A canção que James Hetfield não gostava muito, a princípio, mas se tornou um hino do Metal
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2023
No começo de 2023, "Enter Sandman" fez história se tornando a primeira canção de Heavy Metal a atingir 1 bilhão de streams no Spotify, informou Gustavo Maiato na época. E vamos ser francos: é difícil imaginar que qualquer pessoa que tenha o mínimo de familiaridade com o gênero nunca tenha ouvido a música ao menos uma vez na vida, mesmo fazendo careta de reprovação conforme for o caso. O fato é que "Enter Sandman" se tornou um dos grandes hinos do Heavy Metal e, além de servir de inspiração para gerações de músicos, também foi porta de entrada para muitos que se tornaram adeptos do estilo.

E durante uma nova entrevista da Masterclass, James Hetfield admitiu que inicialmente não havia gostado da canção, conforme apontou a Metal Hammer. Em um curto vídeo lançado no YouTube, Hetfield revelou as dúvidas que teve sobre a música em seus estágios iniciais. Ele lembrou como o baterista Lars Ulrich e o produtor Bob Rock o desafiaram a voltar e trabalhar nela: "Eu não achei que a canção estava tão boa. Acho que Lars Ulrich e Bob Rock me convenceram dizendo: 'Volte. Desafiamos você a voltar e trabalhar nisso'. Foi o que eu fiz".
A inspiração do Soundgarden na criação de "Enter Sandman", do Metallica
Em uma longa matéria de 2012 de Nacho Belgrande, falando sobre os bastidores da gestação de "Enter Sandman", Bob Rock disse que a demo da canção tinha o riff e a levada basicões, mas os arranjos foram trabalhados muito na pré-produção. Originalmente, a primeira letra de Hetfield falava abertamente sobre morte súbita no berço. "E eu tive o maravilhoso encargo de dizer a ele que a letra não tava muito boa, que ele poderia melhorá-la", disse Rock. "Eu disse a ele, 'eu acho que você pode achar uma maneira de dizer o que quer sem ser tão direto'. E isso foi o começo de uma maravilhosa amizade".
Inclusive, o guitarrista Kirk Hammett relembrou a uma rádio norte-americana em 13 de setembro de 2017 que se inspirou no Soundgarden quando compôs o riff principal de "Enter Sandman": "Tenho uma memória bem peculiar. Era coisa de duas ou três da manhã, eu estava ouvindo o 'Louder Than Love', segundo álbum do Soungarden, quando eles ainda eram uma banda meio underground que gravava por um selo independente. Adoro este álbum, um dos grandes da banda. E ouvi o disco, me senti inspirado, peguei a guitarra e compus o riff (de "Enter Sandman"). Na hora já percebi que era um grande riff. Você saca já na hora que toca se o riff é bom, se traz um sentimento legal, um som legal, uma boa combinação de notas".
O hino do Metal que possui uma oração infantil na letra
Nacho conta ainda na matéria que quando Hetfield voltou pra prancheta das letras, ele veio com a ideia de colocar uma oração infantil clássica no meio da música, que aparece pouco depois dos 3 minutos e 20 segundos. Então durante a pausa pro Natal, Rock e seu filho, Mick, foram até seu estúdio caseiro e gravaram a letra: "Now I lay down to sleep/I pray the Lord my soul to keep…" Ao voltar pro estúdio depois da folga, Bob tocou a gravação para Hetfield, que ficou feliz com o resultado.
E de fato, uma mudança crucial que surgiu da pressão sofrida por parte de Bob e Ulrich relatada na entrevista da Masterclass foi a adição da famosa linha "We're off to never, neverland." As reflexões de Hetfield sobre a letra, que abordam a experiência universal dos pesadelos, ressoam com todos nós. "O que acontece em nosso sono? Por que temos pesadelos?" - muitas pessoas podem se identificar com isso. Todos têm pesadelos. O que fazemos com eles? Por que eles aparecem?", contou James.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026

Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


