O clássico colossal do AC/DC cujo título foi inspirado em desenho animado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2024
A lendária banda AC/DC, que está na ativa há meio século, é um dos maiores nomes da história do Rock And Roll. Fundado pelos irmãos Young (Angus e Malcolm, ambos guitarristas), o AC/DC lançou diversos clássicos imortais, caso da magnífica "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", faixa que dá nome ao terceiro álbum do grupo, lançado em setembro de 1986.
AC/DC - Mais Novidades

Em português, "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" significa algo como "Ações sujas feitas de maneira barata". A letra da música fala sobre alguém que "leva uma vida no crime" e ajuda outras pessoas a resolverem seus problemas, mas de maneiras pouco usuais.
Apesar da letra da música falar sobre quilingagens cotidianas, o título de "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" foi inspirado em um desenho animado dos anos 1960, segundo matéria publicada no site American Songwriter. O desenho em questão é "Beany e Cecil", criado por Bob Clampett e exibido pela rede de TV estadunidense ABC entre 1962 e 1967.

A frase que dá nome ao terceiro disco do AC/DC estampa os cartões de visita que o vilão Dishonest John carregava consigo na citada animação. Os cartões apresentavam a frase: "Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Holidays, Sundays, and Special Rates" ("Ações sujas feitas de maneira barata. Feriados, Domingos e Tarifas Especiais"). Angus Young ficou com a frase na cabeça e resolveu a utilizar para batizar a música que você pode ouvir no player abaixo.

Música rendeu processo à gravadora
"Dirty Deeds Done Dirt Cheap" causou problemas, principalmente para a gravadora Atlantic Records. Norman e Marilyn White, de Libertyville (Illinois, EUA), processaram a gravadora pelo fato do telefone citado na música (3-6-2-4-3-6) ser parecido com o número de telefone deles (362-4368). Segundo Norman e Marilyn, o "hey" que Bon Scott solta após o número "6" soava como "eight", o que formaria o número de telefone deles.
Mesmo com o imbróglio "telefônico", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" e sua faixa-título se tornaram grandes sucessos do AC/DC. A música, aliás, se tornou uma das canções mais conhecidas do AC/DC e chegou a ocupar a quarta posição na parada Mainstream Rock.

Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps