O músico que apresentou a guitarra para Jimmy Page, que em seguida tentou imitá-lo
Por Bruce William
Postado em 20 de novembro de 2023
É impossível fechar os olhos para a importância de Jimmy Page na história da música. O músico, produtor e compositor britânico, nascido em 9 de janeiro de 1944 no subúrbio de Londres, iniciou sua carreira ainda adolescente, tendo muito jovem se transformado num dos guitarristas mais respeitados do mundo. Sua carreira decolou como músico de sessão em Londres nos anos 1960, época em que ele contribuiu para gravações de centenas de artistas.
Em 1968, Page fundou o Led Zeppelin, uma das bandas mais populares e influentes do rock, que lançou nove álbuns de estúdio multi-platinados e aclamados. Conhecido por seu estilo único que mescla blues, rock, folk e música clássica, Jimmy Page é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, e sua obra resulta em um legado que se comprovou duradouro no mundo da música.
Ao falar sobre carreira, Page disse que acredita ter havido uma "intervenção do destino" que o levou ao mundo da música, já que ele teve contato com o violão quando se mudou com sua família para uma nova casa onde o morador antigo havia deixado para trás o instrumento: "É como se, querendo ser músico ou não, eu tivesse que ser um músico".
Como aponta a Far Out, durante um bom tempo, Page permaneceu focado no violão, inspirado pelo ícone do skiffle Lonnie Donegan. Naturalmente, à medida em que amadurecia e era exposto a mais sons, seus gostos mudaram. E a descoberta de Buddy Holly levou Page a almejar uma guitarra elétrica, pois embora já tivesse ouvido o instrumento em discos antes, foi só quando viu uma capa de álbum de Buddy Holly segurando uma guitarra elétrica que ele percebeu o instrumento que mudaria sua vida.
"Na capa do álbum dele, ele estava segurando uma guitarra. O design inteiro era tão vanguardista, basicamente. Eu não tinha visto nada parecido com isso. Foi absolutamente fenomenal ver uma Stratocaster pela primeira vez", disse Page, que como todo fã, começa inicialmente imitando seu ídolo.
Aos poucos, Page foi se aprimorando. "Solos que me afetavam conseguiam me arrepiar e eu passava horas, e em alguns casos dias, tentando imitá-los. Os primeiros foram solos de Buddy Holly, como 'Peggy Sue', mas o próximo passo foi definitivamente James Burton nos discos de Ricky Nelson, quando tudo começou a ficar difícil".
Em pouco tempo, Page percebeu e passou a tentar copiar músicos tecnicamente mais habilidosos que Buddy Holly, e posteriormente ele passou a criar suas próprias obras, mas ele sempre permaneceu grato pelo impacto que o trabalho do falecido e influente músico teve em sua vida, pois foi quem o apresentou à guitarra elétrica, o que mudou a vida de Page para sempre.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps