A caótica história de "Peace Sells… But Who's Buying?", segundo disco do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2023
O Megadeth foi formado em 1983, depois que o talentoso e temperamental guitarrista Dave Mustaine foi expulso do Metallica. O primeiro trabalho da banda, "Killing Is My Business…And Business Is Good!", lançado em 1985, mostrou que Mustaine e seus parceiros tinham potencial, o que se confirmou um ano depois, mais precisamente no dia 19 de setembro de 1986, data de lançamento de "Peace Sells… But Who's Buying".
Segundo registro de estúdio do Megadeth, "Peace Sells… But Who's Buying?" é um dos melhores trabalhos da banda liderada por Dave Mustaine, além de ser um clássico absoluto do Thrash Metal.
Heroína, cigarros e hambúrgueres: os "investimentos" de Mustaine e sua turma
Rápido, pesado e furioso, "Peace Sells…" foi escrito em um período turbulento para os integrantes do Megadeth, que curtiam a vida adoidado na década de 1980. Obviamente, drogas faziam parte das farras proporcionadas por Mustaine, Ellefson (baixo), Chris Poland (guitarra) e Gar Samuelson (bateria).
"Foi muito difícil. Qualquer dinheiro que deveríamos ter economizado para comida ou para pagar o aluguel imediatamente subiu pelo nosso nariz ou para cigarros ou hambúrgueres. ‘Peace Sells… But Who's Buying?’ foi o álbum da heroína, dos cigarros e dos hambúrgueres", declarou o baixista David Ellefson, que concedeu entrevista à Classic Rock em 2017.
Músicas de "Peace Sells…" foram escritas enquanto a banda estava em turnê
As faixas de "Peace Sells… But Who's Buying?" foram escritas enquanto o Megadeth estava divulgando o seu primeiro trabalho de estúdio.
"Estávamos em turnê constantemente, tocando ‘Killing Is My Business…’ e escrevendo Peace Sells… But Who’s Buying?’ à medida que avançávamos. Seria bom sentar em uma casa nas colinas e dizer: ‘Ei, vamos escrever algumas músicas!’. Mas estávamos andando em vans e motorhomes, tentando sobreviver", disse o líder da banda à Classic Rock.
Título do álbum veio de uma fonte inesperada
"Peace Sells… But Who's Buying?" é um título forte, que em português significa "A paz está à venda…Mas quem está comprando?". A ideia para o nome do disco veio de uma fonte inesperada. Segundo matéria publicada pela Metal Hammer, Mustaine estava na casa de uma garota que ele saía, quando viu um exemplar da revista Reader’s Digest. A publicação trazia uma entrevista com a cantora Patti Smith, que chamou a atenção de Mustaine com uma declaração.
"A paz vende, mas ninguém a compra [Peace sells, but nobody’s buying it]. Eu pensei, ‘Oh Deus, preciso escrever uma música sobre isso’", disse o fundador do Megadeth ao site MSN Music.
A letra que foi escrita em lugar inusitado
Agora que tinha o título na cabeça, Mustaine precisava escrever as letras da "faixa-quase-título" de "Peace Sells… But Who's Buying?". E o perrengue que ele passava era tão grande, que nem papel ele tinha para escrever a letra de "Peace Sells" (note que há uma diferença entre os títulos do álbum e da música).
"Mudei um pouco as palavras, mas não tinha papel, então peguei uma caneta e escrevi a letra na parede do prédio de ensaios em que morávamos", revelou a mente por trás do Megadeth.
Lendária introdução de "Peace Sells" foi escrita por Mustaine
Um dos maiores hits do Megadeth, "Peace Sells" tem uma introdução de baixo muito famosa, que não foi criada pelo baixista David Ellefson, mas sim, por Dave Mustaine.
