Essa canção de Natal de John Lennon na verdade é uma crítica à guerra do Vietnã
Por Marcos Rodrigues de Oliveira
Postado em 14 de dezembro de 2023
Lançada em 1971 por John Lennon e Plastic Ono Band, "Happy Xmas (War is Over)" se tornou um sucesso natalino, apesar de sua clara crítica à guerra do Vietnã.
John Lennon - Mais Novidades
A inspiração da música "Happy Xmas (War is Over)" vem de 2 anos de ativismo pacífico pelo casal John Lennon e Yoko Ono. Especificamente, a música remete à uma campanha internacional anti-guerra feita pelos dois, que consistia em alugar outdoors em 12 cidades do mundo com os dizeres "A GUERRA ACABOU! Se você quiser - feliz Natal de John e Yoko".
Em sua letra, é possível encontrar os versos "E então é Natal (a guerra acabou) / Para os fracos e para os fortes (se você quiser) / Os ricos e os pobres (a guerra acabou) / A estrada é tão longa (agora)", que remetem ao protesto de John e Yoko feito em 1969, no início da contracultura.
Ao escrever a música, Lennon estava tentando transmitir otimismo e escapar do sentimentalismo, que ele julgava como característica frequente das canções de Natal. Inspirado pelo sucesso de "Imagine", o cantor britânico disse que entendeu que "o que você precisa fazer: transmitir sua mensagem política com um pouco de mel."
O ex-Beatle canta sobre diversos temas neste verdadeiro hino natalino, como o fim da guerra, sobre os problemas do mundo, os ricos e os pobres, os brancos, os negros, os asiáticos e os indígenas e a longa estrada à ser percorrida adiante. Porém a mensagem é bem clara: era um pedido para a guerra acabar. Era um pedido por paz. Afinal, paz é o que mais se preza no Natal, época onde todos tentam ser bons cidadãos. Não apenas isso, é também uma mensagem de que o fim da guerra era uma possibilidade, bastava as pessoas terem a vontade.
A canção é aberta pelo casal John e Yoko desejando feliz Natal aos seus filhos de casamentos anteriores. Ono sussurra "Feliz Natal, Kyoko" e Lennon "Feliz Natal, Julian". Algumas transcrições dizem, erroneamente, "Feliz Natal, Yoko / Feliz Natal, John."
"Happy Xmas (War is Over)" se tornou um sucesso comercial e muitos se lembram dela até hoje como um poderoso tema dessa época tão mágica do ano. Foi regravada por vários artistas, incluindo Diana Ross, Celine Dion, Maroon 5, Miley Cyrus, John Legend, a cantora brasileira Simone e até mesmo por duas Vtubers, Hime Tanaka e Hina Suzuki.
Gravada entre 28 e 31 de outubro de 1971 no Record Plant East, em Nova York, a música se tornou um popular tema de Natal em todo o mundo e atingiu o top 2 do Uk Singles Chart, no Reino Unido após o assassinato de John Lennon ocorrido nos Estados Unidos. Sua mais recente e mais alta posição nas paradas foi na Billboard Hot 100 em 2022, onde alcançou a posição 38 na última semana do ano. Em pesquisa pela ITV em 2012, foi eleita como a canção de Natal favorita da nação britânica.
FONTE: American Songwriter e Wikipedia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
O grande segredo da produtividade dos Beatles, segundo o filho de John Lennon
O maior arrependimento do filho de John Lennon na guitarra, segundo o próprio
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
O grande ídolo com quem Brian May se arrepende de nunca ter trabalhado
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit amargo em que John Lennon ataca um dos maiores vilões da história dos Beatles
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


