Quando foi usado, pela primeira vez, o termo "Heavy Metal"?
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2023
O Heavy Metal não foi algo que surgiu de forma planejada. Embora hoje esteja difundido e seja aceito dentro do Rock, os primórdios do Rock & Roll estavam muito longe dos sons pesados do que hoje entendemos como Metal, apesar de bandas como Beatles e Rolling Stones e outras acenarem com alguns riffs semi-pesados ao longo de suas carreiras. Mas, à medida que os anos sessenta avançavam, as sementes do Metal começaram a ser firmemente plantadas em bandas como The Kinks, The Who, Cream, Blue Cheer e outras.
Antes de surgir o que conhecemos como Metal, o que tínhamos de mais radical estava dentro do Garage Rock, com bandas como The Stooges e MC5 levando o Rock de volta às suas origens mas de forma bem mais acelerada e esporrenta, bem diferente do que vinham fazendo grupos como The Beach Boys, que tocavam músicas alegres para dias ensolarados na praia.
Black Sabbath - Mais Novidades
Foi então que surgiu o Steppenwolf com músicas que ecoavam a mentalidade dos motociclistas em faixas como "Born To Be Wild", que embora ainda estivesse muito longe do peso que conhecemos, trazia em sua letra as duas palavras que serviram para batizar o gênero, "Heavy Metal Thunder", se referindo aos sons das motos.
Naquela época, já quase despontado os anos setenta, começaram a surgir bandas inspiradas em sons mais pesados como "Helter Skelter" dos Beatles, e nesta esteira veio o Led Zeppelin, distorcendo o blues em algo completamente selvagem, como Jimmy Page concebendo a gênese do riff de guitarra, e o Deep Purple, que inicialmente tentou uma abordagem mais sinfônica e psicodélica, mas chutou o balde em 1970 e se tornou um dos grandes nomes do som pesado.
Porém seria uma banda de Birmingham, na Inglaterra, quem traria os mandamentos do que viria a ser o Heavy Metal. Ao tentar fazer uma música assustadora, o Black Sabbath acabaria criando os elementos que norteariam todo um novo gênero, moldado a partir dos acordes da guitarra de Tony Iommi, e que acabaria por fazer com que a banda tivesse um papel fundamental na formação do som e da estética do estilo, com seu uso de riffs de guitarra pesados, afinação baixa, letras sombrias e melódicas, e uma imagem sinistra e misteriosa.
Mas a própria banda não compreendeu o que havia criado, a ponto do próprio baixista, Geezer Butler, relembrar que quando ouviu a associação com o termo "Heavy Metal" foi num sentido depreciativo: "Eu não acho que a gente tenha criado isso não. Sempre nos vimos estritamente como uma banda de rock. A princípio, ser chamado de 'banda de heavy metal' soava como um insulto para a gente. Lembro que a primeira vez que ouvimos isso foi durante uma entrevista lá nos anos setenta, onde nos contaram que uma revista norte-americana havia publicado: 'A música do Black Sabbath soa como um monte de metal pesado (heavy metal, em inglês) sendo esmagado junto'. Ficamos insultados ao ouvir aquilo. Mas, de alguma forma, a imprensa inglesa se apoderou da ideia e a divulgou como um elogio", conta, entre risos. "Mas nunca pensamos dessa maneira, e realmente não tínhamos a ideia por trás do que isso significava em primeiro lugar. Nós não sentíamos que nossa música soava assim. Nunca pretendemos ser diferentes, apenas seguimos em frente sendo uma 'banda de rock'".

Mas foi outra banda de Birmingham que abraçou o termo Heavy Metal, se agarrando a ele com unhas e dentes: o Judas Priest, que embora bem no começo tocasse algo próximo ao Hard Rock com uma pegada meio hippie, acabaria em poucos anos adotando o visual que se tornaria sinônimo do gênero, com o vocalista Rob Halford se vestindo com diferentes roupas de couro e bondage sempre que subia ao palco.
Na virada da década, quando começaram a surgir as primeiras ondas de bandas de Metal em resposta ao movimento Punk, a imprensa batizou aquilo de "The New Wave of British Heavy Metal", o que pavimentaria o caminho para bandas como Iron Maiden levarem o gênero ainda mais longe, o que aconteceria, definitivamente, nos anos oitenta, quando o Heavy Metal finalmente se consolidou.
Adaptado e ampliado de texto publicado originalmente na Far Out.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence

O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
O pior disco do Black Sabbath, segundo o Heavy Consequence; "Uma atrocidade"
As piores músicas da formação clássica do Black Sabbath, segundo o Loudwire
Morre Drew Struzan, autor da capa de "Sabbath Bloody Sabbath", do Black Sabbath
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


