A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
Por Sérgio Dall'Alba
Postado em 22 de junho de 2024
Sarcófago foi uma das primeiras bandas de metal extremo a surgir no Brasil, tendo sido criada em 1985 em Belo Horizonte. Antes de formar o Sarcófago, o vocalista e guitarrista Wagner Lamounier, fez parte da primeira formação da banda Sepultura e escreveu em parceria com Max Cavalera a música Antichrist que foi inserida no EP Bestial Devastation.
Quando se fala em Sarcófago se fala em pioneirismo, radicalismo e polêmica. A banda se tornou uma das maiores influências do metal extremo mundial, sendo o seu primeiro disco, o INRI, declarado por muitas pessoas e bandas como um dos discos mais importantes do Death/Black Metal mundial
Wagner Lamounier e seus companheiros de Sarcófago chocaram o Brasil e o mundo com seu visual extremamente agressivo, brutal e chocante, como demonstram as fotos de seu primeiro álbum em estúdio, feitas em um cemitério, usando enormes braceletes de pregos, cintos de bala de fuzil e a pintura facial conhecida algum tempo depois como corpse paint.

Conhecido no meio artístico como Wagner "Antichrist" Lamounier, fez sucesso internacionalmente sendo um dos criadores do estilo Black Metal.
O curioso é que após a sua saída da banda no ano 2000, Wagner mudou completamente sua carreira profissional. Ele formou-se em economia quando ainda fazia parte do grupo, e pouco tempo após sua saída, ele concluiu o doutorado em Economia Aplicada, na UFV – Universidade Federal de Viçosa.
Atualmente ele é professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sendo responsável por disciplinas da área de Econometria e de Finanças Corporativas. Ele orienta alunos de doutorado, mestrado, especialização, graduação e de iniciação científica nas áreas de Finanças Corporativas, Controladoria e Ciências Contábeis.
Lamounier publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos científicos internacionais e nacionais, além de 1 livro publicado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F. Recebeu diversos prêmios, destaques e / ou homenagens, dentre os quais se destaca o Prêmio da Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F, pela Melhor Tese de Doutorado em Derivativos de 2002.
Maiores detalhes sobre o currículo acadêmico de Wagner Lamounier podem ser consultados neste link.
Fontes consultadas:
Pólvora Zine
Sarcófago no Whiplash.Net
Sarcófago na Wikipedia
Sarcófago no Letras.com.br
UFMG
Lattes
Linkedin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa
Qual foi o primeiro músico a quebrar uma guitarra no palco?
Site About.com elege os 5 melhores álbuns do Black Sabbath


Governador Romeu Zema oficializa o "Dia do Heavy Metal de Minas Gerais"
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



