A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
Por Sérgio Dall'Alba
Postado em 22 de junho de 2024
Sarcófago foi uma das primeiras bandas de metal extremo a surgir no Brasil, tendo sido criada em 1985 em Belo Horizonte. Antes de formar o Sarcófago, o vocalista e guitarrista Wagner Lamounier, fez parte da primeira formação da banda Sepultura e escreveu em parceria com Max Cavalera a música Antichrist que foi inserida no EP Bestial Devastation.
Quando se fala em Sarcófago se fala em pioneirismo, radicalismo e polêmica. A banda se tornou uma das maiores influências do metal extremo mundial, sendo o seu primeiro disco, o INRI, declarado por muitas pessoas e bandas como um dos discos mais importantes do Death/Black Metal mundial
Wagner Lamounier e seus companheiros de Sarcófago chocaram o Brasil e o mundo com seu visual extremamente agressivo, brutal e chocante, como demonstram as fotos de seu primeiro álbum em estúdio, feitas em um cemitério, usando enormes braceletes de pregos, cintos de bala de fuzil e a pintura facial conhecida algum tempo depois como corpse paint.

Conhecido no meio artístico como Wagner "Antichrist" Lamounier, fez sucesso internacionalmente sendo um dos criadores do estilo Black Metal.
O curioso é que após a sua saída da banda no ano 2000, Wagner mudou completamente sua carreira profissional. Ele formou-se em economia quando ainda fazia parte do grupo, e pouco tempo após sua saída, ele concluiu o doutorado em Economia Aplicada, na UFV – Universidade Federal de Viçosa.
Atualmente ele é professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sendo responsável por disciplinas da área de Econometria e de Finanças Corporativas. Ele orienta alunos de doutorado, mestrado, especialização, graduação e de iniciação científica nas áreas de Finanças Corporativas, Controladoria e Ciências Contábeis.
Lamounier publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos científicos internacionais e nacionais, além de 1 livro publicado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F. Recebeu diversos prêmios, destaques e / ou homenagens, dentre os quais se destaca o Prêmio da Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F, pela Melhor Tese de Doutorado em Derivativos de 2002.
Maiores detalhes sobre o currículo acadêmico de Wagner Lamounier podem ser consultados neste link.
Fontes consultadas:
Pólvora Zine
Sarcófago no Whiplash.Net
Sarcófago na Wikipedia
Sarcófago no Letras.com.br
UFMG
Lattes
Linkedin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A tragédia familiar que marcou os irmãos Cavanagh, do Anathema
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Mike Portnoy revela qual é seu álbum favorito do Pink Floyd: "Uma jornada emocional"
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido

As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam



