocha
O contrabaixista e compositor Renato da Silva Rocha (também conhecido como Negrete ou Billy) nasceu em 27 de maio de 1961 em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Nos anos 70 foi morar em Brasília, por conta de uma transferência do pai militar. Passou a ter contato com as bandas da capital e em seguida começou a andar com a turma que admirava o movimento punk inglês.
Eduardo Paraná (Kadu Lambach)
Convidado por Renato Russo para integrar a Legião Urbana, o virtuoso guitarrista tocava na banda Boca Seca e praticamente saiu da Legião por "tocar muito bem" para uma banda punk, segundo explicou o próprio Renato em entrevista à MTV. Já acompanhou diversos artistas da MPB.
Paulo Paulista
Foi tecladista da primeira formação da banda, participando do histórico primeiro show, em um festival em Patos de Minas. Também tocou na banda brasiliense Finis Africae.
Ico-Ouro Preto
Guitarrista e irmão de Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial. Também atuou na Legião por quase um ano, participando da composição da música Ainda é Cedo, mas não gostava dos palcos e se afastou da carreira. Hoje trabalha como fotógrafo na Europa.
Fred Nascimento
Tocou com a Legião Urbana e Renato Russo por quase 10 anos, está nos álbuns Música para Acampamentos, As Quatro Estações Ao Vivo e Como é que se diz eu te amo. Atua no cenário musical brasileiro desde os anos 80.
Gian Fabra
Gianfranco ‘Gian’ Fabra é baixista, compositor e produtor musical. Começou a carreira em 1987 na banda Buana 4 e tocou com a Legião Urbana em shows realizados na segunda metade dos anos 90. Gian tem músicas gravadas por artistas como Biquini Cavadão e Marcelo Bonfá, entre outros.
Tavinho Fialho
Iniciou a carreira em 1978 tocando baixo na banda de Arrigo Barnabé. Em 1992 esteve na turnê de shows da Legião Urbana. Faleceu em 1993 em um acidente de carro e, nesse mesmo ano, a Legião Urbana o dedicou o CD O Descobrimento do Brasil – que traz a faixa Love in the Afternoon, feita em sua homenagem.
Bruno Araújo
A partir do álbum As Quatro Estações, o baixista Bruno Araújo foi convidado para integrar o time de músicos de apoio da Legião. Tocou em gravações ao vivo incluídas nos álbuns Musica Para Acampamentos e As Quatro Estações Ao Vivo. No disco V, participa tocando contrabaixo elétrico.
Sergio Serra
O guitarrista e ex-integrante do Ultraje a Rigor, Sergio Serra, tocou em 1992 com a Legião Urbana. Algumas gravações destas apresentações foram aproveitadas no disco Musica Para Acampamentos.
Mú Carvalho
Maurício Magalhães de Carvalho foi tecladista da banda A Cor do Som, acompanhando também grandes nomes da música brasileira nos anos 70 e 80. Excursionou com a Legião Urbana em 1990, participando do álbum Música Para Acampamentos.
Carlos Trilha
O tecladista, produtor e arranjador Carlos Trilha foi convidado para tocar com a Legião após Mu Carvalho não poder participar de alguns shows. "Só fui ter noção do tamanho que a banda tinha quando fiz a primeira reunião de produção e tinham 55 pessoas", declarou. Após um período com a Legião, arranjou e produziu junto com Renato os dois CDs solo do cantor, The Stonewall Celebration Concert e Equiliíbrio Distante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Max Cavalera diz que Soulfly passará pelo Brasil em 2026
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