"Estávamos na casa do [co-produtor de 'Killing Is My Business... And Business Is Good!'] Karat Faye. Eu tinha um baixo BC Rich Eagle do qual tiramos os trastes. Lembro que Dave pegou o baixo e começou a tocar o que se tornaria a linha de baixo do ‘Peace Sells’, simples assim", disse Ellefson, em matéria publicada pela Revolver Magazine.
Gar Samuelson mudou a estrutura de "Peace Sells"
O baterista Gar Samuelson, que faleceu em 1999, foi um dos membros mais importantes da história do Megadeth. Além de ser muito técnico e preciso, Gar foi o responsável por "redesenhar" a clássica "Peace Sells", que inicialmente, era uma música de quase 10 minutos de duração, uma eternidade para os padrões da banda.
"‘Peace Sells’ era uma música de oito minutos, e Gar recusou. Ele disse: ‘Não, cara. Essa música é boa demais para ser desenhada assim. Temos que fazer essa música curta (...). Ele estava certo", contou à Revolver Magazine o guitarrista Chris Poland, que foi demitido do Megadeth junto com Samuelson em 1987.
Sabe-se lá Deus como, mas Mustaine ouviu Gar Samuelson e a versão definitiva de "Peace Sells", que é a que conhecemos, tem apenas 4 minutos. Ainda bem.
Dave Mustaine estava cansado de ver pessoas zoando o Metal
Em "Peace Sells", Dave Mustaine resolveu criticar pessoas que zoavam o Metal, pois estava cansado delas. O músico falou sobre a letra da música em uma entrevista concedida à Rolling Stone.
"Eu escrevi porque estava cansado de ver pessoas zombando do Metal em geral e zombando de pessoas que são fãs de metal. Foi difícil para mim ver como éramos estereotipados na TV, como idiotas. Na maior parte, acho que muitos músicos são muito inteligentes e talentosos. É uma pena a forma como as pessoas foram estereotipadas."
Quem é Diana, a moça que Dave Mustaine chama em "Wake Up Dead"?
"Wake Up Dead" é a música que abre "Peace Sells…But Who's Buying", e conta a história de um rapaz que trai sua parceira com uma moça chamada Diana. E Diana foi a paixão de Mustaine por muito tempo, como ele contou em um bate-papo com a Rolling Stone
"A letra é sobre Diana, minha musa [risos], a mesma mulher que eu estava namorando na época de ‘Loved to Deth’. Eu escrevi ‘Tornado Of Souls’, ‘Trust’, ‘This Was My Life’, ‘99 Ways To Die’ – todas eram sobre ela também. Estou muito, muito feliz no amor com minha esposa, mas só houve uma outra pessoa que realmente foi tão fundo dentro do meu coração. E acho que todos nós temos um relacionamento com alguém por quem realmente nos apaixonamos, mas [a relação] nem sempre dura."
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Peace Sells… But Who's Buying?", é hora de curtir esse grande clássico do Metal. Aperte o play e boa diversão!
Álbum: "Peace Sells… But Who's Buying?"
Banda: Megadeth
Data de lançamento: 19 de setembro de 1986
"Wake Up Dead"
"The Conjuring"
"Peace Sells"
"Devils Island"
"Good Mourning/Black Friday"
"Bad Omen"
"I Ain't Superstitious"
"My Last Words"
Dave Mustaine: guitarra/vocal
Chris Poland: guitarra
David Ellefson: baixo
Gar Samuelson: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Para ex-Whitesnake, você tem um buraco no cérebro se acha que vai ficar rico com música
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo


Chris Poland teve que trabalhar como garçom após ser demitido do Megadeth

Baixista do Megadeth conta como reagiu à notícia de que regravaria "Ride the Lightning"
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Megadeth toca "Let There Be Shred" pela primeira vez ao vivo
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine confessa que chorou enquanto escrevia "The Last Note"
A música do Megadeth que remete a Alice Cooper, na opinião de Gastão Moreira
A respeitosa opinião de James LoMenzo sobre o "patrão" Dave Mustaine
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


