O clássico colossal do AC/DC cujo título foi inspirado em desenho animado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2024
A lendária banda AC/DC, que está na ativa há meio século, é um dos maiores nomes da história do Rock And Roll. Fundado pelos irmãos Young (Angus e Malcolm, ambos guitarristas), o AC/DC lançou diversos clássicos imortais, caso da magnífica "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", faixa que dá nome ao terceiro álbum do grupo, lançado em setembro de 1986.
Em português, "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" significa algo como "Ações sujas feitas de maneira barata". A letra da música fala sobre alguém que "leva uma vida no crime" e ajuda outras pessoas a resolverem seus problemas, mas de maneiras pouco usuais.
Apesar da letra da música falar sobre quilingagens cotidianas, o título de "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" foi inspirado em um desenho animado dos anos 1960, segundo matéria publicada no site American Songwriter. O desenho em questão é "Beany e Cecil", criado por Bob Clampett e exibido pela rede de TV estadunidense ABC entre 1962 e 1967.
A frase que dá nome ao terceiro disco do AC/DC estampa os cartões de visita que o vilão Dishonest John carregava consigo na citada animação. Os cartões apresentavam a frase: "Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Holidays, Sundays, and Special Rates" ("Ações sujas feitas de maneira barata. Feriados, Domingos e Tarifas Especiais"). Angus Young ficou com a frase na cabeça e resolveu a utilizar para batizar a música que você pode ouvir no player abaixo.
Música rendeu processo à gravadora
"Dirty Deeds Done Dirt Cheap" causou problemas, principalmente para a gravadora Atlantic Records. Norman e Marilyn White, de Libertyville (Illinois, EUA), processaram a gravadora pelo fato do telefone citado na música (3-6-2-4-3-6) ser parecido com o número de telefone deles (362-4368). Segundo Norman e Marilyn, o "hey" que Bon Scott solta após o número "6" soava como "eight", o que formaria o número de telefone deles.
Mesmo com o imbróglio "telefônico", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" e sua faixa-título se tornaram grandes sucessos do AC/DC. A música, aliás, se tornou uma das canções mais conhecidas do AC/DC e chegou a ocupar a quarta posição na parada Mainstream Rock.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps