Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Por Ricardo Bellucci
Postado em 19 de julho de 2025
O Guns N' Roses estourou na cena musical mundial nos idos de 1987, com seu álbum de estreia, "Appetite For Destruction", um verdadeiro petardo que ainda pose ser considerado um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos. Só para termos uma ideia, ele é o décimo primeiro álbum mais vendido de todos os tempos. O Guns N' Roses tinha um som muito próprio, era ousado e agressivo, e esses elementos do seu som eram genuínos, pois eram o reflexo direto da personalidade dos seus membros, carregados de ousadia e a atitude agressiva. Seu som foi moldado, como todas as bandas são até um certo ponto, pelas bandas que os antecederam. No caso do Guns N' Roses, essa banda é o Rose Tatoo. No entanto, um fato chama a atenção: ela nunca fez muito sucesso nos Estados Unidos.

O Rose Tattoo foi uma banda australiana formada em 1976. Seu som tinha raízes no hard rock da época, com fortes influências do blues, assim como aconteceu com os seus compatriotas, do AC/DC. Seus quatro primeiros álbuns foram produzidos por nada mais nada menos do que pela dupla lendária Harry Vanda e George Young, os mesmos produtores do início da carreira do AC/DC. O Rose Tattoo lançou cinco álbuns antes da sua primeira separação, em 1987, o mesmo ano em que o Guns N' Roses deu um novo toque ao som do hard rock.

O vocalista do Rose Tattoo, Angry Anderson, conhecido por sua voz rouca e rasgada, tinha uma presença imponente no palco. O som do Rose Tattoo já foi descrito como sendo ousado, cru, urbano e autêntico. Suas letras refletiam as típicas preocupações e pensamentos da classe operária: brigas de bar, as lutas da classe trabalhadora e rebelião. O Guns N' Roses, claro, levou tudo isso para um nível muito acima, mas tanto Slash quanto Axl Rose citaram o Rose Tattoo como sendo uma grande influência em seu som.
O fato de Axl e Slash terem sido expostos à música do Rose Tattoo demonstra o quanto eles consumiam música, e música boa, devemos ressaltar. O público americano da época desconhecia o Rose Tattoo. Eles só fizeram turnê pelos EUA duas vezes: uma em 1980 e outra em 1982, abrindo shows para o ZZ Top e para o Aerosmith. Mas essa exposição foi suficiente para inspirar uma geração inteiras de bandas de rock.
O Rose Tattoo personificou a base sobre a qual o Guns N' Roses construiu sua sonoridade direta, nua e crua. Embora Slash e Axl tenham mencionado o Rose Tattoo em entrevistas mais recentes, a evidência de sua admiração pela banda pode ser sentida através do seu histórico de gravações, onde, por exemplo, fizeram um cover da música "Nice Boys", do Rose Tattoo, no EP "Live?!@ Like A Suicide", de 1986. Essa música apareceu mais tarde no álbum "G N' R Lies". A música contém o refrão: "Bom rapaz não toca rock 'n' roll — eu não sou um bom rapaz!", o que, pode-se argumentar, tornou-se uma espécie de código de conduta para o Guns N' Roses ao longo de toda a sua carreira.
Quanto ao Rose Tattoo, eles se reuniram algumas vezes ao longo dos anos e ainda são uma banda da classe trabalhadora, tocando principalmente em sua terra natal, a Austrália. Desde 1982, eles só fizeram turnê pelos EUA uma vez, em 2020. O único membro original da banda é Angry Anderson, que completará 78 anos em agosto de 2025. Eles acabaram de anunciar que farão seu último show em 2026.
Fonte: Ultimate Guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Iron Savior anuncia "Awesome Anthems of the Galaxy", álbum de covers de hits dos anos 1980
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


