De festival na Rússia à mudança na letra, a história de "Wind Of Change", do Scorpions
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de agosto de 2023
A banda alemã Scorpions é uma das maiores e mais influentes instituições da música pesada. Ao longo de sua brilhante e longeva trajetória, o grupo germânico gravou hits imortais, com destaque para a maravilhosa "Wind Of Change", um dos maiores sucessos da história do Rock.
Scorpions - Mais Novidades
Conhecida pelo icônico assovio que marca a sua introdução, "Wind Of Change" é uma das faixas de "Crazy World", décimo primeiro disco do Scorpions, lançado em novembro de 1990. A canção, que pode ser encarada como um hino de esperança, fala sobre a queda do Muro de Berlim e o início de novos tempos.
Autor de "Wind Of Change", o vocalista Klaus Meine falou sobre o maior sucesso de sua carreira durante longa entrevista concedida à Classic Rock. O talentoso cantor e compositor contou quando e como decidiu escrever a música que se tornou a obra mais famosa do Scorpions.
O festival da paz em Moscou
"Wind Of Change" começou a tomar forma depois que o Scorpions se apresentou no Moscow Music Peace Festival. Realizado em agosto de 1989 no Central Lenin Stadium (agora chamado Luzhniki Stadium), o evento marcou a primeira apresentação de bandas estrangeiras de Rock e Heavy Metal na capital da Rússia.
Vale lembrar que na época do Moscow Music Peace Festival, o mundo estava dividido pela Guerra Fria, conflito geopolítico que começou após a Segunda Guerra Mundial e dividiu o mundo em dois blocos (Ocidental e Oriental), liderados respectivamente por Estados Unidos da América e União Soviética.
"O festival apresentou uma mistura colorida de diferentes nações, e nós, como alemães, estávamos bem no meio disso. O que aconteceu na Rússia nos quase doze meses entre Moscou e nossos dez shows em Leningrado é mais do que incrível. Sem as rápidas mudanças, este ‘Woodstock soviético’ nunca poderia ter ocorrido", declarou Meine.
"Os fãs viajaram de todos os países da Europa Oriental, da Sibéria à Alemanha Oriental, para vivenciar juntos esse momento histórico. Do palco, vimos os soldados jogando seus bonés para o alto enquanto tocávamos. A Cortina de Ferro foi transformada em uma janela de liberdade em duas noites de verão em agosto de 1989. Quando cheguei em casa após esse evento histórico, as experiências ainda eram tão vívidas que escrevi ‘Wind Of Change’", complementou o frontman do Scorpions.
A promessa foi quebrada
Klaus afirmou que "Wind Of Change" é uma promessa de paz, que foi quebrada quando tropas russas invadiram a Ucrânia. O confronto foi iniciado no início de 2022 e se estende até os dias atuais.
"Para mim, ‘Wind Of Change’ é uma promessa de paz, que foi abruptamente quebrada em fevereiro de 2022 com a invasão da Ucrânia pela Rússia", disse o vocalista.
Mudança na letra
A Guerra da Ucrânia fez Klaus Meine alterar a letra de "Wind Of Change" nas apresentações ao vivo do Scorpions desde abril de 2022.
"Não é mais apropriado romantizar a Rússia com versos como ‘Eu sigo o Moskva até o Parque Gorky’ [‘I follow the Moskva down to Gorky Park’] ou ‘Deixe sua balalaika cantar’ [‘Let your balalaika sing’]. Com a nova letra, expressamos nossa solidariedade com a Ucrânia", explicou Meine, que trocou os versos iniciais da música por "Now listen to my heart / It says Ukraine, waiting for the wind to change" ("Ouça agora o meu coração / Ele diz Ucrânia, esperando o vento mudar").
"Wind Of Change" foi escrita pela CIA?
Acredite se quiser: "Wind Of Change" foi alvo de uma teoria bizarra. Segundo a teoria, debatida no podcast apresentado pelo jornalista Patrick Radden Keefe, a música em questão foi escrita pela CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos).
O autor de "Wind Of Change" chegou a ser entrevistado por Patrick, e como era de se imaginar, ficou espantado com a tese maluca.
"Vivemos em tempos loucos. Quando fui confrontado com essa teoria [da CIA], eu caí na gargalhada. Sabe, é muito louco. Mas este podcast fez muito, muito sucesso em todo o mundo, de Nova York a Sydney, na Austrália. E você podia ouvir todo mundo comentando: ‘Você tem que ouvir esse podcast’, sabe, por mais louco que seja.
Patrick Radden Keefe, um jornalista que trabalha para The New Yorker - ele veio até a Alemanha, só para me dizer no meio da entrevista, ‘Klaus, você ouviu a história de que a CIA escreveu Wind Of Change?’. E eu fiquei tipo, 'O quê?!?’", disse Meine à Classic Rock.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Wind Of Change", é hora de apertar o play e conferir o vídeo desse grande hit, que ultrapassou 1 bilhão de visualizações no Youtube.
Histórias de Músicas - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Slash e a banda com o maior estoque de riffs matadores; "os caras tinham riff pra dar e vender"
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A balada romântica que pode ter aumentado número de nascimento de bebês na França
A balada que agradou crianças e vovós, mas fez truezão torcer nariz; "Não é a minha banda"
O disco que poderia ter causado o fim de grande banda, mas emplacou hit imortal
A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker


